ATA 29 / 02 /2011

ATA DA OCTOGÉSIMA PRIMEIRA REUNIÃO.



LOCAL DE REALIZAÇÃO: COLÉGIO NOTRE DAME

R. Barão da Torre – Ipanema

Dia: 28/032/2011

HORÁRIO: 18H

COORDENAÇÃO: IGNEZ BARRETO

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 20

REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO:

Ø AUSENTES.





TÓPICOS ABORDADOS :





1- LIXO NA ENCOSTA DO CANTAGALO;

Os trabalhos realizados junto a Associação de Moradores, COMLURB, Metrô, foram muito bem sucedidos e

a encosta está em fase final de limpeza.





2- CARNAVAL E BLOCOS:

Conforme comentado em reunião anterior, ficou estabelecido que todos os comportamentos não previstos na Liminar sobre este assunto, tais como venda de bebidas alcoólicas a menores, atentado ao pudor, degradação do meio-ambiente, som em altíssimos decibéis, entre outros, seriam enquadrados na forma da Lei que dispõe tal liminar e serão réus seus responsáveis.

Dessa forma, todos aqueles que foram responsáveis por tais irregularidades serão enquadrados na forma da Lei, já havendo inclusive ações contra os blocos que as infringiram. O PSI realizou reunião com representantes de Prefeitura do Rio de Janeiro, Comitê Gestor da Orla, inclusive do Meio-Ambiente, para demonstrar toda a devastação causada, tais como;

Ø destruição das áreas de proteção ambiental na praia em que os canteiros foram completamente arrasados;

Ø as calçadas foram depredadas pois pedras portuguesas foram usadas como artefatos para quebra de vitrines e gradeamentos;

Ø os jardins dos edifícios tiveram suas plantas danificadas;

Ø a areia da praia ficou coberta com o lixo lançada pela população;

O PSI irá entrar com moção junto ao Ministério Público para solicitar a transferência destes eventos pra outros locais nos moldes em que foi construído o Sambódromo, ou seja, locais destinados unicamente a tais comemorações. Escreveu ainda cartas aos patrocinadores AMBEV E BANCO ITAÚ, notificando suas responsabilidades.

Ressalta-se que grande parte dos veículos de comunicação apoiaram e divulgaram o efeito devastador que se transformou o Carnaval no Rio de janeiro.





3- PRAÇA GEN. OSÓRIO e PONTOS DE ÔNIBUS

Ainda uma vez foi abordada a questão da degradação da praça Gen, Osório no que concerne ao calçamento, destruição dos jardins e lixo jogado pela população que transita em tal local.

A titulo de lembrança acrescenta-se que em reunião realizada na Sub-Prefeitura da Zona Su, em dezembro de 2010, com representantes das empresas de ônibus SP e CITYRIO que são responsáveis pelas linhas 485,486, 125 que fazem ponto no entorno daquele local, ficou acordado que a população averiguasse as modificações solicitadas e comunicasse as melhorias. ASSIM, NESTA REUNIÃO DO PSI E QUE CONSTA NESTA ATA, RELATOU-SE QUE NADA FOI REALIZADO.

Volta-se a insistrir que a Prefeitura estenda as operações realizadas com os ônibus em Copacabana, a partir do dia 19/2, ao bairro de Ipanema, pois semelhante abaixo-assinado também foi realizado pelos moradores daquela Praça.



3-JARDINEIROS DE IPANEMA;

A realização de lançamento desta ação contou com a participação dos encarregados dos projetos de revitalização das calçadas. Conforme ata já elaborada que se insere no final deste documento:



OUTROS ASSUNTOS:

Ø Os moradores do entorno das R. Antonio Parreiras, Piragibe Frota Aguiar, Saint Romain, realizaram abaixo-assinado para retirada dos moradores de rua que haviam se instalado nas redondezas, precisamente em frente ao prédio da OI-TELEMAR. Esta solicitação foi prontamente atendida.

Ø O grupo que está encarregado de melhorias na praia realizou exaustivo levantamento sobre todos os problemas a partir de verificação local que abrangeu desde o Arpoador até ao Jardim de Alah. Comércio na areia, utilização de espaço público entre outros. Ressaltou-se que não ficaram claros os procedimentos da prefeitura do Rio de Janeiro para autorização destas atividades.

Todavia, farão relatório sobre todas as irregularidades e encaminharão aos órgãos competentes

.



Ø PRÓXIMA REUNIÃO: 11/04/2011





Elaboração da ata: JGuia



Rio de Janeiro, 29/02/2011



- “LANÇAMENTO DO PROJETO “CANTEIROS DO RIO” - "JARDINEIROS DE IPANEMA" CUJO OBJETIVO É A RECUPERAÇÃO DE CALÇADAS, GOLAS DE ÁRVORE E CANTEIROS

COORDENAÇÃO: PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA, QUADRILÁTERO DO CHARME DE IPANEMA E A SECRETARIA MUNICIPAL DE CONSERVAÇÃO E SERVIÇOS.

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 100

A MESA FOI COMPOSTA POR: JOAQUIM MONTEIRO E GUSTAVO FARIA - SECRETARIA MUNICIPAL DE MANUTENÇÃO E SERVIÇOS

LEONARDO SPRITZER - ADMINISTRADOR REGIONAL DE IPANEMA

BRUNO PEREIRA - QUADRILÁTERO DO CHARME DE IPANEMA

IGNEZ BARRETTO PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA



TÓPICOS ABORDADOS :

APRESENTAÇÃO DO PROJETO POR JOAQUIM MONTEIRO E GUSTAVO FARIA

· Lançamento do plano “Canteiros do Rio”, de revitalização das calçadas e canteiros de Ipanema à moradores e comerciantes do bairro;

· Apresentação da plataforma digital “Projeto Benfeitoria”:

o Portal virtual que visa o encontro entre a esfera pública e privada na busca de soluções para o bairro;

o Lançamento dia 15 de abril de 2011;

o Coordenação do Projeto de Segurança de Ipanema;

o Projeto piloto inclui:

§ Rua Vinícius de Moraes

§ Rua Farme de Amoedo

§ Rua Teixeira de Melo

§ Rua Jangadeiros

o Participação da Secretaria Municipal de Urbanismo;

o Tratamento diferenciado do ambiente que incluirá gradil, padronização de calçadas e canteiros, incluindo ampliação em alguns trechos;

· Apresentação da proposta feita por uma empresa particular de um novo tipo de calçamento com pedras de basalto e sistema de malha que simplifica a aplicação e a troca de pedras;



Ficou estabelecido que a SMMS ápresentará até dia 5/04 o projeto urbanístico, a ser apreciado, e até dia 15/04 ele estará disponível para todos que queiram participar no portal Benfeitoria.



Esta ata foi elaborada por Monica Garcia - voluntária do PSI”





ENTRE NO NOSSO BLOG – PSIPANEMABLOGSPOT.COM

SEJA AMIGO DO PSI NO FACE BOOK E INDIQUE NOVOS AMIGOS – PSI IPANEMA

ACESSE O TWITTER @PSI IPANMEA



DISQUE DENÚNCIA – 22531177

14ª. DP- DEDIC 23322866 / 23322880

Nenhum comentário:

Postar um comentário