AFRO REGGAE

Mensagem de combate à dengue chega a Ipanema com o Bloco AfroReggae

Por Redação -

RIO DE JANEIRO - A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) aproveita o Carnaval para levar sua mensagem de necessidade de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti aos foliões. E o local escolhido foi a orla da Avenida Vieira Souto, em Ipanema. Um time de mais de 200 ritmistas do Bloco AfroReggae vai comandar a festa entre os Postos 8 e 9 na segunda-feira de Carnaval. A ação faz parte da campanha Rio Contra Dengue Verão 2010/2011, que inclui eventos de mobilização culturais e esportivos, sempre com o objetivo de informar, envolver e criar na população uma verdadeira cultura contra o mosquito vetor da dengue.

– A campanha Rio Contra a Dengue foi criada há três anos e tem sido bastante valiosa, pois temos conseguido levar profissionais, músicos, artistas e desportistas, entre outros interlocutores que se identificam com o público-alvo, para falar sobre o assunto, na linguagem da população. Todo dia é dia de combate à dengue e esse ensinamento é para toda a família – explica o secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes.

Ele lembra que as ações de combate aos focos do mosquito devem ser realizadas durante todo o ano, mas, no verão, quando a circulação do vetor da dengue é maior, é preciso intensificar o trabalho.

Para evitar o aumento do número de casos da dengue no Estado, a Sesdec vem atuando em várias frentes distintas, junto aos municípios: capacitando os técnicos que atuam no controle do vetor; os médicos que trabalham na assistência, acompanhando as visitas feitas nos imóveis; treinando crianças que serão multiplicadores da orientação sobre o combate ao mosquito dentro da sua família e no grupo social em que convive; reforçando o trabalho dos agentes municipais de controle de endemias; entre outras ações não menos importantes.

Além disso, militares do Corpo de Bombeiros devem realizar cinco mil visitas a prédios públicos e residências, em busca de focos do mosquito, em 26 municípios. Outra ação importante é aquela voltada à orientação da população, quanto ao combate ao vetor. O projeto Rio Contra Dengue nas UPPs, iniciado em 29/12, é um bom exemplo. Ele já capacitou 675 crianças e adolescentes moradoras de nove comunidades no combate aos focos do Aedes aegypti.

Outra ação é o Projeto Rio Contra Dengue nas Escolas, que começou em abril de 2010 e passou por 46 escolas, chegando a 3.389 alunos multiplicadores. Para 2011, a previsão é atender 200 escolas da rede estadual, municipal e privada, formando 20 mil multiplicadores, até o final do ano.

Uma novidade no combate ao vetor da dengue este ano é o uso de um sistema online de informação do controle de focos do mosquito nos municípios. Pela Internet, tanto o público em geral, como as autoridades públicas de saúde estaduais e municipais poderão ter acesso a informações como o número de agentes de saúde em ação em cada cidade, e de visitas aos imóveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário