BANDA DE IPANEMA





Banda de Ipanema desfila diversidade de estilos e gêneros no Rio
Idosos, jovens, crianças, héteros e homossexuais se divertem na orla.
Mais de 200 agentes da Guarda Municipal e da Seop organizam desfile.

Bernardo Tabak

Do G1 RJ

Foliões com fantasias superproduzidas e outros mais à vontade marcam presença na Banda de Ipanema neste sábado (19) (Foto: Bernardo Tabak/G1)A Banda de Ipanema, uma das mais antigas e tradicionais do Rio de Janeiro, carregou milhares de foliões pela Avenida Vieira Souto, na Zona Sul da cidade, no fim da tarde deste sábado (19). O tempo nublado amenizou o calor dos foliões que desfilaram fantasias superproduzidas, uma das características do bloco carnavalesco. Homens e mulheres de todas as idades e orientações sexuais misturaram-se em um harmonioso conjunto de irreverência, sorrisos e alegria.

O empresário Carlos Alberto da Silva Pinheiro foi o autor de uma das fantasias mais fotografadas pelos foliões. Vestido com uma roupa branca com a cruz vermelha, com um megafone que emitia o som de uma sirene e empurrando uma maca com uma manequim deitada, com braços sangrando, ele não conseguia andar cinco metros sem ser parado para uma foto. “É uma homenagem a todas as enfermeiras do Brasil”, explicou. E sobre a manequim na maca, com uma guimba de cigarro numa das mãos? “Era um dos dois últimos desejos dela. O outro era desfilar na Banda de Ipanema”, disse, irreverente.

O casal Paulo e Suenia Guimarães, ele petroleiro e ela cabelereira, se esbaldava ao longo da orla. Ela carregando um enorme barrigão de grávida. “Sempre que estamos no Rio desfilamos na Banda de Ipanema”, disse ele. “E agora, estou trazendo minha filha na barriga para o primeiro desfile dela”, acrescentou ela. “O maior charme da Banda de Ipanema é a diversidade. E também é um bloco muito família”, finalizou Suenia.

Até 19h30, 6 detidos por fazer xixi na rua
As amigas Ana Karolina Lima e Thais Gomes Batista, de 16 anos, e Ana Paula Lima, de 18, saíram da Zona Norte só para curtir a Banda de Ipanema. “Esse bloco é a cara do carnaval”, destacou Ana Karolina. “A nossa mãe só pediu pra gente voltar cedo para casa”, disse ela, que vestia uma camiseta onde se lia: “My boyfriend is out of town” (“Meu namorado está fora da cidade”, em bom português).

Mais de 200 homens da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem Pública (Seop) cuidaram da organização do desfile e do trânsito. “Uma das principais preocupações é com os ambulantes, na concentração e ao longo do desfile, para não atrasar o percurso do bloco”, ressaltou o subsecretário de Controle Urbano da Seop. Marcelo Maywald. Aqueles que tentaram fazer xixi pelas ruas e calçadas também foram alvo dos agentes. Até às 19h30, seis pessoas haviam sido detidas, de acordo com a Seop. “Quem for pego vai ser conduzido à delegacia mais próxima e autuado por ato obsceno”, concluiu Maywald.

Nenhum comentário:

Postar um comentário