FELIZ 2011 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


PSI - INFORMA



O PSI denunciou, ontem, as rampas de areia que os barraqueiros constroem no trecho da praia onde o calçadão fica muito alto - entre Joaquim Nabuco e Arpoador. Acontece que existem cinco rampas e escadas construídas de modo que o acesso da população é super tranquilo e não é possível imaginar que vamos ter uma escada.em frente de cada barraca. Os barraqueiros não entendem que a praia é o maior patrimônio dos moradores do bairro e de quem trabalha nela. Acham que podem usa la ao seu bel prazer, desfigurando no nosso cartão de visitas. Imediatamente a SEOP agiu e as rampas foram retiradas na madrugada de hoje.
A sociedade quando se organiza com bom senso e seriedade consegue a solução de seus problemas.

PRAIA LIMPA !










Rio, 30/12/2010


Prezados Alex, Jovanildo, Delegado Fernando Veloso, Inspetor Figueiredo, Laviola e Leonardo

O PSI e o Quadrilátero do Charme de Ipanema vem agradecer a atuação de cada um, e de todos em conjunto, na solução do problema, reclamada por nós, sobre o castelo de areia em frente à Laura Alvim.
É muito bom saber que contamos com a seriedade e eficiência do pode público na busca da melhoria da qualidade de vida em nosso bairro.
O castelo em questão estava incomodando a população por ser uma atividade não regulamentada e autorizada e que dava um aspecto sujo e favelizado ao nosso maior patrimônio que é a praia de Ipanema. Além do mais, passava a todos a impressão de que a atividade envolveria outros aspectos não muito claros tais como tráfico e prostituição. A pretexto de serem os artesãos da escultura, quatro pessoas estavam morando no local, armando barracas, mesas, cadeiras e juntando tralhas. A atitude dos ditos “artesãos” era muito agressiva denotando que haveria outros interesses por trás da simples escultura de areia.
Nós, que queremos a ocupação qualificada e ordenada de nossos espaços públicos, só temos de agradecer à rápida e eficiente solução, que nos dá a certeza de contarmos com uma administração que vai ao encontro do real interesse da população.
Um ótimo ano para todos,
Ignez e Bruno Pereira ( Quadrilátero do Charme de Ipanema)

PSI - INFORMA


O PSI deseja a todos que 2011 seja um ano de muita saúde paz e realizações.

Faz três anos que Ipanema não tem festa de réveillon. Qual é a análise que o Projeto de Segurança de Ipanema faz sobre este fato?

1) – Em primeiro lugar a constatação de que o esforço do PSI durante estes três anos para a suspensão da festa valeu a pena. A população do bairro, e falamos por 77.73% dos moradores apontados em nossa enquete, está inegavelmente feliz por ver que, quando há organização, a sua voz se faz ouvir e os seus anseios são respeitados.
2) O fato de não haver réveillon em Ipanema não diminuiu em nada o número de turistas que estão enchendo os nossos hotéis, restaurantes bares e lojas, deixando aqui um dinheiro que se transforma em empregos, renda e impostos. Ipanema está lotada.
3) Estamos atraindo o tipo de turista que toda cidade que tem algo a oferecer seja em termos de paisagem, praia, monumentos históricos etc. almeja o mais ardentemente – o turista qualificado, com bom poder aquisitivo e que deixa um saldo positivo.
4) Toda cidade tem de ter mega eventos, mas eles devem acontecer em locais apropriados. O Rio investiu muito dinheiro público na construção do Sambódromo, Praça da Apoteose, Riocentro, Engenhão etc. Portanto conta com boa rede de locais para abrigar tais eventos.
5) Conclusão: o fato de não ter réveillon, ao contrário do que se possa pensar, está atraindo mais gente para o bairro. Ipanema está mais organizada e limpa. A praia com o Choque de Ordem e a restauração da vegetação original das dunas está muito mais ordenada, segura e cuidada; a feira Hippie também está muito melhor; os camelôs diminuíram muito, assim como a população de rua; a UPP no Cantaglo trouxe a segurança tão almejada por todos Estas e outras incontáveis ações, e cito especialmente o projeto de regularização fundiária e urbanística do Cantagalo, transformando aquela comunidade em parte integrante do bairro de Ipanema, contaram com a participação decisiva do PSI na forma de apoios necessários, pressão junto aos órgãos públicos, fiscalização e também a liderança no processo, como no caso do Projeto Cantagalo ( regularização ). Contamos, sempre e evidentemente, com a eficiência da prefeitura através de suas diversas secretarias e com o apoio da VI.a. RA. Nunca Ipanema esteve tão cheia e com um clima tão positivo.
Temos a certeza de que estamos no rumo certo ao procurar defender o nosso bairro do uso abusivo de seus espaços e preservar o que ele tem de mais precioso que é além de uma paisagem espetacular, um ambiente de alegria, boemia saudável, inovação cultural etc.

Coordenadoria do PSI

CHOQUE DE ORDEM





Choque de ordem nas praias cariocas volta com novidades neste verão

Número de reboques e fiscais aumentou; churrasquinhos e partidas de frescobol e "altinha" seguem com restrições

iG Rio de Janeiro

Foto: Cláudia Dantas

Garotos jogam "altinha" na praia de Ipanema. Partidas à beira-mar agora só depois das 17h


As inovações da operação – iniciada no dia 8 de dezembro – não param por aí. O número de fiscais nas areias também foi reforçado. Durante a semana, 160 agentes – eram 143 no ano passado –, entre guardas municipais e funcionários da Secretaria Municipal de Ordem Pública, realizam rondas nas praias para combater infrações. Nos finais de semana, dias de maior movimento, o número sobre para 189.

As regras aplicadas no último verão continuam valendo. Partidas de frescobol e “altinha” à beira-mar só estão liberadas após as 17h. Fora deste horário, as disputas ficam limitadas à faixa de areia próxima ao calçadão. Se a norma não for respeitada, raquetes e bolas serão apreendidas e o banhista poderá ser levado à delegacia por crime de desobediência.

Os alimentos feitos na hora na areia, como queijo coalho, camarão frito e churrasquinho, também seguem proibidos. De acordo com a Prefeitura do Rio, o último verão teve como saldo 140 bolas apreendidas, 68 pessoas detidas e quase 10 mil carros rebocados na orla.

QUARTO DE LUXO !!!






Foto: Leitor Marcelo de Oliveira

Rio – A cabine, na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, virou dormitório de população de rua. No lugar de abrigar um policial militar, o equipamento era ocupado, domingo, por um mendigo, como mostra o flagrante de Marcelo de Oliveira. “É um absurdo nos dias atuais onde carecemos de segurança”.



i

FOGO EM IPANEMA





Enviado por leitora Clara G. da Fonseca Pereira da Silva -

.EU-REPÓRTER

Carro pega fogo na Rua Alberto de Campos



Um carro de cor vinho pegou fogo na Rua Alberto de Campos, em Ipanema, por volta das 15h40 desta segunda-feira, dia 27 de dezembro. Logo em seguida, o Corpo de Bombeiros chegou para apagar o incêndio. Um carro vermelho estacionado na frente do veículo incendiado ficou comprometido. O ocorrido atraiu moradores e curiosos ao local.

REVEILLON 2010

Réveillon no Rio terá shows em todas as regiões da cidade
Festa contará com Daniela Mercury e Zeca Pagodinho em Copacabana e Molejo na Barra

Eduardo Miranda, do R7 27/12/2010 às 15h15

..André Luiz Mello / Agência O Dia.


Réveillon de Copacabana terá 11 balsas contendo 1.200 bombas cada, totalizando 25 toneladas de fogos.
.

Publicidade
...
.Mais uma vez, a praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, será o palco da maior festa de Réveillon do mundo. A Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, convidou um elenco de grandes nomes da música brasileira para abrir 2011.

No palco Brasil, em frente ao hotel Copacabana Palace, quem abre a festa, às 20h, é a cantora Alcione. Em seguida, a baiana Daniela Mercury sobe ao palco. Além de gravar um DVD da apresentação, ela vai anunciar a logomarca do Rio para os Jogos Olímpicos de 2016.

O palco principal da praia de Copacabana contará ainda com as apresentações do cantor Zeca Pagodinho e das baterias das escolas de samba Unidos da Tijuca e Grande Rio, na sequência da cantora baiana.

Ainda em Copacabana, no palco Santa Clara,que ficará em frente à rua Santa Clara, os shows também começam às 20h e quem abre a noite é a cantora Sandra de Sá. Depois, é a vez do Cordão do Bola Preta, tradicional bloco do carnaval do Rio. Em seguida, DJ Dodô, o grupo Fino Coletivo e as baterias das escolas de samba Beija-Flor e Vila Isabel completam a noite.

No palco Beat 98, no Leme, se apresentam os DJs Dennis, Brinquinho, Mavi, Detona e o grupo de pagode Samba prá Gente. O palco Oi FM, que ficará em frente à rua Xavier da Silveira, ainda não teve sua programação divulgada.

Os palcos de Copacabana terão telões de 120m² e nas 40 torres serão utilizados mais de 4.200 refletores, todos controlados por sistemas digitais com tecnologia LED, que possibilitam uma infinita combinação de cores.

A infraestrutura da festa contará ainda com 11 balsas que serão posicionadas em linha, contendo 1.200 bombas cada – serão 25 toneladas de fogos – 30 torres de policiamento, sete postos médicos, 26 UTIs móveis e 60 maqueiros.


Shows da virada acontecem também em outras partes da cidade; Molejo faz show na Barra

Na Penha, zona norte da cidade, a prefeitura garante um belo espetáculo pirotécnico de 20 minutos do alto da igreja da Penha no momento da virada. A festa começa às 18h, na praça Santa Emiliana, no Iapi, com shows da Orquestra Tupy, da Banda do Exército, Projeto Social AfroReggae, Ed Motta e da bateria da escola de samba Imperatriz Leopoldinense.

Na Ilha do Governador também na região norte, o palco da praia da Bica recebe o grupo Razão Brasileira, a Banda Terreirão, MC Bruninha, o grupo Swing e Simpatia, o grupo Mescla e, para comprovar que tudo acaba em samba, a bateria da escola de samba União da Ilha, fechando a noite.

Em Sepetiba, na zona oeste do Rio, o palco da praia do Recôncavo recebe o DJ Boby Brow, os grupos Etynia e ImaginaSamba, além do cantor Reinaldo, Príncipe do Pagode, e da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel.

Já em Pedra de Guaratiba, no palco da praia da Brisa, a festa fica por conta do DJ Wody e dos grupos Doze Mais, Nosso Clima e Sensação, além da bateria da escola de samba Estação Primeira de Mangueira.

Na Barra da Tijuca, irão se apresentar o cantor Baia, os grupos Molejo e Batuque Digital, além da bateria da escola de samba Salgueiro.

No Flamengo, na zona sul da cidade, está sendo preparada uma grande queima de fogos com duração de 20 minutos. Uma parceria entre a Prefeitura do Rio e a Associação de Moradores e Amigos do Flamengo (Flama) vai anunciar em breve as atrações musicais para o bairro.

A prefeitura informou que não haverá shows na praia de Ipanema, na zona sul, porque ainda não houve um acordo com as associações de moradores do bairro.


Confira os horários dos shows por toda a cidade

Penha – Iapi
18h às 19h: Orquestra Tupy
19h30 às 20h30: Banda do Exército
21h às 22h: Projeto Social Afroreggae
22h30 às 23h40: Ed Motta
0h30 às 1h40: escola de samba Imperatriz Leopoldinense
2h às 3h: DJ Beat 98

Ramos – Piscinão
20h às 21h: Nem te Conto
21h às 22h20: Grupo Bom Gosto
22h40 às 23h40: escola de samba Portela
0h20 às 1h30: Grupo Os Moleques
1h50 às 3h: Boca de Siri

Ilha do Governador – praia da Bica
20h às 21h: Razão Brasileira
21h15 às 22h50: Banda Terreirão, com Elson do Forrogode. Luis Camilo e Dhema
23h às 23h50: Mc Bruninha
0h15 às 1h15: Swing e Simpatia
1h30 às 2h: Grupo Mescla
2h10 às 3h: escola de samba União da Ilha

Paquetá – praia da Moreninha
20h às 21h: Samba Urbano
21h15 às 22h15: Quintal do Pagodinho com Dunga
22h30 às 23h50: roda de samba com Deita e Rola, Beto Correa, Dicró e Bruno Maia
0h15 às 1h15: Grupo Nascente
1h15 às 2h: escola de samba Império da Tijuca
2h10 às 3h: escola de samba Porto da Pedra

Sepetiba – praia do Recôncavo
20h às 20h25: DJ Boby Brow
20h30 às 22h: Grupo Etynia
22h30 às 23h45: Grupo ImaginaSamba
0h30 às 2h: Reinaldo, Príncipe do Pagode
2h15 às 3h: escola de samba Mocidade Independente

Pedra de Guaratiba – praia da Brisa
20h às 20h25: DJ Wody
20h30 às 22h: Grupo Doze Mais
22h30 às 23h45: Grupo Nosso Clima
0h30 às 2h: Grupo Sensação
2h15 às 3h: escola de samba Estação Primeira de Mangueira

Barra da Tijuca
20h às 20h25: DJ ainda não definido
20h30 às 22h: Baia
22h30 às 23h45: Molejo
0h30 às 2h: Batuque Digital
2h15 às 3h: escola de samba salgueiro

BALANÇO 2010

BALANÇO 2010-12-23

AÇÕES BEM SUCEDIDAS


1) SUSPENSÃO DO REVEILLON EM IPANEMA

O cancelamento da festa se deu por falta de patrocínio uma vez que as empresas patrocinadoras entenderam que a população não quer a festa e que tudo ficaria por este motivo muito complicado. No nosso entendimento, o objetivo foi alcançado uma vez que fizemos uma enquete onde ficou claro que quase 80% dos moradores entrevistados ( perto de 1% da população do bairro ). A enquete teve ampla divulgação na mídia.

2) CARNAVAL

Melhoria na organização do carnaval no bairro. Ainda não sabemos exatamente como será o carnaval em nosso bairro uma vez que a Riotur ainda não se posicionou oficialmente a respeito. Temos feito muita pressão, que esperamos dê resultados.

3) – ENQUETE SOBRE O REVEILLON

Durante o mês de Julho fizemos uma enquete para saber a opinião dos moradores de Ipanema sobre a realização da festa de réveillon no bairro. A enquete foi muito bem sucedida. Vários voluntários do PSI, entre eles pessoas de notado renome e prestígio em nossa cidade, foram responsáveis pela coleta dos votos em seus respectivos condomínios. Gostaria de citar o voto do Dr. João Havelange, nosso vizinho que fez questão de tornar público sua opinião de repudio à festa. O resultado da enquete foi recebido por todos e amplamente divulgado pela mídia. Foram 485 entrevistados, quase 1% da população do bairro e 77,73 % contrários à realização da festa.

4) – PALESTRA DO SECRETÁRIO ESTADUAL DE SEGURANÇA PÚBLICA DR. JOSÉ MARIANO BELTRAME

Uma das ações de mais sucesso do PSI em 2010 foi a palestra, organizada por nós, onde o Secretário estadual de Segurança Pública – Dr. José Mariano Beltrame fez para a população do bairro no auditório do Colégio Notre Dame. O público estimado foi de 600 pessoas. O secretário fez uma exposição fantástica da política de segurança pública, UPPs, incluídas. Tudo correu na mais perfeita ordem, as perguntas foram todas respondidas, com técnica e seriedade, e a população do bairro teve a oportunidade de ver de perto o quanto a SESP está empenhada em dar à população de forma consistente melhores condições de segurança.

5) – PALESTRA DO CHEFE DA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DR. ALAN TURNOWSKI

O objetivo desta palestra foi mostrar à população do bairro o programa DEDIC.Este programa é inovador em termos de agilização do atendimento nas delegacias do Estado do Rio de Janeiro. Esta palestra só foi possível com a acooperação do delegado titular da 14ª. DP –Dr. Fernando Veloso e de seus auxiliares entre os quais o Inspetor Figueiredo. Aliás, a parceria entre o PSI e a 14ª. DP tem sido a mais rica e proveitosa possível.

6) – PROJETO DE REGULARIZAÇÃO DO CANTAGALO

A parceria PSI, Instituto Atlântico, Associação dos Moradores do Cantagalo, escritórios de advocacia Sousa- Cescom e Goyareb & Mitchel continua seu trabalho de pressão para que as autoridades reconheçam o direito de propriedade dos moradores do Cantagalo, assim como às moradias o “habite-se”necessário para a geração do IPTU e todos os outros encargos de modo a transformar aquela comunidade em bairro, parte integrante de Ipanema.

7) – PARCERIA DO PSI COM A SCERETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL

Este foi uma das ações mais importantes do PSI em 2010. O PSI através do Valdemar fez uma parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social, através da Luiza Salatino, conseguiu dar atendimento oftamológico a 120 pessoas abrigadas nos abrigos municipais.Dentre os atendimentos teve operações de catarata, doação de óculos etc.

8) – FECHAMENTO COM GRADES DAS PORTAS DA AGÊNCIA DO HSBC

A porta da agência do HSBC tinha se transformado em um dormitório de população de rua. Em ação coordenada pela Sandra Louzada conseguimos que o banco puzesse grades na porta e fizesse um projeto paisagístico com vasos de plantas.

9) – FORMAÇÃO DE GRUPO DE SEGURANÇA PARA A PRAÇA N. SRA. DA PAZ

Esta ação coordenada pela Georgiana ainda não foi concluída, mas está em andamento.

10) – PARCERIA COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE MANUTENÇÃO

Esta ação também em andamento é coordenada pela Cristina, Bruno e Marcelo Santos. Estamos propondo a adoção por pessoas físicas dos canteiros de Ipanema a começar com um piloto nas ruas Vinicius de Moraes e Farme de Amoedo.

11) – MELHORIA DOS INCOVENIENTES CAUSADOS PELOS BARES DA MARIA QUITÉRIA

Em 2010 pressionamos muito a respeito destes inconvenientes de barulho e sujeira causados pelos bares nesta rua. Ainda está longe do ideal , mas houve melhora.

12) – RESTAURAÇÃO DA VEGETAÇÃO DE RESTINGA DA ORLA

Este não é um projeto proposto pelo PSI. Ele é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Instituto E. O PSI que entendeu desde o princípio a importância deste projeto para a qualificação do espaço público na orla e para o meio ambiente, sempre, além de apoiar muito fez pressão para que a continuação do piloto existente que vinha desde a administração passada fosse feito ao longo da orla de nosso bairro. Gostaria de salientar a atuação decisiva e eficiente do Jovanildo Savastano, presidente do Comitê Gestor da Orla

13) – AUMENTO DA PRESENÇA NA INTERNET

Em 2010 além de continuarmos aumentando todos os dias o número de acessos ao nosso blog monitorado pela Roselene, entramos também no face book monitorando pela Ana Luiza.

METAS PARA 2011

PENDENTES DE 2010 PARA 2011

1) – MINISTÉRIO PÚBLICO

Infelizmente a atuação do Ministério Público em 2010 foi aquém do esperado pelo grupo. Estamos estudando de que forma vamos agir de modo a forçar uma ação mais consistente. Vamos continuar com a nossa ação em relação ao carnaval e réveillon.

2) PRAIA LINDA, PRAIA LIMPA

A questão da limpeza da praia apesar dos esforços e duas tentativas não foi bem solucionada. Vamos continuar insistindo de modo a encontrarmos uma maneira viabilizar este objetivo.

3) – RETIRADA DA BANCA DE JORNAL E DO CHAVEIRO DA VINICIUS.

Em 2010 não conseguimos, mas vamos continuar pressionando.

4) –RETIRADA DO CASTELO DE AREIA EM FRENTE À LAURA ALVIM

5) – ACADEMIA DE GINÁSTICA DA AMIL


NOVAS PROPOSTAS PARA 2011

1) – FORUM DE SEGURANÇA PÚBLICA

Vai ser organizado pelo Valdemar e o Inspetor Figueiredo

2) – CAMPANHAS

Em 20101 pretendemos levar três campanhas para a rua

a) lixo na rua

b) esmolas

c) não comprar em camelô

3) – ESTAÇÃO DE METRÔ NA N. SRA. DA PAZ

O PSI é contra a construção da estação de metrô na Praça N. Sra. da Paz

4) – FORMAÇÃO DO GRUPO PARA TRABALHAR OS PROBLEMAS DA PRAIA

Este grupo será coordenado pelo Bruno e já conta com a participação da Roselene e da Cristina.

5) - ACOMPANHAMENTO DO PLANO DIRETOR DA CIDADE

Esta é uma ação coordenada pela Maria Teresa junto aos vereadores Carlo Caiado e Andrea Gouvêa Vieira

PSI - INFORMA

O PSI,se orgulha de ter ajudado com o resultado da enquete feita em relação à praia de Ipanema.


Mais organização, mais iluminação, jardins mais bem cuidados, mais segurança. Na Ainda tem muito a ser feito, mas de toda a forma o resultado desta enquete nos sinaliza que estamos no caminho certo: qualificação da ocupação do nosso bairro, - verdade o bairro tem de ser visto como um todo. A praia ser a mais especial não quer dizer que só a sua paisagem é que faz dela um lugar diferenciado, é o clima de todo o bairro que está melhorando e sabemos que temos contribuido muito para este resultado.


1) - o PSI vê com muito orgulho o resultado desta enquete porque ele tem trabalhado muito duro para que não só a praia , mas o bairro como um todo tenha a ocupação de seu espaço público qualificado. Entre as ações que estão fazendo de Ipanema e não só da praia um bairro que tem melhorado a olhos vistos podemos listar:
a) - choque de ordem na praia que teve a participação ativa do PSI na sua elaboração.
b) a suspensão do reveillon - o PSI entrou no MP e fez uma enquete onde fica clara a opinião de 77.73% de moradores do bairro é contra a festa.
c) diminuição dos blocos de carnaval no bairro. Ainda não sabemos se vai acontecer, mas o PSI fez sua parte - entrou no MP pedindo esta medida e tem pressionado ao máximo para que as autoridades entendam que não queremos sujeira, xixi e bagunça em Ipanema.
d) regularização do Cantagalo - esperamos que o Cantaglo se transforme em parte integrante de nosso bairro e não apenas em mais uma favela pacificada, mas ainda assim favela.Queremos que seus moradores tenham suas moradias reconhecidas e que paguem os impostos devidos como em qualquer bairro regular da cidade.
e) apoio total na implantação do projeto de restauração da vegetação original de restinga da orla.
f) trabalho junto aos vereadores de modo a incluir no Plano Diretor da Cidade emendas que beneficiarão e ordenarão melhor a ocupação dos espaços no bairro.
g) parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social com o objetivo de diminuir a população de rua do bairro. Já diminuiu. Nesta ação conseguimos dar atendimento oftamológico a 120 pessoas abrigadas em abrigos do município.

Ignez

ELEITA A PRAIA PERFEITA




A praia perfeita: moradores ilustres do Rio apontam quais são os melhores trechos da orla carioca


Fernenda Baidioti

RIO - O cenário pode até ser parecido: areia, água salgada e banhistas. Mas cada praia do Rio guarda particularidades que a tornam especial para seus frequentadores. Os motivos são muitos e vão desde um quiosque que é ponto de encontro dos amigos até a maneira como as ondas quebram naquele trecho da orla. Bem além do Leme ao Pontal, os 55,5 quilômetros de praias nas Zonas Sul e Oeste oferecem opções para todos os gostos. Para fazer um panorama dos melhores points das areias da cidade, O GLOBO ouviu onze cariocas de nascimento ou de coração, que apontaram seus locais favoritos.

Ipanema foi a praia que mais recebeu indicações desses moradores ilustres. O local, famoso mundialmente por inspirar os compositores Tom Jobim e Vinicius de Moraes , também ficou em primeiro lugar na preferência de leitores que participaram de uma enquete no site do GLOBO. Dos 1.741 participantes, 289 (17%) escolheram Ipanema como o seu oásis. A Praia da Barra ficou em segundo (15%), seguida de Grumari (9%). Prainha e Recreio empataram com 8% dos votos cada, acompanhados de perto por Arpoador e Copacabana, ambos com 7% da preferência.

A apresentadora Cintia Howlett diz que bate ponto no Arpoador, trecho considerado por ela ideal para nadar por causa do mar calmo perto da pedra. O famoso pôr do sol, com os aplausos dos banhistas, também encanta a apresentadora:

- É emocionante ver as pessoas admirarem o espetáculo da natureza. Por ali, também fica um homem que toca sax no fim de tarde compondo ainda mais o visual. É inspirador.

Já quando quer um lugar mais calmo para curtir com a família, e até mesmo jogar frescobol ou altinho no fim de tarde, Cintia se desloca até a Joatinga, um paraíso escondido entre São Conrado e a Barra da Tijuca.

Embora já tenha sido fotografada nas praias da Reserva, do Arpoador e do Leblon, a favorita da modelo Luiza Brunet é a de Ipanema. Além de manter seu bronzeado, Luiza também aproveita as areias do bairro da Zona Sul para fazer exercício físico:

- Uma praia no meio da cidade tem o seu charme. Além de tomar sol, você pode ver a moda representada nas mais variadas pessoas que aparecem por lá.

A forma com que as pessoas se vestem e agem na Praia de Ipanema também chama a atenção da jornalista Antonia Leite Barbosa, autora do guia "Agenda carioca" - uma referência para quem busca opções variadas na cidade. Antonia admite que não é muito fã de areia, mas garante que ama dar um mergulho no mar, em frente ao Country:

- Me inspira a conversa solta, o improviso característico da praia e a forma como a pessoas se vestem. Eu não sei nem esticar a canga direito. Eu fico admirando quando a pessoa chega com intimidade e domina aquele cenário. E é legal observar também quem é peixe fora d'água, como eu - diverte-se Antonia.

Dona de uma das grifes mais renomadas de moda praia, a estilista Lenny Niemeyer engrossa o coro dos amantes de Ipanema, considerada por ela o melhor local da cidade:

- Além de ser uma praia linda, é perto de casa. Fico em frente a Garcia, rua em que moro, onde tem o quiosque Speed Racer. Ali é o ponto de encontrar os amigos e relaxar o dia inteiro. Não há lugar melhor no Rio.

Vista com parcimônia por muitos cariocas, a praia de São Conrado é a favorita de Patrícia Mayer, uma das organizadoras do Casa Cor. O preconceito foi criado porque a água era considerada suja, mas desde 2002 é realizado um projeto de despoluição. E os resultados já são nítidos, garante Patrícia:

- Quando chove, a água fica suja, como acontece em qualquer lugar. Mas, no período sem muita chuva, vejo a água limpa, translúcida. No último verão, fiquei horas na praia. E neste, pretendo fazer o mesmo.

Quem também não abre mão de curtir uma praia é Bia Hertz, sócia do restaurante Celeiro. A relação com a areia é antiga. Há 30 anos, ela fornecia bolinho de cenoura e quiches para o quiosque do Pepê, que ficava em São Conrado. Hoje, o quitute favorito de Bia é vendido pelo Seu Ari, um senhor que comercializa quibe de soja com vários recheios na Praia da Barra.



- Praia para mim é um item de primeira necessidade. Eu vou à Barra, em frente a uma guarderia de velas, porque meu marido adora velejar e meu filho pega onda por ali. É um visual maravilhoso ver aqueles kites cortando o mar - garante Bia.

Quem também pode ser visto na Praia da Barra é o chef Claude Troisgros, que faz kitesurf com os amigos na altura do Pepê, considerado por ele o melhor trecho da orla.

O lendário surfista Rico de Souza conta que, desde os anos 70, o seu pedaço de orla favorito é a Prainha. Segundo ele, na época, os pais diziam que lá existia um leprosário para que os filhos não frequentassem o local, que era muito distante e deserto.

- A história do leprosário era para ninguém ir para lá. Eu ia escondido da minha família, e quando saía da água, tomava banho de álcool para não correr risco. O acesso era muito difícil, só dava para ir pela Estrada do Pontal. Mas, até hoje, além de ter uma onda maravilhosa, a Prainha tem uma beleza incomparável - garante ele, que cita ainda a Praia da Macumba, onde montou o Rico Point, como outra favorita.

Quem também é adepto da Prainha é o cantor e compositor Diogo Nogueira, que, sempre que tem um tempinho, vai lá pegar umas ondas.

- Além de ficar perto da minha casa, é uma das melhores praias para a prática do surfe e tem um visual paradisíaco - afirma Diogo.

Para quem busca tranquilidade nas areias, a atriz Carolina Dieckmann recomenda a Praia da Reserva, por ser uma praia mais vazia e ter água e areia bem limpas. O local também é o preferido do prefeito Eduardo Paes desde os tempos em que ele pegava onda:

- Eu gosto de lá por causa da tranquilidade. Tem um quiosque que eu sempre vou porque vende uns sanduíches deliciosos. Além do mais, a Reserva é praia de surfistas, e, como eu já fui surfista, fica a afinidade.