ELEVADOR



Novo cenário

Passarela do elevador no Morro do Cantagalo é instalada e muda a paisagem de Ipanema


O Globo


RIO - Foi instalado neste sábado o trecho final da passarela entre as duas torres do elevador que liga a Estação General Osório do metrô ao Morro do Cantagalo, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. Moradores do entorno acordaram cedo para acompanhar a operação da janela ou nos arredores da obra.

A estrutura tem 18 toneladas, 24 metros de comprimento e 3,50 metros de altura e largura. Ela foi instalada a uma altura de 54 metros e mudou a paisagem da Zona Sul do Rio. Um guindaste especial, capaz de sustentar até 220 toneladas, foi usado na operação que envolveu mais de 30 homens e durou cerca de uma hora.
Segundo Juliano Penteado, gerente de produção da obra, essa foi a etapa mais complexa da obra e o elevador está praticamente pronto. "Fica faltando apenas os acabamentos e a limpeza final das torres e a urbanização do entorno da obra", disse ele, em nota divulgada à imprensa.
Em nota, o diretor de Engenharia da Secretaria estadual de Transportes, Bento Lima, comemorou: "Se tivéssemos vento acima de 4 metros por segundo não poderíamos erguer a passarela e teríamos que atrasar a obra. Mas deu tudo certo e agora sim podemos dizer que unimos o morro e o asfalto em Ipanema".
A primeira parte da passarela não foi suspensa, pois os técnicos optaram por construí-la em cima, sobre andaimes na encosta da comunidade, já que a altura era menor. As duas torres, de 64 metros e 31 metros, podem transportar até 100 pessoas ao mesmo tempo e são revestidas por lâminas metálicas coloridas. A mais alta conta com elevador panorâmico e um mirante, de onde será possível avistar as praias de Ipanema e Leblon, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Corcovado.
A inauguração da obra está prevista para o final de junho.

MOVIMENTO

Assunto: Manifestação pública pela extinção do fator previdenciário, 30 de maio, domingo,10h


Concentração dia 30 de maio, domingo, às 10:00h.

Praia de Copacabana – Posto 5.

Usar camisa verde, cor da esperança, ou branca, cor da paz.
-----------------------------------------------------
Manifestação pública a favor da extinção do fator previdenciário

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 20, criticou a aprovação no Congresso Nacional do fim do fator previdenciário após ser aprovado por unanimidade no Congresso Nacional. Em discurso de encerramento da 13ª Marcha dos Prefeitos, Lula sinalizou que deve vetar parte da proposta. Os aposentados brasileiros obtiveram uma vitória nesta quarta-feira no Senado. Os senadores aprovaram o PLV 2/10, que reajusta em 7,72% as aposentadorias e pensões acima de um salário mínimo e acaba com o fator previdenciário. A matéria foi aprovada sem qualquer alteração e por isso não precisará retornar à Câmara. Este é o cenário no qual vivemos, quando nossos direitos, enfim, são reconhecidos vem o medo do VETO presidencial com alegações mesquinhas e impróprias.
Vamos nos fazer ouvir, basta de prejudicarem os aposentados!
Participe da manifestação pública no dia 30 de maio para lutar contra o VETO do presidente Lula. Vamos às ruas lutar pela extinção do fator previdenciário para as futuras aposentadorias e para aqueles que já se aposentaram sob o regime do fator previdenciário.
------------------------------------------------------------------------------
"30 de maio, dia da nossa manifestação pública a favor da extinção do fator previdenciário para os aposentados com retroatividade para todos".
É meu direito, É seu direito, É nosso direito !
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Miriam Barros Teixeirae-mail: miriam19novembro@yahoo.com.brTel.: (55) 21 22673663 / (55) 21 81239984Skipe: miriam.barros.teixeira

Maria Luiza Landrino
e-mail : luizalandrino@yahoo.com.br
Tel.: (55) 21 30795406 / (55) 21 81042002


Movimento ACORDO JÁ!
No Twitter: http://twitter.com/MovAcordoJa E-mail: movimentoacordoja@gmail.com
Blogue: http://movimentoacordoj.wordpress.com/Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid =7385776900168121497&rl=t Youtube: http://www.youtube.com/user/Movimentoaco rdoja



CHOQUE DE ORDEM

Choque de Ordem fecha cinco bares no Morro Pavão-Pavãozinho

O Globo

RIO - Agentes da prefeitura e policiais militares fecharam cinco estabelecimentos no alto do Morro do Pavão-Pavãozinho, em Ipanema. Dois deles não possuíam alvará de funcionamento e os outros três foram obrigados a fechar as portas por desrespeitar normas da Vigilância Sanitária.
Ao todo, 50 homens participaram da Operação Choque de Ordem, que teve como objetivo cumprir 13 editais de fechamento emitidos pela prefeitura na última terça-feira. Proprietários de oito desses bares obedeceram a determinação e não estavam funcionando nesta sexta-feira.

SHOW

Arpoador terá show de música gratuito no domingo

O Globo



RIO - O projeto Outono Rio vai animar o Arpoador com um show neste domingo. O evento será no palco montado no Parque Garota de Ipanema e terá entrada franca. A abertura será feita pela banda Calçadão Carioca. Os convidados são Luis Carlinhos e Gabriel Moura. Os shows começará às 17h.
- O outono é a melhor estação do ano para curtir o Rio, pois a temperatura mais amena convida o carioca a curtir mais a orla da cidade. O Outono Rio vai celebrar a estação com uma música que é a cara do Rio em um local que tem tudo a ver com a produção cultural carioca mais alternativa, que é o Arpoador - afirma o secretário de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.
O Outono no Rio vai acontecer ainda em mais três dias de junho: 6, com Rogê; 13 com o cantor Baía. Fechando o projeto, todos os músicos do grupo 04 Cabeça vão se apresentar juntos no sábado, 19 de junho, com a formação original.

LEVANTAMENTO

Areias de Ipanema, Recreio, Guaratiba e Prainha são consideradas 'ótimas'

Rio - O Boletim de Avaliação Quinzenal da Qualidade das Areias das Praias Cariocas, referente ao período de 9 a 23 de maio, considerou "ótimas" as areias do Pontal (Recreio dos Bandeirantes), Guaratiba, Prainha e Ipanema, no trecho da Rua Paul Redfern.

O levantamento faz parte do Projeto Praia Limpa, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Em publicação no Diário Oficial do Município desta quinta-feira, englobando praias abrigadas e oceânicas, foi avaliada como "boa" a qualidade das areias das praias de Ramos, Botafogo, Central (Urca), Copacabana (Rua Souza Lima), Ipanema (Praia do Diabo), Barra da Tijuca (Avenida do Pepê e Condomínio Barramares), da reserva e da Macumba (Recreio dos Bandeirantes).

Na avaliação como "regulares", foram listadas as areias das praias do Flamengo, da Brisa e de Sepetiba, Vermelha (Urca), Leme, Copacabana (ruas República do Peru e Barão de Ipanema), Ipanema (Arpoador), Leblon (avenidas Bartolomeu Mitre e Visconde de Albuquerque), São Conrado (descida de asa delta), Barra da Tijuca (Avenida Ayrton Senna) e Grumari.

O boletim quinzenal aponta como "não recomendadas", pela quantidade excessiva de coliformes fecais e da bactéria Escherichia coli, as areias das praias da Imbuca, José Bonifácio e da Moreninha (Ilha de Paquetá), da Bica, Engenhoca e da Guanabara (Ilha do Governador), Ipanema (Rua Maria Quitéria), São Conrado (Hotel Nacional) e da Barra da Tijuca (Quebra-Mar).

ANCELMO .COM



Enviado por Aydano André Motta -

Boneco artista

Cópia fiel

Tem gente pela cidade tomando susto com o boneco da foto, uma cópia fiel de Paulo José, o querido ator. Primeiro, causou alvoroço em alguns botequins (teve bebum achando que tinha exagerado e estava vendo coisas), e, no fim de semana, chamou a atenção da turma que andava pelo calçadão de Ipanema. É uma ação promocional de "Quincas Berro D'Água", filme estrelado por Paulo, em cartaz desde sexta-feira.
Passado o susto, o povo, claro, tira foto com o boneco.

CONVITE


JARDIM DE ALAH -

Defensores dizem que seria a salvação

Caio de Menezes, Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO -

Bruno Pereira, diretor superintendente do Quadrilátero do Charme de Ipanema – área situada entre as ruas Aníbal de Mendonça e Joana Angélica e as avenidas Vieira Souto e Epitácio Pessoa – afirmou que a intenção do grupo não é entregar o Jardim de Alah à iniciativa privada.
– Existem ali um ponto final de van, depósito de lixo para reciclagem, narcotráfico. Depois de o estado resolver esses poréns, buscaremos a iniciativa privada para que patrocine atividades de baixo impacto para a população do entorno e com retorno positivo. O Jardim tem de ter atrativos, para que seja ocupado e utilizado. Só assim essas mazelas não persistirão.
De acordo com Bruno Pereira, o estado atual do Jardim de Alah se reflete no comércio da vizinhança.
– Tudo de ruim, urbanisticamente falando, é encontrado no entorno do jardim – avaliou. – É impossível continuar com apenas 70% da iluminação funcionando. As pessoas não podem ficar preocupadas em atravessar o canal para fazer compras no fim do dia, que é o horário de pico do comércio.
Para a presidente da Associação Comercial e da Associação de Moradores e Amigos do Leblon, Evelyn Rosenweig, o Jardim de Alah tem de ter seus “charme e elegância resgatados”.
– Quando criança, o grande passeio era passar as tardes de domingo no Jardim de Alah. Isso tem de ser resgatado. Por isso, pensamos em uma ciclovia, pista de corrida e, até mesmo, um quiosque, desde que não venda bebida alcoólica. O local está abandonado e colocam tudo na conta da Cruzada São Sebastião, em vez de consertar o que está errado – disse ela referindo-se à comunidade vizinha ao Jardim, na avenida Borges de Medeiros.
A presidente da Associação de Moradores de Ipanema, Maria Amélia Fernandes Loureiro, afirmou que as ideias partiram de reclamações e pedidos dos moradores de Leblon e Ipanema.
– O choque de ordem tem que passar pelo Jardim de Alah – ressaltou. – A construção de um palco para apresentação de orquestras e um ponto de venda de flores são algumas das reivindicações de quem vive nas redondezas.

EMAIL ENVIADO

Ignes,

A loja da Osklen não seria Maria Quitéria com Prudente ?
O problema maior não é a Osklem, mas o pessoal que frequenta o Emporio à noite. Fazem uma sugeirada, largam copos , garrafas, vomitam pela calçada.
Pela manhã é um nojo. A loja até se esforçou colocando as palmeiras, mas os vândalos não permitiram seu desenvolvimento. Como os problemas ocorrem à noite e de madrugada, não dá para eles controlarem.
O grande problema mesmo que aflige quem mora lá são os pivetes que andam em bando, em geral ao anoitecer e ficam rodando o quarteirão. Ja entrei na Osklem, no Everest, no prédio dos vizinhos , já perdi a conta de quantas vezes, não só eu como várias pessoas que conheço.

Mª Helena

EMAIL RECEBIDO

From: Inspetor Figueiredo

To: Ignez

Ignez!
Estou encaminhando CÓPIA deste e-mail para as Equipes BRAVO que atuam comigo no horário compreendido entre 16:00 e 00:00 hs e também para a Inspetora Bruna que coordena as Equipes ALPHA que atuam pela manhã.
Temos feito um combate efetivo aos menores que cometem Atos Infracionais Análogos aos Crimes do Código Penal, mas só podemos retê-los em caso de Flagrante de Delito e nossos agentes poderiam ser punidos, caso submetessem essas crianças a constrangimento e isso nós não faremos.
Ainda assim temos acionado o Conselho Tutelar e feito encaminhamento aos abrigos da Prefeitura para aqueles que circulam sem destino ou recursos, vagando em nossa circunscrição, porém os abrigos NÃO PODEM mantê-los ali contra a vontade e a Lei (segundo minha ótica pessoal) é muito leniente com os RESPONSÁVEIS por essas crianças em VERDADEIRA situação de risco.
No site da Polícia Civil (http://www.policiacivil.rj.gov.br/), link do DEDIC existe a OPÇÃO para o CIDADÃO fazer as DENÚNCIAS DO BAIRRO e estas serão encaminhadas DIRETAMENTE para a 14ª DP/Leblon para nosso tratamento.Peço que seja divulgada ESSA IMPORTANTE FERRAMENTA disponibilizada aos moradores de Ipanema e Leblon através dos canais competentes do PSI e associações de moradores.Agradecemos desde já à Srª Maria Helena pela denúncia feita através do PSI e estaremos encaminhando a solicitação também ao 23º BPMERJ, após realizar pesquisa em nossos BANCOS DE DADOS sobre delitos que porventura estejam ocorrendo na região citada.
Lembrando sempre que SER MENOR e ANDAR EM BANDOS não constituem crime, apesar de contribuir para a sensação de insegurança dos moradores, acrescentando que a DISTRIBUIÇÃO DOS EFETIVOS DA Polícia Militar e as INVESTIGAÇÕES da Polícia Civil são sempre norteadas pela chamada MANCHA CRIMINAL, portanto as VÍTIMAS PRECISAM REGISTRAR AS OCORRÊNCIAS na unidade ou pelo DEDIC.

RACHA

Um racha entre o mar e a lagoa

André Balocco, Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - Um racha do tamanho do canal do Jardim de Alah está movimentando os dois bairros mais charmosos do Rio. De um lado o presidente do Conselho Comunitário da Região 23, Augusto Boisson, e moradores do entorno do parque, temerosos de uma ocupação desordenada; do outro empresários e associações de moradores comerciais de Ipanema, cansados de verem a região abandonada e tomada por mendigos. No meio, um jardim construído em 1938 e que teve o nome inspirado no filme The Garden of Allah, com Marlene Dietrich e Charles Boyer, lançado dois anos antes. O objeto da discórdia: a implantação de quiosques para venda de flores, nos três módulos do parque, e a realização de espetáculos de teatro infantil.
– O município quer é arrecadar, entregar a administração pública à iniciativa privada. Quero saber quando a prefeitura vai adotar o Rio – ataca Boisson, sem temer a pecha de ranzinza, certo que está ao apontar o município como o único responsável pela manutenção do parque.
Boisson diz ter alternativa à tentadora proposta, apresentada em reunião na semana retrasada no próprio Jardim de Alah entre o criador do projeto Quadrilátero do Charme, Bruno Pereira, o subprefeito da Zona Sul, Bruno Ramos, e as presidentes das Associações de Moradores do Leblon, Evelyn Rosenzweig, e de Ipanema, Maria Amélia Loureiro. Segundo ele, basta que o município trabalhe constantemente para manter a praça limpa e segura – uma imagem bem distante da flagrada pela reportagem do JB na semana passada, em que a rotina de mendigos e garis da Comlurb dormindo nos bancos se misturava a grades quebradas e jardins mal cuidados.
– A minha preocupação é que deixem aquilo se deteriorar de propósito – explica Boisson, expondo as razões de sua negativa. – A tendência é, abrindo o comércio ali dentro, um adensamento de pessoas, o que vai trazer outras atividades paralelas, como churrasquinho e pagode, e a descaracterização da região. Aquilo é um jardim. Não pode ter atividade comercial. Daqui a pouco, vão estar vendendo calcinha e sutiã nos arredores.
Faz sentido. Pelo histórico de ausência do poder público, que atravessa as administrações de diferentes matizes ideológicas, Boisson consegue se justificar, assim como Gladys Vieira Nunes, moradora e presidente da comissão de amigos do Jardim de Alah:
– O loteamento deste local é um crime contra o patrimônio – critica Gladys. – Os três módulos que compõem o Jardim de Alah formam uma joia preciosa e de uma beleza tão harmoniosa que têm que ser preservada de maneira criteriosa.
A moradora Edite Nobre pede uma política pública de preservação coerente ao lembrar as Apacs (Área de Proteção de Ambiente Cultural).
– Para uma prefeitura que cria APACs em prédios inservíveis dos mesmos bairros, convenhamos que o intuito de preservar é o que menos importa. Ela preserva o que não é para preservar e destrói a história da cidade.
Com a palavra, a cidade!

DESPERDÍCIO



Desperdício

Leitor mostra refletores acesos durante manhã de sol na Praia de Ipanema


Ricardo Milgram


RIO - A iluminação do Posto 8, em Ipanema, Zona Sul do Rio, fica acesa durante todo o dia. Quatro holofotes do posto e as luminárias dos postes, no canteiro central da Avenida Viera Souto, permanecem acesas entre a Rua Joaquim Nabuco e Avenida Rainha Elizabeth da Bélgica de manhã. A nova taxa de iluminação pública foi criada para melhorar a iluminação durante o dia? Tentei falar com a Rio Luz, mas ninguém atendeu. As fotos foram tiradas nesta segunda-feira por volta das 09:30h.