ARPOADOR






Ciclone se afasta do litoral, mas deixa imagens impressionantes das ondas na orla da Zona Sul

O Globo, com a colaboração dos leitores Roberta Ribeiro, Alberto Mathias Rocha, George Ellis, Léo Conrado e José Rodrigo Octávio

RIO - A passagem de um ciclone extratropical no litoral brasileiro provocou ondas de até três metros nas praias das zonas Sul e Oeste do Rio nesta quarta-feira (16). Em locais como o Arpoador, a faixa de areia foi tomada pelo mar, como mostram as fotos dos leitores enviadas ao Eu-repórter, a seção de jornalismo participativo do GLOBO.
Segundo o Serviço Meteorológico da Marinha, o ciclone, que recebeu o nome tupi de Arani, provocou ventos de até 120 km/h, mas perde força e se afasta do litoral. O aviso de alerta nos mares foi suspenso.

As ondas altas destruíram pedras e parte da calçada na Prainha, na Zona Oeste. "Aos poucos, o mar vai avançando. Há tempos, um quiosque foi deslocado para a calçada oposta e outros dois já foram removidos por não terem condições de operar nestas circustâncias. Se algo não for feito para recuperar o local e criar barreiras contra os efeitos das ressacas, esta foto pode ser um dos últimos registros", observou o leitor Alberto Rocha.


Na Barra da Tijuca, a maré não chegou a atingir o calçadão, mas tomou metade da areia. De acordo com a internauta Roberta Ribeiro, era possível observar uma extensa camada de sujeira em meio às ondas.

No calçadão de Ipanema, diversas tampas plásticas, copos e outras embalagens foram expulsas pelo mar e chamaram a atenção do leitor George Ellis.

De acordo com a previsão da Marinha, as temperaturas devem aumentar nos próximos dias, com máxima de 30º e mínima de 21ºC. A altura das ondas deve baixar para 1,5 metro. No domingo (20), uma frente fria, vinda do Sul do país, pode provocar chuvas à tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário