LEI SECA

QUE CONSCIENTIZAÇÃO É ESSA QUE POR UM LADO TENTA SENSIBILIZAR OS FOLIÕES PARA O RISCO DA COMBINAÇÃO "ALCOÓL/DIREÇÃO",SE DO OUTRO LADO OS AMBULANTES VENDIAM BEBIDAS ALCOÓLICAS PARA MENORES ,QUE BÊBADOS CAÍAM PELOS GRAMADOS E VOMITAVAM NOS POSTES !
Operação Lei Seca conscientiza foliões em blocos no Leblon e Ipanema

Jornal do Brasil

A Secretaria de Estado de Governo promoveu, neste sábado (26/2), nos bairros de Leblon e Ipanema, em parceria com o Detran, campanha de conscientização da Operação Lei Seca, destinada a sensibilizar os foliões para os riscos da combinação álcool e direção. Uma equipe de 35 pessoas acompanhou os blocos Demorou e Simpatia É Quase Amor distribuindo adesivos, folhetos educativos e ventarolas com a mensagem "Operação Lei Seca - Nunca dirija depois de beber". A ação vai acompanhar diversos blocos da cidade até o final do carnaval.

O grupo de trabalho contou com a atuação de agentes e homens que carregavam grandes balões da Lei Seca. Seis cadeirantes também participaram da campanha de conscientização contando suas histórias pessoais sobre as conseqüências dos acidentes causados por quem bebe e dirige.

Para o coordenador-geral da Operação Lei Seca, Major Marco Andrade, o primeiro dia da operação, com foco no carnaval, teve um retorno além do esperado.

- O resultado surpreendeu. Fomos muito bem recebidos. As pessoas nos procuravam para pegar o material de divulgação. É importante preparar o cidadão carioca para o carnaval - afirmou, lembrando ainda que a meta maior da campanha é o salvamento de mais vidas.

Ana Paula Carius, cadeirante que participa da Operação Lei Seca há dois anos, comemora o sucesso do trabalho:

- Hoje, encontramos muitos jovens conscientes do perigo de dirigir alcoolizado. O retorno tem sido muito positivo.

Betyna Cardoso, foliã de 18 anos, apoia e considera a campanha importante para toda a sociedade.

- É preciso agir com responsabilidade. Todos precisam aprender a pensar não só na sua própria segurança como também na do próximo - disse.

Números expressivos

No mês de fevereiro, 52.810 pessoas foram orientadas pelo grupo de cadeirantes em ações realizadas em vários pontos do Grande Rio. Até o carnaval, vários blocos vão contar com a presença da equipe. O mesmo trabalho será realizado nas praças de alimentação do Sambódromo durante os desfiles das escolas.

Lançada em 19 de março de 2009 pela Secretaria de Estado de Governo, a Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, que abrange os bairros da Capital e municípios da Região Metropolitana (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá) e da Baixada Fluminense. As ações são desenvolvidas nas vias com maior número de acidentes – como é o caso, por exemplo, das avenidas Brasil e das Américas (as duas campeãs de colisões e atropelamentos) – e perto de locais de grande concentração de pessoas, principalmente à noite.

De 19 de março de 2009 até a madrugada deste sábado (26/02), 418.431 motoristas foram abordados nas blitzes, 69.113 foram multados e 28.822 tiveram a habilitação apreendida. Os agentes realizaram 395.556 testes com o etilômetro – aparelho utilizado para medir a quantidade de álcool no sangue. Desse total, 3.914 condutores sofreram sanções administrativas e 1.403, criminais. Só no dia de ontem foram detectados 197 casos de alcoolemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário