CANTAGALO



PMs dão aula de música e reforço escolar em comunidades do

Silvio, 12, e Maria Suellya, 11, estão aprendendo a tocar violão com Edson Dutra Borges, terceiro-sargento da UPP do CantagaloFoto: O Dia

Os acordes um tanto desafinados que saem do violão soam suaves para crianças do Ciep Presidente João Goulart, no Cantagalo, em Ipanema. Acostumadas a fugir de sons ensurdecedores de tiros e granadas, elas agora se aproximam, sem medo, dos professores-policiais, como o terceiro-sargento Edson Dutra Borges, da Unidade de Polícia Pacificadora. Duas vezes por semana, ele se reveza com o comandante da UPP, capitão Leonardo Nogueira, nas aulas de Música para estudantes e moradores. Como ele, dezenas de policiais reforçam o ensino regular nas 13 comunidades pacificadas, beneficiando mais de 41 mil estudantes.
Os PMs dessa comunidades estão indo além da rotina policial e se transformando em educadores para levar crianças de volta às salas de aula. "Tentamos mantê-los ocupados com atividades extras e mostrar que eles podem confiar na PM", explica o terceiro-sargento Borges. Ele lembra que no início as famílias ficavam com pé atrás. "Os pais vinham ver o que estávamos fazendo, até verem que o trabalho é sério", recorda Borges. Para Silvio Júnior, 12 anos, e Maria Suellya, 11, a música ajuda nos estudos. "Tocar um instrumento acalma, aprimora a concentração e facilita o aprendizado", reitera o professor Borges.
No Batan, em Realengo, policiais da UPP preenchem o tempo dos estudantes com aulas de reforço escolar, Capoeira e Natação. No Borel, na Tijuca, a rotina mudou com a UPP. "As crianças ficavam até meia-noite na rua. Hoje eles já não ficam até mais tarde", compara o PM Pedro Ferreira, 29 anos. "Mais descansados, aprendem melhor na escola", reconhece a diretora Lenita Vilela, do Ciep Dr. Antoine Magarinos. Torres Filho.
Lição que ensina a repartirDivida duas pipas entre dois garotos. Com quantas cada um ficará? Um problema simples? Não para Luiz Gabriel de Souza, 8 anos. Pelas regras dele, aprendidas nas vielas do Morro Chapéu Mangueira, a solução só viria após sair na mão com um colega. Quem levasse a melhor ficava com as duas. "Era assim que ele resolvia tudo. Hoje, depois de muito diálogo, está reaprendendo a repartir", conta o policial militar Douglas Rocha, 25 anos, que é o técnico do time de futebol infantil da comunidade no Leme, Zona Sul do Rio.
Há um ano, ele faz trabalho educativo com 80 crianças. Ensina futebol na escolinha da UPP. Luiz Gabriel é um dos muitos que foram resgatados pelo esporte. "Tenho um carinho muito especial por ele. Estava largado e não estudava mais", conta o policial. Depois de dois anos longe da escola, só agora, aos 8 anos, Luiz Gabriel está sendo alfabetizado. No entanto, para fazer parte desse time, é preciso estar matriculado, frequentar as aulas e não se envolver em confusões. "Procuramos os pais para saber como está o comportamento da criança no colégio. Quem está de castigo não participa dos treinos, e se brigar na rua é suspenso dos jogos", explica o soldado Douglas.
Com a ajuda de doações e patrocinadores, os policiais providenciam lanches, uniformes e troféus para a garotada. Um incentivo para a prática de esportes e o aprendizado em sala de aula. "Estou indo na escola. E quero ser jogador como o Robinho e o Ronaldinho", sonha Gabriel.
Livres da presença armada de traficantes, desde a instalação da UPP, há sete meses, jovens dos morros do Tabajaras e dos Cabritos, em Copacabana, ganharam nova quadra, batizada de Centro de Esporte Rei da Bola. Além de melhorar a disciplina, o projeto pretende descobrir talentos de olho na Olimpíada de 2016, no Rio.
Para Vera Peçanha, diretora da Escola Municipal Costa do Marfim, no Batan, o reforço dos PMs no colégio ajudou a elevar o Ideb - principal índice da qualidade do Ensino Fundamental brasileiro, medido pelo MEC - para 5,3, batendo a meta prevista para a unidade em 2011. "Os policiais são muito parceiros e estão criando laços com a comunidade", atesta Vera.

PERIGO !!



Leitor mostra flagrante de irresponsabilidade em Ipanema, área nobre do Rio de Janeiro

PEGA LADRÃO !

Ladrão é preso em flagrante no Arpoador

POR LUARLINDO ERNESTO

Rio - Fábio Francisco Silva carvalho, 34 anos, foi preso em flagrante quando furtava fios e peças de instalações elétricas em prédio vazio na Rua Francisco Otaviano, no Arpoador, em Ipanema, na Zona Sul. Agentes da Operação Choque de Ordem, da Secretaria Especial da Ordem Pública, que estavam nas imediações, viram o furto e levaram o acusado para a 14ª DP (Leblon). Fábio foi autuado em flagrante por furto. Na delegacia foi comprovado que ele possui antecedentes criminais também por furto. .

ATA DA 67ª REUNIÃO

MOVIMENTO APOLÍTICO FORMADO
POR MORADORES VOLUNTARIOS PARA PROMOVER O BEM
ESTAR SOCIAL DO BAIRRO

ATA DA 67ª REUNIÃO

LOCAL: COLEGIO NOTRE DAME-RUA BARÃO DA TORRE 308-IPANEMA
DIA: 26 JULHO DE 2010—1800 HORAS
PRESENTES: 15 MORADORES
COORDENADA POR: IGNEZ BARRETO

ASSUNTOS TRATADOS:

· Foi mais uma vez enfatizada a visita feita aos abrigos da Prefeitura por grupo do PSI.
A repercussão foi excelente, tendo já sido encaminhado ao Prefeito e demais autoridades envolvidas cópia do relatório já constante do nosso blog e disseminado pela nossa listagem. Ficou combinado que já a partir da próxima reunião no dia 7 agosto, cada voluntário traria um kg de alimento não perecivel, óleo, macarrão, leite, etc. Este material ficaria no Notre Dame em local que a Georgiana vai acertar com a administração, e seria recolhido depois pela kombi da Sub Secretaria, em coordenação com a Luiza Salatino tel 77138461.

Todos aqueles que tenham qualquer material para doar, seja roupas, brinquedos, livros, utensílios podem ligar para a Luiza pois ela enviará uma kombi para recolher.

· Georgiana informou que no próximo dia 7 de agosto sábado, haverá uma ação de limpeza nas areias da praia , na área que vai da Joana Angélica à Aníbal . Concentração às 1230 em frente a Joana Angélica, na praia. Os barraqueiros estão motivados para uma conscientização dos freqüentadores para manterem a areia limpa.

· Ficou decidido que a próxima reunião será para apuração dos resultados da enquete sobre a realização ou não do reveillon. Desta maneira , aqueles que estão coordenando (Ignez, Rogério, Sandra Souza,Vera Ribeiro ,Cristina, Ricardo, Suzana) e todos os outros que recolheram os resultados, devem traze-los para a apuração.

· O projeto de restauração da restinga está em pleno andamento e já se pode perceber o trabalho em realização.

· A reunião dos empresários , PSI e o Secretario da Ordem Urbana será na sexta feira, dia 30,quando será discutida a formação de uma parceria público privada para a segurança da Praça NSra da Paz 24 horas.

· A carta ao Prefeito ( cuja cópia está no blog) foi entregue e recebida. Estamos aguardando retorno.


PRÓXIMA REUNIÃO DIA 09 DE AGOSTO- SEGUNDA ÁS 1800 H
NO COLEGIO NOTRE DAME BARÃO DA TORRE 308

EXERÇA A CIDADANIA! PARTICIPE!!

NOSSO BLOG : PSIPANEMA.BLOGSPOT.COM
NOSSO E-MAIL: projetodeipanema@terra.com.br

VOCÊ SABIA QUE PELO NOSSO E MAIL PODEM SER DIRECIONADAS
TODAS AS RECLAMAÇÕES, SUGESTÕES??

ATA ELABORADA POR: ROGERIO ESTEVES

SUBPREFEITURA DA ZONA SUL

Subprefeitura da Zona Sul multa 25 vans em Ipanema e Leblon

Rio - A subprefeitura da Zona Sul e a 6ª Região Administrativa, com apoio do Grupamento Especial de Trânsito (GET), multaram 25 vans por estacionamento irregular no Leblon e em Ipanema, na Zona Sul, na tarde desta segunda-feira.Em outra operação, ocorrida no mesmo horário, mais de 20 quilos de frutas e um botijão de gás foram apreendidos pela Coordenadoria de Controle Urbano (CCU).

CHOQUE DE ORDEM

Choque de Ordem apreende bolas, cadeiras e guarda-sóis em praias

O Globo

RIO - Uma operação Choque de Ordem nas praias do Flamengo, Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon apreendeu bolas, cadeiras e guarda-sóis nesta segunda-feira. As equipes de fiscalização da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) coibiram quinze rodas de altinhos e recolheu duas bolas. No Flamengo, 40 cadeiras e 10 guarda-sóis foram apreendidos. Já do Leme ao Leblon, foram apreendidos: uma churrasqueira, um quilo de camarão, uma chapa, uma mochila e um armário de PVC. Também foram multados 21 veículos por estacionamento irregular

LAGOA



Projeto quer implantar transporte público na Lagoa Rodrigo de Freitas
Barcos poderiam ligar Praia de Ipanema à entrada do Túnel Rebouças.Intenção também é elevar Jardim de Alah para construção de garagem.

Um projeto feito em parceria por dois escritórios de arquitetura cariocas pretende utilizar a Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul, como uma alternativa para o caótico trânsito da cidade do Rio de Janeiro. Os arquitetos desenvolveram um projeto aquaviário para a Lagoa, onde pequenos barcos, com capacidade de passageiros semelhante a dos ônibus urbanos, cruzariam o espelho d'água, interligando diferentes pontos, como o viaduto que dá acesso ao Túnel Rebouças, ao Corte do Cantagalo, ou aos bairros da Fonte da Saudade e do Humaitá à Praia de Ipanema, através do Canal do Jardim de Alah.

Projeto Lagoa Geral (Foto: Divulgação/Leonardo Lattavo)

“O projeto não vai resolver o problema do trânsito no entorno da Lagoa, mas será mais uma alternativa de transporte público”, ressalva o arquiteto Leonardo Lattavo, um dos idealizadores. “O transporte aquaviário é pouco explorado no Rio”, acrescenta. Lattavo ressalta que os barcos poderiam fazer a integração com ônibus em pontos no entorno da Lagoa. “Seria um transporte intermodal, onde, por exemplo, a pessoa pegaria um barco em Ipanema rumo a um ponto de ônibus na boca do Túnel Rebouças”, explica o arquiteto.
Quiosque flutuante está previsto no projetoAlém da possibilidade de se criar um transporte público atravessando o espelho d'água, Lattavo destaca a vocação turística do projeto. “Muitos turistas certamente gostariam de pegar um barco e passear pelo meio da Lagoa, e tirar fotos da cidade de um ângulo que hoje não é possível”, observa. “Às vezes, o turista está com o tempo escasso e, utilizando os barcos, pode atravessar a Lagoa de forma mais rápida do que a pé, ou mesmo de ônibus”, complementa o arquiteto.
Um dos tópicos do projeto contempla a construção de um quiosque flutuante, que poderia ser deslocado para qualquer ponto da Lagoa. “Hoje, não existe o uso da parte central da Lagoa. As pessoas chegariam ao quiosque nos barcos, de pedalinho ou até de caiaque. E o deslocamento do quiosque permitiria posicioná-lo próximo ao ponto de chegada de competições de remo ou de vela”, diz Lattavo.
Píeres de madeira poderiam ser interligados a pontos de ônibus. (Foto: Divulgação/Leonardo Lattavo)
Arquitetos gostariam de elevar Jardim de Alah em três metrosUm dos tópicos mais ousados do projeto se refere a uma grande intervenção no Jardim de Alah. Os autores da proposta gostariam de elevar o parque em três metros de altura, de forma que pudesse ser construída uma garagem sob o jardim, com capacidade para quase 900 carros. “Hoje, o Jardim de Alah está em um nível inferior ao da rua. No projeto, ele seria erguido, ficando no mesmo nível, e ajudaria a resolver um grande problema dos bairros de Ipanema e do Leblon: a falta de vagas”, destaca Lattavo.
O arquiteto considera, atualmente, o Jardim de Alah subutilizado, e espera que, com a realização dos projetos, o parque seja mais aproveitado pela população, inclusive no período noturno.“Queremos trazer o Jardim de Alah para o uso público, deixá-lo mais seguro. Eu mesmo, que sou frequentador do parque, evito utiliza-lo à noite, por falta de segurança”, conta Lattavo. Ele acrescenta que, através do canal do Jardim de Alah, os barcos que fariam o transporte público na Lagoa chegariam até à Praia de Ipanema. “Imagina que maravilha seria pegar um barco no Humaitá e saltar na Avenida Vieira Souto?”, sonha o arquiteto.
Poluição sonora ou visual não preocupam arquitetoLeonardo Lattavo disse que já entregou o projeto à prefeitura do Rio, e também está em contato com investidores privados. Ele acredita que a implantação do projeto traria apenas benefícios aos moradores e freqüentadores da Lagoa e não se preocupa com alguma reação negativa.
“O barulho do barco não vai ter influência nenhuma, já que o trânsito de carros e ônibus ao redor da Lagoa é muito mais barulhento. E a gente não imagina um uso extremo, intenso dos barcos, que vão se deslocar a uma velocidade que não interfira no restante do funcionamento atual da Lagoa”, comenta o arquiteto. “O barco só ficaria perto da orla quando chegasse aos píeres. Vai existir um distanciamento suficiente das margens. E o barco pode ser movido à energia solar, por exemplo”, finaliza.

DESEMPENHO

Enviado por Letícia Vieira -

Vitória da educação

Nas escolas em áreas com UPPs, adolescentes têm baixo desempenho

A pacificação não teve o mesmo feito esperado para o aprendizado dos alunos do 6 ao 9 anos. O Ciep Presidente João Goulart, no Cantagalo, em Ipanema, teve uma queda drástica na nota do Ideb em 2009, nos últimos anos do ensino fundamental. No ano passado, a escola obteve média 1,8, contra 3,7 em 2007. Foi o pior resultado entre as Escolas do Amanhã.
A diretora Monica Zucarino afirma que o Ciep desenvolve projetos de preparação profissional, mas que muitas vezes têm pouca adesão dos adolescentes. Segundo ela, é necessária uma mudança de pensamento dos alunos:
— Quando o jovem perceber que pode sair e chegar tranquilamente da comunidade, vai começar a mudar a perspectiva de futuro. Na Escola Municipal Pedro Aleixo, na Cidade de Deus, as salas de aula começaram a ficar mais cheias apenas um ano após a implementação da UPP. O desinteresse dos alunos pela educação foi refletido nos números: a escola não avançou na avaliação do MEC, passou de 2,7 — em 2007 — para 2,8 — em 2009.
— Ano passado, tínhamos 700 alunos matriculados e 250 frequentando.
Hoje, temos 900 matriculados e o mesmo número frequentando. Oferecemos atividades, e eles passaram a ficar o tempo todo na escola — afirmou o diretor José Edmilson da Silva. O aluno do 9 ano Samuel Tenório, de 18 anos, já faz planos mais ousados:
— Não quero só mudar de escola, quero fazer um curso técnico em eletrotécnica.

EMAIL RECEBIDO

Circuito Feiras Orgânicas Cariocas

Como morador de Ipanema há muitos anos, considero um privilégio a Praça N. S. da Paz ter sido selecionada para receber, uma vez por semana, o grupo de produtores agrícolas que vendem seus produtos diretamente aos consumidores do bairro.
É uma feira limpa, sem mendigos, sem ambulantes, em um espaço pequeno e não utilizado pelos frequentadores da praça. ANVISA tem alertado que, para reduzir o consumo de agrotóxico em alimentos, o consumidor deve optar por produtos com origem identificada e orgânicos.
Alface, pepino, pimentão, cebola, cenoura, tomate examinados mostraram contaminações de perigosos agrotóxicos, já banidos na Europa e Estados Unidos.
No Brasil a pressão do lobby para o uso do agrotóxico é muito forte, sem levar em consideração as possíveis consequências de seu uso, como distúrbios neurológicos, reprodutivos, desregulação hormonal e até cancer.
Achilles Lobo