ARPOADOR




BELEZA CELESTIAL
Super-Lua encanta leitores de todo o país

O Globo, com a colaboração de leitores
RIO - Neste sábado (19), a lua ficou mais próxima da Terra por causa de um fenômeno chamado perigeu lunar, conhecido como Super-Lua. Leitores de todas as partes do país se encantaram com o evento e mandaram fotos e relatos para o Eu-Repórter , a seção de jornalismo participativo do GLOBO. A imagem ao lado foi feita por André Tenenbaum, que clicou o fenômeno de vários ângulos no Arpoador.

Sandro Carvalho também foi um dos que se surpreendeu ao ver a Super-Lua e não perdeu a oportunidade de documentar o acontecimento.

"Foto da Super-Lua. Fenômeno que acontece quando a lua fica mais próxima da Terra do que o normal, podendo parecer até 15% maior e 30% mais brilhante", opina Carvalho.


O evento foi assunto em vários Estados do Brasil, que também mandaram seu relatos, como no caso de Salomão Batista, que curtia uma praia próxima à Natal, no Rio Grande do Norte, quando clicou o fenômeno.

A Super-Lua pode acontecer até seis vezes por ano, mas uma aproximação tão grande quanto a deste sábado não era registrada desde março de 1993, quando a distância da Lua à Terra foi de 356.528 quilômetros. Até a Nasa divulgou uma imagem do evento observado nas proximidades do Lincoln Memorial , em Washington.

Nenhum comentário:

Postar um comentário