SOCOROOOOOOOOOOOO !!!!!!



Areias lotadas no primeiro domingo de sol do ano

Temperatura de 38 graus leva multidão à praia. Frente fria chega ao Rio amanhã

Rio - Finalmente um fim de semana com cara de férias no Rio. Ontem, no primeiro domingo do ano com sol forte, cariocas e turistas não perderam tempo e invadiram as areias da Zona Sul. Foi o dia mais quente do verão até agora, com a temperatura máxima alcançando 38,4 graus e a mínima beirando os 20. O calor deve continuar hoje, mas já está prevista a chegada de uma frente fria amanhã que deve derrubar as temperaturas.

.
Cariocas lotaram as praias para aproveitar o calor deste domingo Foto: Fábio Gonçalves / Agência O Dia

Com o céu e o mar claros, banhistas e ambulantes fizeram a festa. Os vendedores esperavam dobrar o faturamento. Pela primeira vez no Rio, o casal de ingleses Eric e Jane Thgmson aproveitaram o dia de férias em Ipanema. “O Rio é surpreendente, as pessoas são muito amáveis. Viemos para cá por causa da música ‘Garota de Ipanema’”, contou Jane. A curitibana Mariana Castro estendeu a sua estada para aproveitar melhor a cidade e posou para foto ao lado da estátua de Drummond: “É um personagem muito importante. O Rio tem uma energia ótima, vim me renovar para o Ano Novo aqui.”

Mas, no mar, é preciso ter atenção: lição aprendida por Ana Paula Costa, 17 anos, resgatada por bombeiros quando se afogava em Copacabana. Foram pelo menos 309 salvamentos pelos grupamentos marítimos dos bombeiros em Botafogo, Copacabana e Barra. O guarda-vidas Cavalcanti, em Copacabana, aconselha os banhistas a sempre consultá-los sobre o melhor lugar para entrar na água: “Assim que chegar à praia as pessoas devem pedir orientação e sempre respeitar as placas que indicam perigo”, alerta, chamando atenção principalmente para os pais, que não devem tirar o olho das crianças.

Do Leme ao Recreio dos bandeirantes, a operação Choque de Ordem na orla, durante o fim de semana, impediu 163 jogos de altinho e frescobol, retirou 51 cães das areias e 68 pipas. Ao todo, foram rebocados por agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), com o apoio de guardas municipais, 268 veículos.

Estacionamento irregular foi o motivo de 682 multas. A Seop também apreendeu vários objetos: 76 bebidas diversas, 45 guarda-sóis, 47 camisas e até uma carroça no trecho da areia entre Copacabana e Ipanema.

Tumulto

Com a grande movimentação nas areias, a ida e a volta dos banhistas foi tumultuada. Na chegada à estação do metrô General Osório, Ipanema, as pessoas se deparavam com grande fila para subir as escadas rolantes e o calor. Já na saída da praia, as estações do metrô ficaram lotadas, assim como os ônibus que saíam da Z. Sul.

Segundo a assessoria do Metrô Rio, o número de passageiros se manteve na média dos dias de semana. A empresa colocou duas composições extras, uma para cada linha, para atender a população na volta da praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário