EMAIL ENVIADO - RESPOSTA

Leonardo,
Na praça N.Sra. da Paz abriram uma grade onde estão entrando, à noite, moradores de rua, drogados, etc.Seria bom mandar consertar pois está ficando perigoso.Não sei se ainda há Guarda Municipal mas acredito que não tem mais.
O chaveira que fica na Vinícius de Morais está virando botequim, está inviável passar pela rua ... a maioria dos moradores está reclamando.
Abraços
George

George,
Solicitei a Conservacao que conserte a grade e passei esta demanda para a Guarda. O chaveiro sera removido, estou aguardando a 6a. IRLF.
Abs,
Leonardo2010/9/7-

GEORGE ANDRE TAVORA para leonardo mostrar detalhes
Leonardo,a nossa Ipanema agradece!
Um abraço
George André

FLANELINHAS



Prefeitura lista pelo menos 20 pontos críticos de atuação de flanelinhas na cidade

Giselle Andrade, Ludmilla de Lima e Renata Leite


RIO - Eles estão por toda parte. Difícil ir a um restaurante no Baixo Gávea e escapar da abordagem intimidadora de diversos flanelinhas. Ou assistir a um jogo no Maracanã sem antes pagar quantias que chegam a R$ 15 para estacionar o carro no entorno do estádio. Esse era o valor cobrado no último domingo, quando a região foi alvo da Operação Choque de Ordem da Secretaria de Ordem Pública (Seop). Por fim, dez flanelinhas foram detidos e levados para a delegacia. Outros cinco foram presos em todo fim de semana nas proximidades da estação do Corcovado, no Cosme Velho. De acordo com a Seop, o Rio apresenta pelo menos 20 pontos críticos de atuação de guardadores ilegais.
O mapa da irregularidade inclui as ruas em volta do Clube Monte Líbano, na Lagoa, do Teatro Municipal, no Centro, em dias de concerto; e do Estádio do Maracanã, em dias de jogo; o entorno da Feira dos Nordestinos, em São Cristóvão; a área entre a Praça Paris, na Glória, e a Lapa;e toda a orla de Leblon, Ipanema e Copacabana. Aparecem ainda na lista as ruas Dias Ferreira, no Leblon; Farme de Amoedo, Barão da Torre, Alberto de Campos, Joana Angélica e Henrique Dumont, em Ipanema, além de vias do Centro como a Rua do Passeio e as avenidas Chile, Rio Branco, Presidente Vargas e Almirante Barroso. A Avenida Almirante Silvio de Noronha, próximo à cabeceira da pista do Aeroporto Santos Dumont, também foi citada. Em regiões turísticas, a "tarifa" cobrada pelos flanelinhas pode chegar a R$ 40.
Infográfico mostra o mapa da extorsão
O secretário de Ordem Pública, Alex Costa, afirma que a Zona Sul é uma das regiões mais críticas da cidade por concentrar bares, restaurantes e lojas.
- Existe a questão da oportunidade, como a grande circulação de carros em certas regiões, mas não é só isso. Há locais que não contam com a delimitação de vagas regulares e onde os flanelinhas expulsam os guardadores regulares por intimidação, como costuma acontecer no Centro. Existem também falhas do Sindicato dos Guardadores e da empresa que deveria prestar o serviço na área azul da Zona Sul da cidade - reconhece Costa.
A diretoria do Sindicato dos Guardadores do Rio não foi encontrada para comentar o assunto.
Vote: O que pode ser feito para coibir a ação dos flanelinhas?
Embrapark põe a culpa na chuva
Os problemas frequentes no serviço da Embrapark levaram o prefeito Eduardo Paes a ameaçar, em maio, romper o contrato com a empresa, que opera as vagas em ruas de sete bairros da Zona Sul. A prefeitura informou que está estudando o melhor modelo para a administração das vagas de estacionamentos em toda cidade.
O gerente geral da Embrapark, Márcio Vieira, argumenta que os flanelinhas costumam tomar as ruas nos horários em que a empresa não opera. Nos sábados, os guardadores autorizados trabalham em vias internas da Zona Sul até as 13h, sendo que aos domingos eles têm permissão para atuar apenas na orla.


MIRANTE DA PAZ


Vista privilegiada

Mirante da Paz, no alto do Cantagalo, atrai 200 turistas e cariocas por dia

Rafael D'Angelo


RIO - Uma vista privilegiada do Rio está atraindo a atenção de turistas e cariocas: o Mirante da Paz , no Morro do Cantagalo, em Ipanema. Inaugurado em 31 de junho, o local se tornou mais uma opção para quem vem conhecer a cidade e recebe uma média de 200 turistas por dia. Na segunda-feira, com o céu nublado e o clima frio, muitos turistas aproveitaram para conhecer o local.
Acompanhado de seis amigos do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, o arquiteto espanhol David Garcia fazia fotos do grupo no Mirante.
- É uma vista diferente. Há uma conexão entre a favela e os prédios - disse.
A turista argentina Anabella Dal'Lago ficou surpresa com a vista. Depois de pedalar por Leblon e Lagoa, ela chegou ao mirante após a indicação do vendedor de uma loja em Ipanema.
- É impressionante a vista e a proximidade entre a favela e os prédios. É diferente da Argentina, onde não há esta proximidade e as favelas ficam na periferia - comparou Anabella.
Já a fisioterapeuta Joana Kotze, de Curitiba, foi acompanhada de uma amiga e dos filhos.
- Não conhecia este mirante. Vim pela curiosidade e para mostrar às crianças. Da outra vez que estive no Rio, fiz um tour pela Rocinha - completou.
Morador de Ipanema, o advogado Armando Silva também foi pela primeira vez ao mirante, aproveitando a visita de um amigo do Amazonas.
- É uma vista bonita. Esta obra valorizou muito a região - afirmou Silva.
Segundo o vice-presidente da Associação de Moradores do Cantagalo, Paulo César dos Santos, o movimento é maior nos fins de semana. O Mirante da Paz inclui duas torres, uma de 64 metros e outra de 28 metros, ligadas por uma passarela.

EU REPORTER



Internautas fotografam praias vazias em feriado chuvoso no Rio



DOCUMENTÁRIO



A mostra 'Faróis do cinema' começa nesta segunda com obras de documentaristas brasileiros e de cineastas que os influenciaram

Tom Leão

Comentários RIO - De um lado, dez grandes documentaristas brasileiros. Do outro, cineastas que os influenciaram. A soma resulta na mostra "Faróis do Cinema - Documentário brasileiro", que acontece desta segunda-feira a 19 de setembro na Caixa Cultural e no Oi Futuro de Ipanema, com a exibição de 38 filmes e encontros com os diretores. O crítico e pesquisador Carlos Aberto Mattos inspirou-se, para realizar a mostra, na série Faróis, publicada no extinto DocBlog, que ele mesmo criou no site do GLOBO.
- A ideia é reunir filmes dos documentaristas brasileiros com alguns daqueles apontados como fundamentais na formação do olhar de cada um deles. A seleção se baseou nesse diálogo. Por exemplo, mostrar "O país de São Saruê", do Vladimir Carvalho, e "Borinage", do Joris Ivens, que traz algumas sementes do trabalho do Vladimir.
A lista dos dez documentaristas brasileiros inclui, além de Carvalho, Bebeto Abrantes, Eduardo Coutinho, Eryk Rocha, Jorge Bodanzky, Maurice Capovilla, Octavio Bezerra, Sandra Werneck, Silvio Da-Rin e Sylvio Back. Mattos chama a atenção para a diversidade:
A mostra terá pérolas como o documentário "Os homens verdes da noite", do Maurice Capovilla, feito para o "Globo Repórter" em 1977 e não exibido pela emissora. Ou os curtas "Borinage" e "Nova terra", do mestre Joris Ivens, inexistente nas cinematecas daqui e nunca editados em DVD entre nós. E ainda o mítico documentário cubano "Ociel del Toa", de Nicolás Guillén Landrián, e "As quatro estações" e "Nós", do armênio (Artavazd) Pelechian, cultuados por pequenas plateias de conoisseurs, mas nunca exibidos para um público maior.
Na abertura, nesta segunda-feira, às 19h, no Oi Futuro de Ipanema, haverá uma homenagem ao cineasta e fotógrafo Mário Carneiro (falecido em 2007), com a exibição de uma coletânea de seus filmes curtos. A programação completa da mostra está em
www.faroisdocinema.com.br .