CHOQUE DE ORDEM

Choque de Ordem nas praias apreende bolas usadas em altinhos

O Globo

RIO - A Operação Choque de Ordem nas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon apreendeu nesta sexta-feira três bolas usadas por banhistas que praticavam altinho próximo ao mar. Os donos dos objetos poderiam comparecer ao contêiner da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) para recuperá-los, após as 17h, mas, segundo a secretaria, ninguém apareceu.
- Praticar qualquer esporte próximo ao espelho d'água é proibido. A ação atenta contra a integridade física dos outros banhistas, já que a bola pode atingir e machucar crianças e adultos - informou, em nota, o secretário especial da Ordem Pública, Alex Costa
Também foram apreendidos 185 sorvetes, uma carroça, um guarda-sol, oito botijões de gás, 12 cervejas, 20 refrigerantes e cinco águas.

RESPOSTA AO RASCUNHO DA CARTA

D. Inez,
A carta está enfocando quase todos os problemas. Considerando que ela enfoca assuntos de diversas secretárias ou órgãos do município, a minha longa experiência com órgãos públicos recomenda que cada assunto deveria constituir um anexo a parte. Com isto o prefeito poderia despachar as reclamações simultaneamente para todos os setores envolvidos. Do modo que está, o expediente será enviado inicialmente para uma secretaria que estudará o assunto para responder ao prefeito e após isto, quem sabe, ela encaminhará a carta para outro órgão envolvido, se a carta não for arquivada lá.
Quanto à feira de artesanato da praça Gen. Osório, creio ser difícil a sua remoção pois ela já faz parte do roteiro turístico da cidade (que passa por lá pode constatar o grande número de turistas estrangeiros que por lá circula) e além disso há muita coisa de boa qualidade. É mais fácil reorganizá-la e discipliná-la.
Um problema que não foi tocado e acho de muita importância é o piso de nossas calçadas – pedras portuguesas. Essa infeliz tradição deveria ser reservada somente para as calçadas a beira-mar. São de difícil e constante manutenção e, segundo determinação da prefeitura, os condomínios são responsáveis pela sua manutenção na área que confronta o imóvel. Quando o piso começa a se esburacar, nenhum condomínio vai contratar um especialista para consertá-la. Geralmente é um empregado do condomínio que faz o serviço de maneira inadequada. As pedras, por serem irregulares, não se encaixam perfeitamente umas nas outras, deixando pequenos vãos. Esses pequenos vãos, que prendem os saltinhos dos sapatos das mulheres provocando quedas e danos aos sapatos, vão dando início à desagregação das pedras formando buracos que se alastram rapidamente (basta ver o estado da praça Gen. Osório). Os bloquetes vermelhos que foram colocados em Ipanema, por serem fabricados, permitem um melhor acabamento do piso. Observo que nas calçadas onde há os dois tipos, as mulheres que estão de sapato de salto alto preferem caminhar em cima dos bloquetes. As calçadas onde há as pedras portuguesas são muito mal niveladas, cheias de buracos e calombos. Constantemente a imprensa notícia quedas de pessoas idosas com graves fraturas de fêmur e bacia.
Isto é o que tinha a comentar.
Abs,
Sylvio Fernandes
Rua Barão da Torre, 313/301

----------------------------

Perfeito. Texto irrepreensível. Na Rua Nascimento Silva, 115 em um terreno abandonado há mais de 15 anos com projeto de construção de uma sinagoga, acumula-se lixo, ratos e serve de albergue para mendingos. Além disso, os proprietários do terreno utilizam a calçada como estacionamento impedindo que pessoas com dificuldade de locomoção possam transitar livremente.

Abraços
Josier

RESPOSTAS AO RASCUNHO DA CARTA

Ignes, apenas quero comentar sobre o parágrafo abaixo:

" ...7) – Feira Hippie – a feira começou há uns quarenta anos atrás com cerca de trinta artesãos. Hoje ela conta com 600 expositores e deixou de ser feira de artesanato há muito tempo. Transformou-se, infelizmente, em um camelódromo onde se vende de tudo: produtos falsificados, sem origem, contrabandeados, roupas, óculos, bonés, DVDs, bijouteria, industrializados etc. Como são diversos os órgãos públicos encarregados de organizar, fiscalizar e policiar o local: Fundação Kalouste Gulbenkian, receita municipal, receita federal, SEOP, Secretaria de Manutenção, Controle Urbano, PM, GM e Polícia Civil, fica impossível exigir uma ação saneadora mínimamente eficiente. Diante de tal fato, nós moradores de Ipanema profundamente incomodados com a desordem descontrolada a que somos submetidos todos os Domingos pedimos que a feira seja transferida para outro local, fora do nosso bairro, para que tenha condições mais adequadas em face às dimensões que tomou...."



Não concordo de forma alguma pois os culpados são os próprios órgãos de fiscalização. Os responsáveis pela feira já nos solicitaram tentar arrumar uma solução; se não insistir com o administrador da área para que mande fiscais e guardas municipais em qq lugar que vá, causará o mesmo problema. O que temos que fazer é tentar junto ao novo administrador que tome uma providencia pois ele está lá para isso. Não tenho conseguido falar com o mesmo pois segundo a secretária, atualmente vive em reunião ou virose... não é como o antigo Bernardo que tenta resolver os problemas. O que tem que sair da rua Vinícius de Morais, que atrapalha muito os pedestres, é o chaveiro, bares, lanchonetes,flanelinhas cobrando 10,00 estacionar , etc . Quem mora na área está sendo obrigado a andar pelo asfalto, um absurdo!

Abraços
George André

---------------------
Ignez,
Gostei de tudo.
Somente discordei da sua colocação qto à feira de produtos orgânicos, às terças-feiras, na Praça N.S. da Paz. Não sei se vc já teve oportunidade de ir lá, mas ela ocupa um espaço totalmente inaproveitado da praça, é ordeira, deixa tudo limpo ao final, a frequência é de 1ª, e, o mais importante, os produtos são de excelente qualidade, de preços bem melhores do que os praticados pelo Zona Sul e pelas lojas de produtos naturais do bairro.
Sou inteiramente a favor da feira na Praça

Achei q talvez vc pudesse ter citado o levantamento dos buracos das calçadas. Afinal foi uma contribuição de voluntárias do PSI para com a obrigação da Prefeitura de manter nosso direito constitucional de ir e vir.
Talvez, por ser mensagem endereçada ao Prefeito, pudesse ser feita uma revisão geral na redação. Infelizmente, nesse ponto não posso colaborar, pois meu português não é lá essas coisas...

Abs Edith
-----------------------------

Perfeito. Texto irrepreensível. Na Rua Nascimento Silva, 115 em um terreno abandonado há mais de 15 anos com projeto de construção de uma sinagoga, acumula-se lixo, ratos e serve de albergue para mendingos. Além disso, os proprietários do terreno utilizam a calçada como estacionamento impedindo que pessoas com dificuldade de locomoção possam transitar livremente.

Abraços
Josier

RESPOSTAS AO RACUNHO DA CARTA

----------------------------------

não tenho reparos. só esperar que o prefeito nos ouça e mantermos o alerta constante na preservação do nosso espaço. todo mundo quer tudo SÓ em Ipanema e no Leblom. O problema é quem paga, somos nós.conte comigoeliane mattos

----------------------------------

Mais uma vez, me orgulho de ter como meu porta voz, uma instituição que me representa a altura de minhas posições e tenha as mesmas pretenções. Sou morador da Prudente de Morais e não acreditei qnd ví, de um dia para o outro, o tal chaveiro. Pq aquilo está ali? Ninguém consultou os moradores..... Obrigado por existirem e serem tão competentes. Mais uma vez, ponho a disposição, qlq ítem que seja necessário ao PSI, nos quais eu disponha: microfones, pedestal, cabo ou qlq outro equipamento de áudio. Atenciosamente.Ivan Mariz
------------------------------------
Olá Ignez,

Se vc ainda não enviou a carta , estou anexando uma com algumas alterações,
na minha opinião, sem prejudicar o conteúdo e sem que pareça arrogância dos moradores de Ipanema como normalmente na mídia procuram fazê-lo.
Fiz uma formatação para enfatizar os pontos abordados.
Espero ter contribuído.
Bjos
Regina S.
----------------------------------

Achei muito boa a idéia de informar nosso prefeito Eduardo Paes quanto aos problemas locais de Ipanema.
Sugestões muito precisas e dentro da realidade em que vivemos.
Ignez, não me preocupei em olhar a escrita e sim o conteúdo. Muito bom.
Será, que sem abaixo assinado ele vai nos ouvir?
Ir. Lurdes Stefanello


----------------------------------
Oi Ignez,

Li a sua carta. Bem escrita, como sempre, e na minha opinião, todas as reivindicações procedem.

Só me pergunto se o fato de levarmos todas de uma vez só não enfraquece cada uma, sabe como?

Minha sugestão seria priorizar as questões e começar com uma só.

Os problemas da rua Vinicius de Moraes seriam um excelente tema para uma primeira

abordagem. Ou então a feira da Praça da Paz dos alimentos sem agrotóxicos, por ser algo que começou agora.

Acho que colocar essas questões junto com a feira hippie atrapalha e fica menos eficaz.

Não estou com tempo para poder ajudar mais do que isto. Estou escrevendo o boletim lá da Casa do Pequeno Jornaleiro e em véspera de viagem.

Mas ficam estas observações.

Bjs!

-------------------------------------

Com relação à carta que a Sra. Ignez pretende enviar ao prefeito gostaria de fazer algumas colocações.O documento contém a seguinte frase: "Diante de tal fato, nós moradores de Ipanema profundamente incomodados com a desordem descontrolada a que somos submetidos todos os Domingos pedimos que a feira seja transferida [...]"Sempre participei das atividades do PSI desde os primórdios, porém, a frase "nós moradores" fez com que eu tomasse, nesse exato momento em que lhe escrevo, a decisão de não apoiar, nem divulgar, nem participar de mais nenhuma questão a nome do PSI.O PSI está se tornando um movimento monárquico, onde a opinião, as idéias, de alguns são colocadas como se fossem a vontade da maioria.O que era pra ser uma representação da sociedade civil, não passa de um bode espiatório para que os líderes desse grupo (Sra. Ignez e Sra. Roselene in primis) imponham suas idéias sem discussão.
FAÇAM UMA PESQUISA NAS RUAS, AO INVÉS DE DISCUTIR ISSO NAS REUNIOES ONDE ESTÃO PRESENTES SEMPRE A MESMA MEIA DUZIA DE PESSOAS.
PERGUNTEM NAS RUAS DO NOSSO BAIRRO, À POPULAÇÃO DE IPANEMA, SE ELES REALMENTE QUEREM RETIRAR A FEIRA HIPPIE DE LÁ!
PERGUNTEM A ELES, NAS RUAS, SE AQUILO PRA ELES É UM "CAMELODROMO" COMO VOCÊS ESCREVERAM.
PERGUNTEM PARA ELES SE É UM TRANSTORNO.
Sabem porque vocês não fazem isso?
Porque vocês só querem saber da opinião do vosso grupo de amigos?
Porque vocês têm medo do díálogo, de ouvir a outra parte da história, de ouvir a maioria.
VOCÊS TEM MEDO DO DIÁLOGO DEMOCRÁTICO.VOCÊS NÃO PODEM SE DAR AO LUXO DE AFIRMAR QUE "FALAM PELA POPULAÇÃO DO BAIRRO
"Estou envergonhado de ter partipado ativamente para ajudar um grupo que hoje se tornou o que é.
Se algum de vocês teve coragem de ler até o final a presente mensagem de repúdio, espero que tal situação, e o meu recado, seja discutiro o quanto antes na próxima reunião.
VÃO APURAR OS FATOS!OUÇAM A POPULAÇÃO DO BAIRRO!
A MAIORIA NEM SABE QUE O PSI EXISTE, COMO VOCÊS QUEREM FALAR NO NOME DESSA POPULAÇÃO!
Dr. João Reis Pinheirojoaoreispinheiro@gmail.com

RESPOSTA AO RASCUNHO DA CARTA

RESPOSTAS



acho que esta muito bom beijos e parabens Lea
Abraços Lea
-------------------------

Legal. gostei

-------------------------

Ignez,Discordo somente sobre a Feira de Orgânicos dentro da praça. Ela está montada discretamente em local não utilizado por nenhum frequentador. Os produtos vendidos são frescos, preços e qualidade muito melhores do que nos supermercados e lojas, são negociados diretamente por seus produtores. Não suja o local, não esburaca o solo, não tem mendigos. Sou a favor da feira, tenho encontrado lá várias pessoas conhecidas, moradoras de Ipanema, comprando e elogiando a iniciativa.Abraços,Achilles

-------------------------------

Oi, Ignez, não vejo retoque para o seu texto, sempre claro e direto. Estranho, entretanto,a colocação sobre a feirinha orgânica, não lembro de termos falado sobre ela em nossas reuniões e estou curtindo muito o conforto de tê-la por perto, porque oferece maior variedade de produtos e porque é muito bom comprar direto de quem produz. E a Prefeitura andou consultando os moradores, sim. Não sei até onde foi a consulta, mas estive numa reunião da Ama Ipanema em que havia representantes dos produtores orgânicos e também da Prefeitura onde foi discutida a vinda da feirinha para o bairro. Gosto da feirinha orgânica na Praça, ela não atrai população de rua e os feirantes deixam tudo limpo ao levantar acampamento. Minha opinião é que se a NS da Paz for usada para essas iniciativas de pequeno porte será mais fácil defender a conservação do espaço na luta contra a construção de estações de metrô ou de estacionamentos ou mesmo da existência da feirona que acaba com o entorno da praça, a cada semana. Enfim, essa é a opinião que eu teria defendido se tivesse participado da conversa sobre a feirinha. Se entretanto a posição oficial do PSI é contra a feirinha, vou acatá-la, por ser vontade da maioria. Pena mesmo que não participei dessa conversa. Beijos.

-----------------------------
Achei ótima a carta, mas tem que corrigir o "orgânico" e não orgâncio
Rogerio

Quanto ao assunto pesquisaX abaixo assinado, acho que temos que nos reunir para tratarmos a estrategia.

-----------------------------

Ola, Ignez,

acabei de ler seu texto e fiquei tomada por um enorme desanimo.
Ainda me lembro daquela reuniao do PSI com o secretario Rodrigo Bethelem, Julio Lopes, etc, qdo estes mesmos problemas foram a eles apresentados e discutidosDesde entao, nao sei bem qto tempo faz, vejo que
nada foi feito para pelo menos combater, uma que fosse, das tantas mazelas que atingem nosso bairro ! E inacreditavel e inaceitavel! Admiro sua perseverança e espero que o meu desanimo nao a contamine, ate porque, se todos desistirem, e que as coisas irao piorar. Apoio na integra o que vc escreveu com um pouquinho de esperança que o
Prefeito que parece ser uma pessoa que ama esta cidade,

-----------------------------------


Ignez, primeiramente parabéns ao incansável trabalho liderado por você. E, volto a lembrar sobre ciclistas de entregas de farmácias, padarias e água mineral (os piores)com tricículos, e de "ESPORTISTAS" e moradores, que não respeitam as calçadas e os idosos, é necessário fazer urgente uma campanha sobre a responsabilidade civil e criminal , para que não chegue a situação de confronto entre pedestres , parentes de idosos e crianças com esses "alucinados" que andam a MIL sobre as calçadas. Abraço, Benjamin ----------------------------------

Cara Ignez,Apesar de ser radicalmente contra a transferência da feira hippie de Ipanema, patrimônio histórico e, a meu ver, imaterial do bairro, tomei a liberdade de acrescentar mais um tópico ao texto, a questão do abandono na praça general osório, com as pedras portuguesas e o abandono do chafariz das saracuras que é tombado pelo IPHAN. Aproveitei ainda para formatar o texto e fazer todas as revisões gramaticais e ortográficas necessárias.Sei do esforço do projeto em transformar nosso bairro um bairro cada vez mais bem cuidado e sei também da sua seriedade. Apenas não creio que a transferência da feira seja a maneira correta de se agir, apesar de ser a mais prática devido a todos os órgãos envolvidos na sua manutenção. Ainda assim, parabéns pelainiciativa.Atenciosamente,André Uzêda

----------------------------------

Prezada Ignez,
a carta está muito boa. Todavia, mais uma vez não foi comentada a Praça Gen. Osório como um todo e não somente a Feira Hippie. Comparativamente com a Paz e o Jardim de Alah a primeira sim, é muito mais degradada.
Dessa forma, acredito e sugiro que inclua em sua carta a Osório como um todo.
Cordialmente,
JGuia

-------------------------------------
Ignez !

Concordo com tudo isso - só não podemos esquecer que a Associação de Moradores de Ipanema - está apoiando toda este estado de coisas ! ou estou errada ?!
Acho, também que a prefeitura deveria zelar e exigir dos prédios a manutenção das calçadas, bem como manter as PEDRAS PORTUGUESAS em todas as calçadas !
E assim padronizá-las ! isto é feito em todas as cidades organizadas.
Os buracos estão por toda a parte - os idosos e crianças se acidentando !
Está uma bagunça - todos agora acimentam as calçadas - fica um horror, inclusive o prédio aonde moro - na rua Prudente de Moraes - o síndico não aceita nunhuma sugestão dos moradores - bem isto é uma discussão interna do prédio - já se a prefeitura fizer esta exigência - não há discussão !
Lembro quando criança que a prefeitura exigia que as calçadas fossem conservadas pelos prédios - os que não acatavam recebiam multas !
Poderíamos até fazer uma eleiçâo da rua mais florida e limpa de Ipanema - isto não só valoriza e organiza o bairro como valoriza os imóveis !
Acho até que já melhorou muito - a população de rua está bem menor - se a população deixar de dar esmolas - isto já será um grande avanço !
Vamos nos organizar e deixar o bairro de Ipanema bonito e florido !
Abs, Maria Lucia -

------------------------------------
Inez, fui à feirinha, estranhei a venda de produtos industrializados, entrei em contato com a Abio pelo telefone e fui orientada a escrever um email, o que fiz. Segue abaixo. Talvez essa deva ser uma de nossas metas, fiscalizar para manter a feira dentro de seu campo de ação, o que acha? Quanto ao seu texto, pra mim tá ótimo. bjs

Subject: Feira de Ipanema

Cara Rosemary, sou moradora de Ipanema e estava na reunião da Ama Ipanema quando se discutiu a vinda da feira orgânica para o bairro. Fui entusiasta defensora da questão e estou muito feliz com as novas terças-feiras ipanemenses. Causa estranheza, entretanto, a venda de produtos industrializados (como o morango Kori e os produtos de limpeza Bio Wash) numa das barracas. Pelo que entendi da reunião com os representantes da Abi e da Prefeitura, a feirinha é para ser um local de venda direta do produtor ao consumidor. Como, então, produtos industrializados? O bairro de Ipanema tem o fantasma da feira hippie, que aos poucos adicionou produtos industrializados ao seu estoque e virou o que virou, um amontoado de ambulantes que nada têm a ver com o princípio de uma feira de produtos artesanais. Como fazer para que a feirinha orgânica mantenha seu universo de ação inalterado?
Desde já, obrigada, Sandra
------------------------------------------
Ignez, minha querida,

Seu texto está perfeito. Não me ocorre nesse momento nada a acrescentar. Parabéns pelo seu trabalho e seu empenho em fazer de Ipanema um lugar mais civilizado. Concordo plenamente com tudo o que você escreveu. Vamos fazer um abaixo-assinado pedindo a saída da feira hippie do bairro.

Um grande abraço,

Waldir Leite
-----------------------------------

Ignez,

Lembrei de te dizer uma coisa. O fato da banca de jornais da Vinicius está ali há muitos anos não significa nada. A Prefeitura pode retirar aquela banca dali quando quiser. A atual Prefeitura de São Paulo retirou váras bancas de jornais do centro da cidade, com o argumento de que elas ocupavam espaço das calçadas e interferiam na segurança dos transeuntes. Se houver vontade política da Prefeitura do Rio, Eduardo Paes pode muito bem fazer isso. As calçadas do Rio de Janeiro estão atulhadas de bancas de jornais. Bancas que são verdadeiros Shopping Centers que vendem de tudo. Por que esse pessoal não aluga uma loja e instalam seu comercio?

Um beijo,

Waldir Leite
-------------------------------------

Fiz uma pequena correção. da população no final estava repetida.
Gostei da abordagem V. colocou tudo m. bom Ignez. Beijos Tereza

-------------------------------------
JC,

querem colocar uma academia de ginástica no Jardim de Alah!!!!!
vida boa.heim....mulher rica é assim vai trabalhar somente ao meio dia!!!!rsrsrs
bjs
-------------------------------------
Oi Ignez,
em geral achei a carta ótima, mas farei apenas 2 comentários:
1) Acho que pedir para retirar a feira"hippie" da praça soa contraproducente. Claro que eu concordo mas acho inviável, portanto, melhor seria pedir para reduzir e ordenar a feira.
2) Eu tiraria o "por favor" ao se dirigir ao prefeito, usaria uma outra fórmula de linguagem.
Espero que tenha colaborado.
Beijo
Edith

------------------------------------

Ignez, boa tarde. Estou te enviando minhas sugestões da carta ao Prefeito, quanto a detalhes pequenos. Esta bem pontual, ótimo. Mas, entretanto discordo sobre a feira de organicos. Acabo de modificar meu cronograma de compra de verdes, pois estou cada vez mais empenhada em comprar somente produtos organicos. E que maravilha, poder comprar direto dos produtos, sem o atravessador ou mesmo no Zona Sul, que deixa muito a desejar. Hoje pedi uma verdura e tempero frances que será trazido na proxima semana a meu pedido, pois conversei diretamente com a pessoa que planta. Esta é a verdadeira feira de bairro. Não gostaria de ver desativa esta feira. Já incorporei aos meus habitos em tão pouco tempo. Mas entendo tua preocupação, e eu mesmo me surpreendi quando vi que a feira seria na parte de dentro da praça. Em função disso, minha sugestão é que vc. então peça que a feira seja retirada de dentro da praça e venha para a calçada no mesmo ponto. Acredito que atenderia a tua demanda a de todos que certamente já adotaram a feira de organicos. Abraços

RASCUNHO

Rascunho da carta que será enviada ao Sr.Prefeito.
Colaborem com suas opiniões !

Rio, 10/06/2010

Ao Exmo. Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro
Dr. Eduardo Paes
Ref: ocupação espaços públicos em Ipanema

Exmo. Sr. Prefeito,

O Projeto de Segurança de Ipanema, movimento voluntário e apartidário da sociedade, vem neste momento, lhe transmitir a nossa preocupação com o adensamento ocupacional de nossas calçadas, praças e jardins. Temos observado o aumento de autorizações, sem consulta aos moradores, para que diversas atividades se estabeleçam no bairro usando os locais públicos mantidos com os mais altos impostos da cidade.
1) FEIRA DE PRODUTOS ORGÂNICOS NA N. SRA. Da PAZ - não entendemos porque um local público é cedido para um grupo exercer nele atividades comerciais. Não duvidamos da qualidade e de tudo de bom que os produtos orgânicos podem oferecer à população. Sei que muitos de nossos voluntários, inclusive eu, são consumidores destes artigos. Eles podem ser encontrados nos vários supermercados, assim como nas inúmeras lojas de produtos naturais, do bairro. A Praça N. Sra. da Paz se encontra muito degradada: é dormitório de população de rua, suas grades são sistematicamente quebradas para que os mendigos possam entrar e dormir, suas árvores servem de guarda roupa de trapos e sacolas, já tem uma feira semanal que arrebenta com o calçamento, e não necessita de mais adensamento ocupacional e sim de um adotante que recupere o seu paisagismo e mantenha a segurança local. Quanto mais comércio houver ali, tanto mais difícil vai ser conseguir quem a adote.
2) VINICIUS DE MORAES – a rua Vinicius de Moraes entre a Prudente de Moraes e a Barão da Torre, atualmente é um aglomerado de população de rua, apontadores de jogo do bicho, camelôs etc. Para aumentar um pouco mais a balbúrdia, a prefeitura deu autorização para que um chaveiro se instalasse no trecho entre Prudente e Visconde. O que traz este comércio de benefício para o bairro, já super lotado de chaveiros? Nada. Só adensamento em um local que já se encontra muito degradado e saindo completamente do controle do poder público. Neste local temos diariamente: o chaveiro, dois bares, dois apontadores de jogo do bicho, ponto de burro sem rabo e como não poderia deixar de ocorrer uma ou duas famílias que ali se instalaram. Do outro lado da Visconde, a situação da Vinicius continua. Temos uma banca de jornal, que está ali há muitos anos, é verdade, espremida entre um bar que tem por hábito colocar seu estoque de cerveja na calçada, e mais cadeiras e a padaria Martinica. Qual é o resultado? Os camelôs que se instalam no local, simplesmente, já estão estabelecidos. É só a GM sair para o almoço ou depois de 17.30 que o local se enche de produtos falsificados e pirateados. A padaria Martinica já perdeu a conta do número de vezes que tentou refazer as jardineiras, sempre arrebentadas por esta concentração de atividades na sua porta. Ela por sua vez, também aproveita a desordem e coloca a máquina de assar frango, na calçada como se tornou o hábito estabelecido no local. Já reclamamos desta situação e, sobretudo, do chaveiro que é o mais novo premiado com um local público para exercer suas atividades privadas, sem nenhum bônus para a sociedade que mantém o local. O chaveiro se instalou há não mais que quinze dias sob a argumentação da administração regional de que ele seria o resultado de ajustes na realocação de ambulantes. O que o bairro e, sobretudo, os moradores e comerciantes da Vinicius de Moraes tem a ver e pagar por esta necessidade da prefeitura? A rua tem uma excelente loja fechadas há anos e que certamente, se tivessem um ambiente favorável à instalação de um comércio mais qualificado já estariam, há muito, gerando emprego, renda e impostos.
3) – VISCONDE ESQUINA COM GARCIA D’AVILA – tem um ponto de van, certamente pirata, pois ele não é sequer autorizado que para em plena Visconde de Pirajá, a principal artéria comercial do bairro trazendo todo tipo de transtorno aos moradores e criando ambiente de insegurança e degradação para a população. Fazem barulho, sujeira, atraem uma atividade paralela altamente danosa, como jogo do bicho, camelôs, e sobretudo deixam a população completamente impotente diante da ocupação de seus espaços sem que o poder público faça qualquer tipo de repressão. Não é admissível que qualquer um que queira venha a ocupar as nossas calçadas fazendo o que quer e bem entende.
4) – JARDIM DE ALAH – saiu na mídia que a mesma empresa que montou uma academia de ginástica na orla em 2008 e 2009, montaria outra no Jardim de Alah. O jardim que já foi um ponto alto do bairro, encontra- se completamente degradado, sujo, com os equipamentos quebrados, virou um parcão para cachorros, moradia de população de rua e local de coleta e revenda de catadores de lixo. Ora, se uma empresa vai usá-lo, o mínimo que deveria ser exigido é que a mesma adote o jardim, restaurando seu mobiliário e paisagismo e colocando segurança público/ privada no local.
5) – Farme de Amoedo – entre a praia e a Prudente – xixi, sujeira, depósito de lixo e local de estoque de barraqueiros.
6) manutenção das cerâmicas vermelhas e da parte de cimento da Visconde, é deplorável. O material é de pouca durabilidade, em pouco tempo de uso fica todo quebrado, com buracos dando um aspecto horrível às calçadas, prejudicando o comércio e os passantes. Propomos a troca por material mais nobre como granito.
7) – Feira Hippie – a feira começou há uns quarenta anos atrás com cerca de trinta artesãos. Hoje ela conta com 600 expositores e deixou de ser feira de artesanato há muito tempo. Transformou-se, infelizmente, em um camelódromo onde se vende de tudo: produtos falsificados, sem origem, contrabandeados, roupas, óculos, bonés, DVDs, bijouteria, industrializados etc. Como são diversos os órgãos públicos encarregados de organizar, fiscalizar e policiar o local: Fundação Kalouste Gulbenkian, receita municipal, receita federal, SEOP, Secretaria de Manutenção, Controle Urbano, PM, GM e Polícia Civil, fica impossível exigir uma ação saneadora mínimamente eficiente. Diante de tal fato, nós moradores de Ipanema profundamente incomodados com a desordem descontrolada a que somos submetidos todos os Domingos pedimos que a feira seja transferida para outro local, fora do nosso bairro, para que tenha condições mais adequadas em face às dimensões que tomou.

Sr. Prefeito, por favor, tome estas observações, não como críticas mas sim como a colaboração positiva dos moradores de Ipanema que querem resgatar seu bairro de um processo de favelização, que infelizmente ocorre em toda a cidade. Queremos que nossas praças, calçadas e praia sejam locais de convivência pacífica da população da população. Queremos a ocupação qualificada destes espaços, turismo de alto poder aquisitivo, que seja estimulante para a atividade econômica formal, geradora de renda e empregos. Atenciosamente

METRÔ IPANEMA

Enviado por Marcelo Dias -

Fim do sufoco

Morro do Cantagalo ganha elevadores para a estação do metrô de Ipanema

O governador Sérgio Cabral inaugura amanhã, às 10h, os dois elevadores que ligarão o Morro do Cantagalo à estação de metrô da Praça General Osório, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, com capacidade para transportar cem pessoas ao mesmo tempo. A obra é composta por duas torres, uma de 64 e outra de 31 metros, e foi erguida na Rua Teixeira de Melo. Atualmente, os moradores são obrigados a subir e descer por uma escadaria íngreme. Também participam do evento o ministro das Cidades, Márcio Fortes, o prefeito Eduardo Paes e o secretário estadual de Transportes, Sebastião Rodrigues.

BAIRROS.COM



Enviado por Fernanda Dutra -

Próxima estação: discórdia

O início das obras da Linha 4 do metrô, que vai ligar a Barra da Tijuca à Zona Sul, no último sábado, reacenderam as discussões sobre o traçado das estações. Segundo a Secretaria estadual de Transportes, São Conrado, Gávea, Leblon e Ipanema vão ganhar paradas. Mas, desses bairros, o único que tem a associação de moradores a favor do projeto é São Conrado. José Britz, presidente da Amasco, diz que o metrô vai trazer benefícios ao bairro:
- O metrô vai valorizar nosso potencial turístico e comercial, além de melhorar o trânsito - afirma Britz.
Já as associações de Ipanema, Leblon e Gávea ressaltam problemas no projeto e os impactos na região. Maria Amélia Loureiro, da AMIpanema, acredita que o bairro é muito pequeno para as três estações (General Osório, inaugurada no fim do ano passado; Nossa Senhora da Paz e Jardim de Allah) planejadas.
- Acho que é mais rápido caminhar da Praça General Osório à Nossa Senhora, são só três quarteirões. O impacto é muito grande para um percurso muito curto.
Já os bairros excluídos do projeto da Linha 4, Botafogo e Humaitá, pleiteam estações. O primeiro já tem uma, mas reuniu 20 mil assinaturas em prol de outra estação que ficaria próxima ao shopping Rio Sul. O Humaitá começa agora a fazer o seu abaixo-assinado a favor de uma parada no Largo dos Leões.

ARRAIÁ !!!!



Arraiá do Spantinha e do IpaBebê - Entrada Franca

Queridos Amigos do Ipa,É com grande alegria que convoco a todos para o Super Arraiá do Spantinha e do Ipa Bebê.

Dia: 03/07Horário:

Das 14:00 até as 17:00

Entrada FrancaLocal: Sede de Remo do Flamengo na Lagoa

Colabore com 1 Kilo de alimento não perecivel

Sugestão : Ir de táxi

Convidem toda a familia e os amigos também !

Teremos muitas atrações ,diversas brincadeiras, muitos brindes, comidas tipicas e muito espaço para a criançada se divertir.

BjsVivi

CONVITE

O Governador do Estado do Rio de Janeiro

Sérgio Cabral

o Ministro de Estado das Cidades

Márcio Fortes

o Vice - Governador do Estado do Rio de Janeiro

Luiz Fernando de Souza Pezão

o Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro

Eduardo Paes

o Secretário de Estado de Obras

Hudson Braga

o Secretário de Estado de Transportes

Sebastião Rodrigues

o Presidente do Metrô Rio

José Gustavo de Souza Costa

e o Diretor de Engenharia da Riotrilhos

Bento José de Lima

convidam para a cerimônia de inauguração do

Complexo Rubem Braga,

de acesso às Comunidades do Cantagalo Pavão-Pavãozinho.

Na oportunidade serão também inaugurados

o acesso Teixeira de Melo da Estação General Osório e os painéis

“Simpatia é Quase Amor”, com desenho de Ziraldo e texto de Zuenir Ventura

e “Violões da Bossa Nova”, de autoria de Urbano Iglesias e texto de Ruy Castro.

O evento será realizado às 10 horas do dia 30 de junho de 2010, quarta-feira,

na entrada principal do Complexo Rubem Braga, na Rua Barão da Torre,

em frente à Rua Teixeira de Melo - Ipanema – Rio de Janeiro – RJ.

ATA DA 65ª REUNIÃO

ATA PSI do dia 21 de Junho de 2010.

Reunião conduzida por Sandra Louzada.

1-Abordamosnovamente a questão do morador de rua que continua dormindo a noite na entrada do banco HSBC da Rua Vinicius de Moraes perto da Visconde de Pirajá. Este morador de rua, faz daquela calcada "sua casa"
.
O HSBC assim que o contatamos se manifestou e há uma pessoa do banco que continua a conversar conosco a respeito deste assunto
.
Há dias em que este morador não se instala ali, mas ainda há dias em que ele "acampa" na área e faz literalmente um acampamento.

Sandra Louzada ira falar com o HSBC novamente
.
2-Bruno Pereirado Quadrilátero do Charme pedira uma reunião com o secretario Carlos Roberto Osório para falar da situação das jardineiras/cachepos do bairro todo. Há um planejamento sim que deve ser seguido e segundo Bruno e de responsabilidade da Prefeitura, pois faz parte do Rio Cidade.

Bruno também comentou da situação negativa do calçadão da praia. Que esta todo irregular e em certas partes há "afundamento" da calcada. As pedras também estam muito desgastadas e isto então descaracteriza o desenho das mesmas. Bruno defende a importância desta manutenção, pois o calçadão da Praia de Ipanema e um ponto turístico muito importante. Ira também apresentar este tema ao Carlos Roberto Osório. Ressaltamos que o PSI pode se juntar à luta pela melhoria do calçadão sob a ótica da segurança dos moradores, que sofrem sérios riscos ao caminhar pelas pedras irregulares da orla e são obrigados a invadir a ciclovia para se exercitarem em segurança.

Também Bruno nos disse que foram feito já alguns benefícios na Praça Nossa senhora da Paz como a retirada de grades na área interna, e melhora na iluminação.

3-Falamos na situação precária da conservação das calcadas da Praça General Osório. Um dos participantes que mora ali perto, nos disse que muito destes problemas são causados por empresas como: Light, Cedae, Net etc, pois cada vez que eles vão fazer algum trabalho, não reparam a calcada com qualidade e ai o dano esta feito. Um dos participantes levou a informação de que a Ama Ipanema conseguiu a adoção da General Osório pela Oi. Mesmo assim achamos que devemos lutar para que a Feira se comporte ali como usuário do espaço, com responsabilidades como o cuidado com as pedras portuguesas e sua reposição quando necessário.
Bruno Pereira se disponibilizou a contatar a Light para iniciarmos uma conversa para mostrarmos um ponto especifico da praça, onde a Light fez trabalhos e não reparou a calcada da maneira adequada. Na parceria, caberá à Georgiana, pelo PSI, pesquisar e repassar para o Bruno o nome do responsável na Light pelo setor em questão. Muitos outros exemplos de descaso das concessionárias com o espaço público foram citados na reunião. O trabalho com a Light seria o começo dessa investida do PSI junto às concessionárias.

4-Edith ficou de enviar para Bruno Pereira o levantamento que ela e Roselene fizeram ano passado, onde mapearam todos os buracos das calcadas de Ipanema. Bruno acha que este material de pesquisa será muito rico e importante para ser apresentado ao Carlos Roberto Osório.

5- Foi apresentadoo cronograma da ação de limpeza na praia de Ipanema que será uma ação entre a ProRio e o PSI. A ação terá inicio no dia 01 de Agosto. A iniciativa foi conduzida pela Georgiana e representa vitória significativa na capacidade de luta do PSI mesmo fora do âmbito do poder público.

6-Sandra Louzadanos informou que o café Leone na Visconde de Pirajá – entre Garcia d’Avila e Aníbal de Mendoca - tem a intenção de fazer uma varanda com uma área maior do que e permitido por lei. Pede que pensemos em como abordar este assunto. Precisaremos antes verificar se isto confere.

8- Falamos da fiscalização que deveria ser feita na Rua Farme de Amoedo, pois dois dos bares desta rua, não respeitam a lei do silencio e parece que o barulho ali feito por alguns estabelecimentos e muito alto. Bruno Pereira sugeriu falarmos com o Leornardo que esta no lugar do Bernardo. Bruno ressalta que o cuidado com as ruas Farme de Amoedo e Vinicius de Moraes (da Nascimento Silva até a Vieira Souto) deve ser de responsabilidade da Prefeitura, uma vez que elas atraem dividendos para a cidade.

9 – Falamos da pertinência e da necessidade de atrair para o PSI síndicos com quem ainda não tenhamos feito contato, em ação a ser discutida e definida.

10 – Bruno acha que a Prefeitura respeita mais as opiniões dos moradores do Leblon do que a dos de Ipanema e credita isso à ação da Associação, que entende ser mais próxima das autoridades, de mais "média" no convívio com o poder público. A essa altura a reunião estava no final mas ouvimos com atenção e resolvemos voltar à questão para tratar de uma possível adequação à situação.

POLÊMICA



Polêmica

O pintor que carrega nas tintas em Ipanema

Globo


RIO - O céu é feito de pinceladas, em tons de azul. No banheiro, é noite; na cozinha, dia. As paredes estão cobertas de flores o ano inteiro. A geladeira, assim como o fogão, é colorida. Pela sala, há restos de poesia - pode-se dizer assim? - das últimas estripulias artísticas que deixariam um virginiano traumatizado pelo resto de sua existência astral: pincéis sujos, luvas usadas, latas de spray borradas de tinta e telas, muitas telas. Um fio de luz ilumina um tronco de árvore, com rostos entalhados, cujos olhos parecem ansiar por uma fuga pela janela. O ateliê do pintor Andrea Brandani, de 48 anos, em Ipanema tem a estética e a anarquia das ruas, relata Carla Rocha em reportagem publicada no GLOBO deste domingo.
O artista mora na Rua Vinícius de Moraes. Ele faz do bairro seu quintal, onde brinca de interferir na paisagem, esculpe árvores, grafita elefantes em fachadas de lojas e bancas de jornais, interage com porteiros e, às vezes, a contragosto, com a polícia. A arte de rua - ou street art - exige até um certo fôlego de atleta: no jiu-jítsu, Brandani é Shaolin. É comum ter que correr atrás das obras que, após terem sido forjadas durante meses na madeira gasta de árvores mortas, são arrancadas do chão por garis.
" O que não falta é espírito de porco e gente maluca por aí. Os troncos estão secos há mais de dez anos. Ninguém nunca olhou para eles. Mas é só virarem esculturas para um ignorante aparecer gritando que eu matei a árvore "
- O que não falta é espírito de porco e gente maluca por aí. Os troncos estão secos há mais de dez anos. Ninguém nunca olhou para eles. Mas é só virarem esculturas para um ignorante aparecer gritando que eu matei a árvore. É comum também o morador pedir para retirar o toco só para ganhar espaço de garagem - diz Brandani.
Mineiro, filho de um inspetor do Banco Central e sobrinho de um banqueiro, Brandani foi criado numa família de classe média que o estimulava a ser o que bem entendesse. E sempre esteve à vontade. Formado em educação física e direito - ainda defende uma causa ou outra para fechar as contas do mês -, ele fez aos 5 anos seu primeiro autorretrato. No final da adolescência na Zona Sul, casou-se com a atriz Nicole Puzzi, com quem tem uma filha de 27 anos. É tarólogo e quiromante. A miscelânea da vida imita a da arte.
- Se me acham louco? Mas que artista não foi? De Picasso a Modigliani, não escapa um. O Pollock (Jackson Pollock, ícone do expressionismo abstrato) não fez xixi na lareira da casa do Guggenheim? - costuma responder, perguntando. - Me acho muito normal. Só fui louco no sentido de nunca ter deixado o dinheiro pesar.