SEBOS



Sebos renovam estilo e encontram espaço para conviver com livrarias

Lojas abandonam imagem de desorganização e apostam em diversificação de acervo

Vinicius Albuquerque, do R7


O sebo Livros, Livros e Livros, em Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, que une estilo sofisticado e diversidade de acervoOs preconceitos e estereótipos com relação aos sebos, como lojas de livros usados e empoeirados, desorganizadas ou como mero depósito de livros raros (e caros), esgotados ou baratos e deteriorados estão com os dias contados. Lojas com acervos organizados, limpas e bem cuidadas e com vendas pela internet são a nova ordem no comércio de livros usados.
Uma ferramenta surgida em 2005 responde por boa parte desse novo ritmo no negócio de sebos, o site Estante Virtual. Quando surgiu em 2005 contava com 18 sebos cadastrados; hoje são mais de 1.600, entre lojas, livreiros virtuais e leitores que cadastram livros que queiram vender.
Segundo a coordenadora de marketing do site, Ana Paula Alencar, são vendidos por dia cerca de 5.000 livros da Estante Virtual. Desde o lançamento do site já foram vendidos 30 milhões de livros, em cerca de 45 milhões de visitas no período. A visitação diária atualmente é de 110 mil pessoas por dia.
- Com a Estante houve uma maior organização das lojas, principalmente dos acervos. Para que o sebo se cadastrasse no site foi preciso que fizesse essa organização.
O site inclusive favoreceu o surgimento de novas lojas físicas.
- É grande o número de pessoas que começaram cadastrando alguns livros para venda e acabaram abrindo a própria loja
Repaginada

Segundo Ana Paula, o perfil dos sebos hoje mudou: as lojas se organizam mais, para prestar um serviço mais eficiente nas vendas através da estante e atender encomendas pelo correio. Além disso, as lojas vão deixando para trás o estereótipo de um depósito de livros empoeirados e mal arrumado.
Um exemplo é a Livros, Livros e Livros, em Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, da livreira Letícia Werneck Streithorst, 34. A ideia de uma livraria veio da paixão pelos livros.
Ela teve uma loja entre 2003 e 2006, quando então precisou vender o negócio para se mudar para São Paulo, acompanhando uma transferência do marido no trabalho.
- A alma do sebo é o livreiro, é preciso estar ali, no balcão, para ver o que se vai acrescentar ao acervo. De longe não seria possível tocar o negócio. Mas vendi apenas o ponto comercial, mantive o nome e a marca.
Na capital paulista, no entanto, não encontrou espaço para sua ideia, de um sebo mais sofisticado, longe do estereótipo de poeira, bagunça livros raros. Quando voltou para o Rio, herdou uma biblioteca e reabriu, há cerca de um mês, a loja com a sofisticação que planejava em Ipanema. Segundo ela, 40% das encomendas da loja chegam através da Estante Virtual.
Volta às aulas
Segundo Ana Paula, os períodos de volta às aulas, no início do ano e logo após as férias de julho, são os mais aquecidos para as vendas, e os melhores mercados, tanto em vendas como em números de sebos, são as regiões Sudeste e Sul do país.
Há no site hoje 6 milhões de livros cadastrados, que podem ser encontrados através da ferramenta de busca da Estante.

OUTRAS IMAGENS


1ª FOTO- Recapiamento da Vieira Souto ,sentido Leblon
2ªFOTO - Vista do elevador da calçada da Teixeira de Melo

GINÁSTICA NA PRAIA


Nova aparelhagem de ginástica está sendo instalada nas areias da praia.

OPERAÇÃO BAR LEGAL

Operação Bar Legal interdita bar em Ipanema

O Globo

RIO - O Bar e Café Andorinha, em Ipanema, foi interditado nesta sexta-feira por falta de limpeza, durante Operação Bar Legal, realizada pela Subprefeitura da Zona Sul e a 6ª Região Administrativa. Os fiscais também multaram a Padaria Caiçaras, na Gávea, por exercer atividade em desacordo com o alvará.
No Bar e Café Andorinha (Rua Vinícius de Moraes, 101), agentes da Vigilância encontraram, além da sujeira, foco de barata no balcão de atendimento. A interdição ocorrerá até que se cumpra as exigências dos agentes sanitários. O bar deverá realizar uma limpeza geral e reforçar a dedetização dos ambientes. Já a Padaria Caiçaras (Rua Marques de São Vicente, 216) foi multada por o funcionava também como restaurante self service sem permissão.
Participaram da operação também a Vigilância Sanitária e a Inspetoria Regional de Licenciamento e Fiscalização (IRLF).
"Temos recebido muitas reclamações desses bairros. Vamos reforçar a fiscalização", afirmou, em nota, Leonardo Spritzer, administrador da 6ª Região Administrativa.

EU REPORTER



Obras danificam calçadas em Ipanema
O entra e sai de caminhões da obra do Metrô na Rua Barão da Torre, em Ipanema, com manobras sobre as calçadas, destruíram fradinhos e calçamento de alguns prédios entre a Jangadeiros e a Teixeira de Melo

PRÓXIMA REUNIÃO

A próxima reunião do Projeto de Segurança de Ipanema será, segunda feira dia 10/05 às 18hs. no Colégio Notre Dame .


SUGESTÃO DE PAUTA

Balanço reunião chefe da polícia civil

Preparação reunião Beltrame

Carnaval e réveillon 2010 –MP


Praia – cobrança – envio do projeto Rio Praia Linda e do termo de adesão dos barraqueiros

Metrô N. Sra. da Paz

Cantagalo – andamento instalação do POUSO

Projeto de restauração da vegetação de restinga da orla

Ação HSBC e loja Osklen – Joana c/ Prudente

Coleta seletiva na praia




ACESSE O NOSSO BLOG – WWW.PSIPANEMA.BLOGSPOT.COM

PROJETODEIPANEMA@TERRA.COM.BR

CARTA ENVIADA - OSKLEN


À diretoria da Osklen
a/c Gabriel – gerente da loja da rua Prudente de Morais 1102


Prezados srs.,

Meu nome é Ignez Barretto e sou coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema, movimento da sociedade voluntário e apartidário, cujo objetivo é colaborar para a baixa dos índices de violência e criminalidade no bairro, entendendo que o combate à violência não se restringe à repressão. Para nós, um lugar, limpo, bem cuidado e bonito cria um ambiente favorável à melhoria da ocupação ordenada e segura do espaço público. A calçada e as jardineiras da loja da Osklen situada à rua Prudente de Morais 1102, se encontra infelizmente, com aspecto muito feio. As palmeirinhas têm à sua volta um canteiro que há muito tempo não tem conservação, as jardineiras da Rua Prudente de Morais estão em estado lastimável e o calçamento também deixa muito a desejar. Sei que a Osklen é muito envolvida com as questões ambientais, adotou através do Instituto E o parque Garota de Ipanema e também através do mesmo instituto foi intermediária da adoção dos projetos de restauração da vegetação de restinga na orla. São serviços de valor inestimável para o bairro. E exatamente por este motivo, nos causa espécime, o desleixo em relação à uma loja de sua cadeia em local tão nobre de Ipanema. Sabemos de toda a dificuldade na manutenção de jardineiras e calçadas utilizadas pelo público em geral, mas também sabemos que quando elas são conservadas, cuidadas e bonitas, o público respeita. Temos vários exemplos de jardins e jardineiras bem cuidadas em frente a prédios residenciais em Ipanema, e que se mantém íntegros, é uma questão de cuidado e vigilância. Sugerimos também que se coloque material mais nobre na calçada. Ficaria muito bonito. Embora saiba do bom relacionamento da Osklen, via Instituto E com a sub- prefeitura e a VI RA, nos colocamos à inteira disposição para qualquer ajuda que se faça necessária.


Maria Ignez Barretto – coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema

21- 25232302/93984020 – ignezb@alternex.com.br
WWW.psipanema.blogspot.com




PRAÇA GENERAL OSÓRIO

Enviado por Eduardo Zobaran -

Os buracos da General Osório

Quando o psicanalista Paulo Próspero ligou para a redação do caderno Zona Sul do jornal O GLOBO pedindo que visitássemos a Praça General Osório, em Ipanema, não dava para imaginar que encontraríamos o local em situação tão abandonado. Logo que chegamos, vimos uma pilha de pedras portuguesas soltas. Enquanto isso, na praça, que recentemente recebeu uma estação do metrô, era difícil encontrar algum ponto sem buracos causados pelas pedras portuguesas que se soltam do piso.

CARTA ENVIADA



À presidência do HSBC Bank Brasil S. A.
a/c Jacson Junger – gerente de serviços ao cliente – agência Vinicius de Morais – Ipanema – Rio de Janeiro
assunto: entrada da agência situada à rua Vinicius de Morais em Ipanema – Rio de Janeiro


Prezados srs.,

Meu nome é Ignez Barretto e sou coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema, movimento da sociedade voluntário e apartidário, cujo objetivo é colaborar para a baixa dos índices de violência e criminalidade no bairro, entendendo que o combate à violência não se restringe à repressão. Para nós, um ambiente, sujo, mal cuidado, escuro etc., cria a oportunidade de mais ocorrências criminais. Antes da agência do HSBC se instalar na rua Vinicius de Morais, o lugar era ocupado por um cabeleireiro que tinha grades que impediam a população de rua fazer daquele local seu ponto de dormida e da guarda de sua tralha. Na ocasião da obra, voluntários do Projeto de Segurança de Ipanema estiveram com os responsáveis e pediram que as grades não fossem retiradas, pelos motivos expostos acima. Quando a agência inaugurou, efetivamente se mantiveram as grades por um tempo, assim como os vasos com flores que compunham uma ambientação agradável e que valorizava aquele trecho da rua. De um tempo para cá, infelizmente as grades foram retiradas, os vasos estão vazios e o que já era previsto aconteceu. O lugar se transformou em dormitório e depósito da população de rua, criando um ambiente de sujeira, degradação que causa medo aos moradores. Vimos pedir que providências sejam tomadas no sentido de resolver este problema de solução simples: recolocar as grades e fazer um pequeno projeto paisagístico para embelezar e valorizar o local. A entrada da agência do HSBC na rua Vinicius de Morais, ponto nobre de Ipanema, é um desrespeito aos seus clientes, aos moradores do entorno e ao bairro onde está instalada. Ela não condiz, com a imagem de prestígio, eficiência, e responsabilidade comunitário- social desta instituição.
Na certeza de que o HSBC é o maior interessado em dar à população de Ipanema um atendimento à altura de seus serviços, subscrevemo-nos, atenciosamente


Maria Ignez Barretto – coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema

21- 25232302/93984020 – ignezb@alternex.com.br
WWW.psipanema.blogspot.com




ILUMINAÇÃO PÚBLICA


ILUMINAÇÃO DE IPANEMA


PREFEITURA INICIA PROJETO DE AMPLIAÇÃO DA ILUMINAÇÃO DE IPANEMA


Também foram anunciados projetos que beneficiarão três bairros da Zona Norte A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, por meio da Rioluz, deu início hoje a requalificação e ampliação da iluminação pública de 748 pontos de luz em 20 logradouros do bairro de Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro. Os projetos Ipanema I e II incluem as principais vias como a Rua Visconde de Pirajá e as tradicionais quadras do bairro. Os projetos terão um investimento de R$ 1 milhão e devem ser concluídos em 90 dias. O secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio também anunciou novos projetos de iluminação urbana na Tijuca, no Méier e em Madureira, Zona Norte do Rio de Janeiro.“A Rioluz perdeu ao longo doa anos sua capacidade de atendimento, mas agora a prefeitura está fazendo um esforço e realizando uma série de programas para reverter este quadro e melhorar a iluminação pública na cidade”, afirmou o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio.O Projeto Ipanema I, referente à iluminação da Rua Visconde de Pirajá e da Praça Nossa Senhora da Paz, terá investimento de R$ 374 mil e inclui a instalação de 268 luminárias com design moderno e alto rendimento. As lâmpadas de multivapor metálico tem potência de 100 watts. O novo equipamento proporcionará, com o mesmo consumo de energia elétrica, um aumento de 30 % na luminosidade.No Projeto Ipanema II, no valor de R$ 626,9 mil, serão substituídas todas luminárias existentes por outras de melhor performance, equipadas com lâmpadas a vapor de sódio de 250 watts de potência e novo design. Os postes, que hoje só iluminam as vias de trânsito, ganharão braços menores para iluminar também as calçadas, utilizando luminárias com lâmpadas multivapor metálico de 100 watts de potência.As ruas contempladas com a nova iluminação serão: Paul Redfern, Aníbal de Mendonça, Garcia D´Ávila, Maria Quitéria, Joana Angélica, Vinícius de Morais, Farme de Amoedo, Jangadeiros, Barão de Jaguaripe, Nascimento Silva, Redentor, Barão da Torre, Aberto de Campos, Almirante Sadock de Sá, Prudente de Morais, Desembargador Renato Tavares, Gorceix e a Avenida Henrique Dumont.–

Mais informações:Secretaria Municipal de Conservação e Serviços PúblicosAssessoria de Comunicação
Márcia Penna Firme – 8909.2001
Mariana Jucá – 8909.1997

ILUMINAÇÃO PÚBLICA


Ipanema, zona sul do Rio, ganha novos postes de lu
z
Projeto avaliado em R$ 1 milhão vai reformar mais de 700 unidades na cidade

Do R7, no Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Rioluz, iniciou nesta quarta-feira (5) a requalificação e a ampliação da iluminação pública em 20 locais de Ipanema, zona sul da cidade, num total de 748 pontos de luz. Segundo a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, os projetos terão um investimento de R$ 1 milhão e devem ser concluídos em 90 dias.

Os projetos Ipanema I e II incluem as principais ruas do bairro, como Visconde de Pirajá, Vinícius de Moraes e Farme de Amoedo
.
O projeto Ipanema I, referente à iluminação da rua Visconde de Pirajá e da Praça Nossa Senhora da Paz, terá investimento de R$ 374 mil e inclui a instalação de 268 luminárias com design moderno e alto rendimento. O novo equipamento proporcionará, com o mesmo consumo de energia elétrica, um aumento de 30% na luminosidade.

No projeto Ipanema II, no valor de R$ 626,9 mil, serão substituídas todas as luminárias existentes por outras de melhor desempenho, equipadas com lâmpadas a vapor de sódio de 250 watts de potência e novo design. Os postes, que hoje só iluminam as vias de trânsito, ganharão braços menores para iluminar também as calçadas, utilizando lâmpadas multivapor metálico de 100 watts de potência.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Depois de Ipanema, próximos bairros a ter iluminação renovada são Tijuca, Méier e Madureira

Selma Schmidt

RIO - Após iniciar os serviços de requalificação da iluminação de vinte ruas de Ipanema, na tarde desta quarta-feira, o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, anunciou que os próximos bairros a receber o programa serão Tijuca, Méier e Madureira, nesta ordem. A expectativa é a de que o projeto chegue à Tijuca em dois meses. Nesses três bairros, deverão ser usados recursos da nova taxa de iluminação, a Cosip. Em Ipanema, serão mudados 748 pontos de luz. Entre as vinte ruas beneficiadas está a Visconde de Pirajá.

BOA VIDA !!!!!!!!


TREMENDO SONINHO GOSTOSO !!!
Rua Prudente de Morais,quase esquina de Joana Angélica,11hs da matina !!!!!quem pode ,pode !!!!!

QUE NOVIDADE !!!!




Procuradora queria adotar criança para sacrifício em ritual religioso

Redação SRZD
De acordo com o relato de uma voluntária do Conselho Tutelar, o motivo da procuradora Vera Lúcia Gomes querer adotar a criança seria usá-la em um sacrifício para uma religião satânica. O Ministério Público pediu a prisão preventiva dela, nesta terça-feira. A Justiça ainda deve decidir se vai ou não decretá-la.
Vera Lúcia não é vista no edifício, em que reside, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde terça-feira.

O Ministério Público anexou imagens que comprovam que a menina de dois anos foi agredida violentamente. Os olhos da vítima aparecem com hematomas e muito inchados. A procuradora foi indiciada por tortura e racismo.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA


Presentes o subprefeito Bruno Ramos,o representante da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos Bernardo Carvalho ,o Administrador Regional Leonardo Spritz,a Presidente da AMIPANEMA,e vários moradores de Ipanema.








MUDOU O HORÁRIO - 14 HS

AVISO DE PAUTA


PREFEITURA INICIA NOVA ILUMINAÇÃO EM IPANEMA


14h – A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, por meio da Rioluz, inicia na próxima quarta-feira, dia 5 de maio, às 14 horas, a requalificação e ampliação da iluminação pública de 748 pontos de luz em 20 logradouros do bairro de Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro. Os projetos Ipanema I e II incluem as principais vias como a Rua Visconde de Pirajá e as ruas das tradicionais quadras do bairro.
Estarão presentes ao evento o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio, o presidente da Rioluz, Henrique Pinto e o subprefeito da Zona Sul, Bruno Ramos.


Serviço
Data: 5 de maio
Horário: 14h
Local: Rua Visconde de Pirajá, no portão principal da Praça Nossa Senhora da Paz, próximo à Rua Joana Angélica, em Ipanema.

--
Mais informações:
Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos
Assessoria de Comunicação
Márcia Penna Firme - 8909.2001
Mariana Jucá - 8909.1997

SUBPREFEITURA DA ZONA SUL

AVISO DE PAUTA


PREFEITURA INICIA NOVA ILUMINAÇÃO EM IPANEMA


9h30m – A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, por meio da Rioluz, inicia na próxima quarta-feira, dia 5 de maio, às 9h30m, a requalificação e ampliação da iluminação pública de 748 pontos de luz em 20 logradouros do bairro de Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro. Os projetos Ipanema I e II incluem as principais vias como a Rua Visconde de Pirajá e as ruas das tradicionais quadras do bairro.
Estarão presentes ao evento o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio, o presidente da Rioluz, Henrique Pinto e o subprefeito da Zona Sul, Bruno Ramos.


Serviço
Data: 5 de maio
Horário: 9h30m
Local: Rua Visconde de Pirajá, no portão principal da Praça Nossa Senhora da Paz, próximo à Rua Joana Angélica, em Ipanema.

PASSASO E PRESENTE EM VERSOS



Passado e presente em versos

A Estrela Fria, de José Almino, junta a nostalgia à cena urbana carioca


Raquel Cozer -

O Estado de S.Paulo

Memórias. Filho de Miguel Arraes, Almino recorre a lembranças políticas na criação poética Ao debate reducionista que coloca como os únicos caminhos possíveis para a poesia o lirismo derramado de Manuel Bandeira (1886- 1968) ou o rigor não-sentimental de João Cabral de Melo Neto (1920-1999), o sociólogo e poeta pernambucano José Almino dá uma resposta irônica no recém-lançado A Estrela Fria.
O autor de 63 anos vai de um extremo ao outro dos dois estilos na série Um Sujeito, com quatro poemas que aparecem ao longo da obra, sem no entanto perder unidade. Essa é apenas uma das sutilezas do terceiro livro de poesias de Almino, que tem lançamento hoje, às 19 h, na Livraria da Travessa de Ipanema, no Rio.
Nostálgica desde o título - o nome A Estrela Fria é uma metáfora sobre a infância, sobre algo que já passou -, a coletânea de versos rascunhados e retrabalhados ao longo dos últimos anos também ganha intencional viés contemporâneo, com traços inequívocos da cena urbana do Rio, onde vive o autor, presidente da Fundação Casa Rui Barbosa desde 2003. O último poema da série Um Sujeito, aliás, aparece precedido pela citação "Deixa solto, doutor", que, como explica a lista de créditos ao fim do volume, trata-se de uma "expressão de flanelinha carioca". "Enquanto pensava nos poemas, senti que devia mudar o registro, para não ser movido por um traço complacente da memória", diz Almino.
O tom de lembrança, no entanto, predomina. Filho de Miguel Arraes (1916-2005), nascido no Recife, Almino tinha 19 anos quando partiu para o exílio com a família, e recordações dessa forte presença política em sua trajetória voltam a todo momento em seus escritos. "Há uma certa melancolia ali, embora, sobretudo nos poemas recentes, eu tenha buscado reafirmar a alegria, algo para sair desse bode. Mas acho que determinados tipos de aprendizado, assim como um ceticismo e uma certa simpatia pela causas derrotadas, tudo isso repercute de maneira crítica."
Incorporações. Colecionador de trechos, em suas próprias palavras, Almino também recorre neste livro a um artifício que usou com sucesso em seu mais recente título em prosa, O Motor da Luz, de incorporar o texto de outros autores ao seu próprio. Além da expressão de flanelinha e de um "go, go, Johnny, go", de Chuck Berry, outras referências mais eruditas, assinadas por autores tão variados quanto Gertrude Stein, William Wordsworth, Federico García Lorca e Sousândrade, permeiam os versos do pernambucano.
A ESTRELA FRIA. Autor: José Almino. Editora: Companhia das Letras (80 págs., R$ 31). Lançamento: hoje, às 19 h, na Livraria da Travessa (Rua Visconde de Pirajá, 572, Ipanema, tel. 21 3205-9002)

AMIPANEMA - CONVITE


Iluminação de Ipanema - CONVITE

Amigos,

Depois de muitas solicitações aos Órgãos Públicos quanto à iluminação do nosso bairro, a Associação de Moradores de Ipanema e a Associação do Charme de Ipanema conseguiram junto ao Subprefeito Bruno Ramos, ao Administrador Regional Leonardo Spritz e ao Secretario de Conservação e Serviços Públicos Luis Roberto Osório que Ipanema fosse o 1º bairro a receber as obras do Projeto que irá melhorar a iluminação da Cidade.

Para dar início às obras do Projeto, haverá uma pequena cerimônia amanhã, dia 05, quarta-feira, às 10:00 h, na calçada da Praça Nossa Senhora da Paz em frente à Igreja e ao Forum.

Estarão presentes, além das autoridades mencionadas acima, o Secretário de Desenvolvimento Econômico Solidário e o Presidente da Rio- Luz.

Compareçam ao evento para prestigiar quem nos prestigia !!!!!!!!!

PEDRADAS

Pedradas

UPP não inibe ação de vândalos no Cantagalo

Anna Luiza Magalhães


RIO - A chegada de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) à comunidade do Cantagalo, na Zona Sul, em dezembro de 2009, não conseguiu inibir a ação de vândalos no local. Moradores de um prédio da Rua Alberto de Campos, em Ipanema, reclamam que adolescentes do morro estariam lançando pedras contra suas janelas, que ficam de frente para a comunidade.

Uma moradora do décimo andar, que preferiu não se identificar, teve os vidros da janela da sala quebrados há cerca de um mês, durante a madrugada. O porteiro do prédio, Antônio Carlos Delfino, conta que, na ocasião, chegou a encher uma sacola plástica com pedras. No último sábado, por volta das 14h, a cena se repetiu, mas nenhum prédio foi atingido.

- Esse episódio já tinha acontecido há uns oito anos. Não entendo como, depois de tanto tempo, com o morro já pacificado, isso voltou a acontecer. Pagamos um IPTU altíssimo para conviver com isso? Uma pedrada dessa pode matar alguém - disse a moradora.

O comandante da UPP do complexo Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, capitão Leonardo Nogueira, disse que desconhece os atos de vandalismo:

- Nunca recebi esse tipo de reclamação do pessoal da Rua Alberto de Campos. Se eu receber algum dado, vou procurar saber o que houve. A única coisa que chegou até nós até hoje foi que jogaram lixo em um prédio da rua. Conversei com o presidente da associação e a questão foi resolvida.

PASSEATA NA PRAIA



Movimento dos sem namorados fará passeata no fim do mês

Marcha dos solteiros acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro;

participantes estão cansados de andar sozinhos

Da Redação



O Movimento dos Sem Namorados organiza no final do mês de maio a sua segunda passeata. Trata-se de um protesto contra a dificuldade de arrumar um parceiro ou parceira Os organizadores esperam seis mil participantes no dia 29 em São Paulo, no Parque do Ibirapuera, e no dia 30, no Rio de Janeira, na Praia de Ipanema. Nas duas cidades, a marcha dos solteiros começa às 14 horas. Leia mais notícias de Amor e SexoHá um site do protesto, além de divulgação em redes sociais. Apesar do protesto, os participantes esperam conhecer a cara metade durante a passeata. Tudo para não passar o dia dos namorados sozinhos

ELEVADOR



Construção

Mais de 80% das obras do elevador do novo mirante de Ipanema já estão concluídas

O Globo

RIO - Mais de 80% das obras do elevador que está sendo erguido em Ipanema, e que ligará a comunidade do Cantagalo à estação de metrô General Osório, já estão concluídas. A afirmação foi feita pelo secretário estadual de Transportes, Sebastião Rodrigues, que esteve no local na manhã desta segunda-feira para inspecionar os trabalhos. O secretário percorreu os 65 metros da torre principal, equivalente a um edifício de 23 andares. No topo do elevador está sendo construído um mirante, de onde cariocas e turistas poderão apreciar a vista das praias de Ipanema e Leblon e do Morro Dois Irmãos. A previsão de inauguração é em junho.
Segundo a Secretaria Estadual de Transportes, o projeto beneficiará os mais de 10 mil moradores do Cantagalo, que terão mais facilidade e conforto no acesso à comunidade. Serão são duas torres - além da maior, de 65 metros de altura, outra de 28 metros - nas quais serão instalados quatro elevadores, que, juntos, poderão transportar até cem pessoas ao mesmo tempo. O conjunto arquitetônico conta também com prédio de três pavimentos no térreo da construção, onde serão oferecidos serviços públicos, como pontos de atendimento dos Correios e do Detran, onde será possível dar entrada em pedidos de carteiras de identidade e de motorista.

ATA - DEDIC






























PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA

MOVIMENTO APOLÍTICO FORMADO POR VOLUNTARIOS MORADORES DO BAIRRO COM O PROPÓSITO DE AUMENTAR O BEM ESTAR SOCIAL
DE IPANEMA

ATA DA REUNIÃO DE APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DEDIC AOS
MORADORES DE IPANEMA

APRESENTAÇÃO FEITA PELO CHEFE DE POLICIA DR. ALLAN TURNOWSKI E PELO DELEGADO TITULAR DA 14ª DP DR.FERNANDO VELOSO

DATA:28 DE ABRIL DE 2010.
LOCAL: COLEGIO NOTRE DAME-RUA BARÃO DA TORRE 308
HORA: 1800 HORAS
AUTORIDADES PRESENTES: SUBCHEFE ADMINISTRATIVO DA POLICIA CIVIL DR.RODOLFO WALDECK, DIRETOR DO DGPC DR. RONALDO OLIVEIRA, DELEGADA TITULAR DA 15ª DP DRª BARBARA LOMBA, DELEGADO ASSISTENTE DA 14ªDP DR. ALEXANDRE THIERS, DELEGADO DR. RAFAEL MENEZES , REPRESENTANTE DA GUARDA MUNICIPAL SUBINSPETOR HAMILTON.
PÚBLICO: CERCA DE 120 PESSOAS

Inicialmente usou da palavra o Dr. Allan, o qual mostrou um vídeo explicando o que é o DEDIC, Programa da Delegacia de Dedicação Integral ao Cidadão. O principal propósito deste programa é ser a alavanca que vai permitir levar um serviço de qualidade ao cidadão carioca e fluminense.
O serviço consiste basicamente em dois pontos:
· mudar a escala de serviço dos policiais para que trabalhem diariamente e não mais 24 por 72 horas de folga como atualmente;
· atendimento a domicilio para diversos serviços inclusive B.O., a partir de agendamento pela internet pelo site http://www.policiacivil.rj.gov.rj/ ;ao abrir o site aparecerá DEDIC, clicar em cima e o programa abrir-se-á.Basta seguir as instruções do menu seqüenciado.

A adesão pelos policiais ao programa é voluntária e há bastante motivação entre os mesmos. Importante ressaltar que este programa já está em operação na jurisdição da 14ª DP, responsável também por Ipanema.
O uso de viaturas descaracterizadas e o aumento do número delas está permitindo um serviço discreto e rápido. O cidadão agenda a visita do policial no local que melhor lhe convenha e no horário da sua escolha, pela internet.
Quando comparecer na Delegacia já ficará sabendo por quem será recebido e em que horário.
Usou também da palavra o titular da 14ª DP Dr. Fernando Veloso, que complementou a exposição e também respondeu as perguntas.
É muito importante ressaltar que a Policia Civil , através do seu Chefe e Equipe, conseguiu passar aos moradores presentes a sensação de que estamos diante de uma iniciativa liderada por autoridades que realmente estão dando mostras de que desejam efetivamente levar um serviço de qualidade ao cidadão carioca e fluminense. O fato do deslocamento de toda a cúpula da Policia para um encontro com moradores do bairro demonstra que há uma nova mentalidade neste momento, criando um momento impar de integração cidadão-policia.
O Projeto de Segurança de Ipanema , consciente deste momento, conclama os moradores a se engajarem efetivamente, ajudando as autoridades no seu propósito maior, qual seja a prestação de um serviço eficaz, rápido e profissional.
O Dr. Veloso colocou seu e-mail à disposição de todos para quaisquer dúvidas,
denuncias, esclarecimentos : fveloso@pcivil.rj.gov.br
O PSI agradece penhoradamente ao Dr., Allan e sua equipe pelos eslarecimentos prestados na certeza de que juntos, cidadãos e autoridades, estamos criando um novo marco nesta integração.
E, para constar e registrar, é lavrada a presente ata por Rogério Esteves, coordenador do PSI.





ATA DA 61ª REUNIÃO

PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA
MOVIMENTO APOLÍTICO FORMADO POR VOLUNTARIOS MORADORES DO BAIRRO COM O PROPÓSITO DE AUMENTAR O BEM ESTAR SOCIAL DE IPANEMA .

ATA DA 61ª REUNIÃO
LOCAL: COLEGIO NOTRE DAME- RUA BARÃO DA TORRE
DATA: 26 DEABRIL DE 2010--- 1800 HORAS
PRESENTES: 15 MORADORES
COORDENAÇÃO: IGNEZ BARRETO

ASSUNTOS TRATADOS:

· Palestra Chefe da Policia Civil dia 28 abril : acertados os últimos detalhes quanto à distribuição dos convites e organização do evento. Como sempre as perguntas deverão ser por escrito e haverá um controle de presença na entrada do auditório.
· Reveillon e carnaval: o MP aceitou os processos, que foram sorteados para a mesma Promotora Ana Paula. Estamos solicitando uma reunião com a referida Promotora com bastante antecedência para tratarmos do assunto.Cópias deste processo também foram enviadas para a Secretaria Municipal de Turismo e demais autoridades envolvidas.
· Praia: devemos cobrar as providências solicitadas na nossa reunião com o pessoal responsável pela praia, pois não enviaram as cópias pedidas, nem a do Termo de Adesão dos barraqueiros.
· Pouso do Cantagalo: estamos tomando providências para obtenção dos recursos necessários para implementação deste assunto junto a empresários.
· Estamos planejando ações que devemos tomar em relação à Praça Gen Osório, feira hippie, pedras portuguesas, camelôs, etc
· Metrô NSra da Paz: estamos agendando, após reunião com os empreiteiros,nova reunião com a Secretaria de Transportes, para acompanhamento do assunto. A este respeito manifestou-se o Sr. Ricardo, síndico de um prédio na rua Antonio Parreiras, afirmando que não considera consenso dos moradores a não construção da estação, pois representa um grupo que é a favor. Foi-lhe dito que é livre a manifestação de opinião e, se necessário, seria feita uma pesquisa de opinião.
· Uma moradora pediu providências urgentes quanto ao caos que se instalou em frente ao número 455 da Visconde de Pirajá, entre o Bob`s e a Drogaria Pacheco: vans piratas estacionadas, pivetes, camelôs, mendigos etc. Ignez vai acionar as autoridades envolvidas
.
PRÓXIMA REUNÃO: DIA 10 DE MAIO AS 1800H –COLEGIO NOTRE DAME
PARTICIPE ,COLABORE, SEJA UM VOLUNTARIO DA CIDADANIA!
NOSSO E-MAIL : projetodeipanema@terra.com.br
NOSSO BLOG: psipanema.blogspot.com
ATA ELABORADA POR: ROGERIO ESTEVES

UPP-CANTAGALO

Beltrame vai entregar a Cabral documento para UPP virar decreto

Thiago Feres, Jornal do Brasi
l
RIO - Moradores de favelas beneficiadas pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) respiram aliviados após o anúncio oficial do secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, de que o projeto será mesmo regulamentado por decreto. A informação foi adiantada com exclusividade pelo Informe JB no fim de semana.
Domingo, durante entrevista coletiva na 37ª DP (Ilha do Governador), Beltrame garantiu que entregará ainda nesta semana ao governador Sérgio Cabral uma minuta. Segundo explicou, o documento passará por uma análise do setor jurídico do Palácio Guanabara, para depois se transformar em decreto do gestor estadual.
– Estamos diante de um projeto que vai além das questões eleitorais – destacou o secretário de Segurança Pública. – Essa é uma política de estado, que deve ser mantida independentemente das futuras gestões que comandarão o Rio.
A preocupação de Beltrame vai de encontro com o que pensam moradores de favelas já beneficiadas pelo projeto das UPPs ou ainda em fase de instalação. No Morro da Providência, por exemplo, onde a unidade foi inaugurada no último dia 26, os policiais admitem que ainda estão tentando conquistar os moradores. Por enquanto, o receio de uma possível volta dos traficantes é o principal adversário a ser vencido.
– Estou bastante satisfeito com a presença da polícia na comunidade, mas o governo pode trocar nas eleições, e muitos temem a volta dos criminosos – disse o morador José Marcos de Souza, 33 anos, há 12 morando na comunidade da região central da cidade. – Precisamos de uma garantia para poder estreitar os laços com os policiais. Por enquanto, ainda fico muito receoso.
Uma mudança no projeto, caso o atual governador Sérgio Cabral não se mantenha no cargo, já vinha preocupando o presidente da Associação de Moradores do Morro do Cantagalo, em Ipanema.
– Já havia procurado os órgãos públicos para saber como ficaria essa situação – contou Luiz Bezerra. – Estou bastante satisfeito com essa decisão, e me sinto aliviado.
Atualmente, o Rio conta com sete UPPs, e os policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) já trabalham nas favelas da Tijuca (Zona Norte) para implantar o que será a maior das unidades. A Secretaria de Segurança possui o mapeamento de 40 comunidades e pretende chegar a 100 UPPs até 2014.
Bope tenta aproximar-se dos moradores em ação no Borel
A ocupação dos policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) no Morro do Borel, na Tijuca, vive uma nova etapa: a conquista dos moradores. Palco da próxima Unidade de Polícia Pacificadora do Rio, os agentes tentam aumentar o contato com a população para receber informações de esconderijos de armas e drogas, além de ir adaptando os moradores ao convívio com a figura policial – o que não ocorria em outros momentos na comunidade.
– Vamos conquistar a confiança da população do Borel e dos outros morros da região, é apenas uma questão de tempo – destacou o comandante da unidade, o tenente-coronel Paulo Henrique de Moraes.
O Bope já encontra-se em seis comunidades da Tijuca desde a última quarta-feira. No primeiro dia de ações, a reportagem do JB circulou pela região e comprovou uma grande desconfiança por parte dos moradores.
Até o momento, seis pessoas foram presas e um menor apreendido, segundo balanço divulgado pela Polícia Militar. Duas pistolas, drogas, três rádios de comunicação, um binóculo, um caderno de contabilidade do tráfico e um casaco do Exército também foram apreendidos. A previsão é de que a UPP seja instalada no Borel em um mês.
Projeto de lei também busca regulamentar as UPPs
Responsável pelo projeto de lei que vem tramitando na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para a regulamentação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), o deputado estadual Alessandro Molon (PT) disse ser favorável à decisão do secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, de encaminhar uma minuta ao governo do estado prevendo um decreto. Entretanto, o parlamentar destacou a importância do passo seguinte a esta etapa.
– O decreto é menos estável do que uma lei – analisou. – Do dia para a noite, qualquer governador eleito pode revogar o decreto numa canetada. No entanto, para que uma lei seja derrubada, precisa ser votada duas vezes na Alerj, num processo mais democrático.
Molon lembra ter prestado apoio ao secretário de Segurança quando Beltrame deu início às inaugurações das UPPs. Ele destacou que, a partir de segunda-feira, pedirá urgência na votação desse projeto de lei.
– Falarei com a presidência da casa e com membros da mesa diretora – disse. – Atualmente, ainda não existe qualquer previsão de votação, mas, com o pedido de urgência, acredito que estaremos começando a discutir o assunto em uma semana ou 10 dias.
O deputado reiterou que a continuidade das UPPs é fundamental para preservar vidas de moradores das comunidades beneficiadas pelo programa. A descontinuidade poderia ser fatal, segundo ele.
– Eles ficariam expostos novamente ao tráfico armado. E os criminosos não poupariam os moradores que apoiaram a presença policial – afirma.

FICHA LIMPA

Ato por projeto ficha limpa reúne estudantes, políticos e artistas no Rio

Cerca de 300 pessoas participaram de manifestação na Zona Sul.Projeto impede que político condenado seja candidato nas eleições.

Da Globonews

Na tentativa de pedir que o projeto “ficha limpa” - que impede que um político condenado pela Justiça seja candidato nas eleições - seja votado pela Câmara nesta próxima terça-feira (6), vários eventos populares foram marcados em diversos estados do país.
No Rio, uma manifestação popular chamou a atenção de quem foi curtir a praia em Ipanema, na Zona Sul da cidade, neste domingo (2).
Cerca de 300 pessoas participaram da manifestação a favor do projeto, organizada por estudantes e por políticos. Muitas dos que caminharam de Ipanema ao Leblon souberam do ato pela internet, por e-mails e também por sites de relacionamento.
Houve uma grande participação artística e a música “Cidade maravilhosa” ganhou uma letra diferente, escrita por Nelson Motta e com arranjo de Liminha. A música foi cantada por Sandra de Sá, Frejat, MPB 4, Ivo Meirelles e Fernanda Abreu.
“Eu acho que esse projeto pode iniciar uma nova fase na política brasileira, muito mais saudável. Acho que todo o povo tem que estar muito atento, esperto, porque vão ter eleições importantíssimas no final do ano. A gente tem o hábito de reclamar muito, ficar um pouco acomodado, dizer que todo político rouba, todo mundo rouba. Na hora que a gente pode fazer alguma coisa para começar a mudar essa história é bacana a gente participar, acho que é importante”, disse a cantora Fernanda Abreu.