CRÔNICA

ARRUDA DÁ SORTE, AZAR OU UM BOM CHÁ?
(Autor: Antonio Brás Constante)

Muitos são os mitos sobre amuletos e atitudes que dão sorte ou azar. Não é à toa que as pessoas pulam ondas (não tentem fazer isso em locais com tsunamis), comem lentilhas (felizmente apenas neste período) ou vestem roupas brancas para atrair sorte (se aparecer qualquer mancha de sujeira na roupa, desconfie de sua sorte), no inicio de cada novo ano.

Eu, Por exemplo, cresci ouvindo falar que chinelos ou sapatos virados com a sola para cima davam azar, tanto que sempre que vejo algum calçado virado tenho que desvira-lo, mesmo sabendo que isto é pura superstição sem sentido. Porém, hoje eu sei que carros virados com as rodas para cima são sinais muito maiores de azar, principalmente para pessoa que estiver dentro deles.

Alguns acham que pés de coelho e ferraduras dão sorte, mas se isso fosse verdade, burros não tinham suas patas presas a chaveirinhos e coelhos não puxariam carroças, ou vice-versa. Mas o que falar então da arruda?

Dizem que um galho de arruda atrás da orelha espanta o mau-olhado, o pé grande e até o monstro da fumaça dos episódios de Lost (que como todos sabem foi criado através da junção de vários demônios exorcizados e desempregados, saídos do seriado sobrenatural, mas isso é apenas mais um dos segredos da ilha de Lost). O que devemos ter em mente é que o que traz sorte para uns acaba azarando a vida de outros.

O ano de 2009 deixou a arruda em evidência na mídia, visto que duas arrudas foram motivo de muita discussão e divulgação, uma atraindo sorte e a outra azar.

Primeiro foi o caso da Geisy, cuja arruda de seu nome juntamente com um pouco de sorte e um pouquinho de saia, fizeram com que saísse do anonimato lançando-a aos holofotes do sucesso. Ela brilhou como revelação do ano, justamente por ter se vestido com uma peça de roupa justa, que revelava partes reveladoras de seu corpo, para olhos que se revelaram pouco amistosos e que agiram de forma injusta diante de suas tão expostas revelações.

Quando se achou que nenhuma outra filmagem poderia causar mais polêmica do que aquilo que a saia da moça não escondia, uma nova arruda apareceu na imprensa, na figura de um governador.

O vídeo mostrava como ele sabia fazer um belo e indecente pé de meias para seus si e para seus aliados que rezavam por isso. Aliás, quem achou escandalosa as coxas a mostra da loira, deve ter ficado bestificado com o uso da indumentária dos partidários do D.E.M (Dinheiro Escondido nas Meias), que não mostravam e sim escondiam suas vergonhas juntamente com polpudas propinas. Neste caso o azar tomou conta dos envolvidos com este tipo de arruda, e a lavagem de dinheiro a partir de então começou a ser permitida e até mesmo obrigatória, já que as pessoas passaram a ficar desconfiadas sobre como (e onde) o dinheiro público era guardado, e a expressão “dinheiro sujo” passou a ter um sentido mais literal.

Enfim, indiferente a estes exemplos do poder da sorte ou do azar vinculados com arrudas, o que podemos dizer é que o bom mesmo seria se pudéssemos transformá-los em um bom chá... De sumiço.

PEGA LADRÃO !

Taxista é roubado e agredido em Ipanema

Emanuel Alencar

RIO - O taxista Emerson Viana, de 32 anos, foi roubado e agredido com socos e pontapés por dois bandidos logo após deixar um passageiro na Praça General Osório, em Ipanema, na madrugada deste sábado. De acordo com a polícia, os ladrões lançaram uma pedra no vidro traseiro do táxi. Ao descer do veículo para tirar satisfação, Emerson acabou sendo agredido e roubado. Os assaltantes, Rafael Pessoa, de 24 anos, e seu irmão, um menor, foram detidos. O caso foi registrado na Delegacia do Leblon.

PRAIA DE IPANEMA


Ele voltou

Ambulantes comemoram a liberação da venda de mate da galão nas praias
Antero Gomes - Extra


RIO - A prefeitura anunciou a liberação da venda de mate de galão nas praias cariocas por ambulantes licenciados. A Vigilância Sanitária vai recolher amostras do produto, para examinar se está adequado para consumo. Caso sejam encontradas irregularidades, o ambulante poderá perder a licença. A venda da bebida em galão estava proibida nas areias cariocas, mas o prefeito Eduardo Paes optou por liberá-la, já que se trata de "uma tradição" na cidade. Outros produtos vendidos nas praias, como queijo coalho e camarão, no entanto, continuam vetados.
Ambulantes se reúnem para comemorar a decisão

Paes decidiu rever a proibição na tarde de quinta-feira, depois de um encontro com vendedores da bebida em seu gabinete. Após ouvir as reivindicações dos ambulantes, o prefeito anunciou que a venda seria liberada, contanto que o produto atenda a determinados padrões.
Nesta sexta à tarde, ambulantes se reuniram no Posto 9, na Praia de Ipanema, para comemorar a decisão do prefeito. A dez metros de uma barraca da Operação Choque de Ordem, o grupo brindou com copos de mate.
" É a volta do liberadão! "
- A gente está gritando "É a voltado liberadão!". Fiquei 20 dias parado, em casa, porque havia repressão aqui em Ipanema à venda de mate em tonel. A gente depende disso para viver. Não fui trabalhar em Copacabana porque havia o risco de ter os galões apreendidos de uma hora para a outra - disse Edvan Victor da Silva, de 32 anos, que há três trabalha nas praias.
- O proibidão voltou, o geladão voltou! - gritava o vendedor de mate Leonardo da Silva Costa, de 25 anos.
Houve confraternização também entre os ambulantes e a clientela. Em Copacabana, a notícia era festejada pelos banhistas. Lá, a repressão ia começar este mês. Em Ipanema, muita gente ficou aliviada com a decisão tomada pelo prefeito Eduardo Paes.
- Antes do fim do ano, não estava dando para encontrar mate. Depois, de vez em quando, aparecia alguém dizendo que estava proibido, mas que estava vendendo. Não tem jeito: mate é a melhor bebida do verão - comemorou o técnico de informática Daniel Barreto, de 20 anos, enquanto comprava um copo de Douglas Oliveira Silva, de 21 anos. "O mate é a cara da praia", diz banhista em Ipanema
Seu amigo, o auxiliar administrativo Abraão Hage Machado, de 20 anos, mal chegou à praia e uma das primeiras coisas que fez foi pedir um copo de mate gelado:
- O mate é a cara da praia. Todo mundo bebe. Não tem nada a ver reprimir.

EMAIL RECEBIDO

sujeira na praia

Oi amiga, tudo bem? Como foram as festas de Natal e Ano Novo?Desejo um Ano Novo bem abençoado com muita Saúde e Paz!!!!!Amiga, eu faço ginastica na praia logo que passa o Canal do Jardim de Ala,indo em sentido do Leblon perto do primeiro quiosque.
Então dia 31 teve uma festa bem perto da onde fazemos ginastica e lá ficaram uns tapetes vermelhos que faziam parte da festa até hoje. Pode até ser que eles tenham retirado mais tarde.Mas mesmo assim vai a minha observação pelo fato.

Deduz-se que os garis só limpam as praias perto do mar.
Anda um cheiro insuportável das bebidas e restos de comida que foram consumidas, uma murrinha danada.Tenta ver o que vc pode fazer,ok?

CARNAVAL 2010

Bloco de rua, Blocos 2010, Carnaval, Carnaval 2010, Ipanema, Lagoa, Leblon


Decidi começar por Ipanema e Leblon onde tem uma maior procura por blocos. Fiquem com a agenda, está separada por dia.

O Diário do Rio não se responsabiliza pelas datas, já que tanto os blocos como a Prefeitura do Rio pode decidir por mudanças. Essa lista é atualizada frequentemente, por isso pedimos aos leitores para sempre voltar nela. Ainda, quem souber de outros blocos por favor, mande para o nosso email:quintino@gmail.com para podermos manter atualizada.

Dia 24 de Janeiro (domingo)

BLOCO VIRA-LATA
Local: Av.Delfim Moreira/Av. Vieira Souto, Posto 12 – Leblon
Concentração: 11 hs


Dia 30 de Janeiro de 2010 (Sábado)

SPANTA NENÉM
Local: Parque dos Patins – Lagoa
Concentração: A definir (em 2009 foi às 12 hs)

BANDA DE IPANEMA
Local: Rua Gomes Careneiro – Ipanema
Concentração: 16hs

Dia 31 de Janeiro de 2010 (Domingo)

ACADÊMICOS DO VIDIGAL
Local: Avenida Delfim Moreira, Posto 12 – Leblon
Concentração: 14hs

CHORA, ME LIGA
Local: Avenida Delfim Moreira, Posto 12 – Leblon
Concentração: 11hs

BLOCO ME ESQUECE
Local: Praça Atahualpa – Leblon
Concentração: 12hs

Dia 06 de Fevereiro de 2010 (Sábado)

SIMPATIA É QUASE AMOR Local: Praça General Osório – Ipanema Concentração:: 15hs

BLOCO BRASIL
Local: Parque dos Patins – Lagoa
Concentração: 15 hs

AREIA DO LEBLON
Local: Rua Dias Ferreira – Leblon
Concentração: 14 hs

IMAGINÔ? AGORA AMASSA!
Local: Rua José Linhares – Leblon
Concentração: 11 hs


Dia 07 de Fevereiro de 2010 (Domingo)


A COISA TÁ PRETA
Local: Praça General Osório – Ipanema
Concentração: 14 hs

BANDA DE IPANEMA – BANHO DE MAR A FANTASIA
Local: Praia de Ipanema, na Avenida Francisco Bhering – Ipanema
Concentração: 10 hs

EMPOLGA ÀS 9
Local: Praia de Ipanema, em frente ao Posto 9 – Ipanema
Concentração: 14 hs

SE NÃO QUISER ME DAR, ME EMPRESTA
Local: Avenida Vieira Souto com Rua Vinicius de Moraes
Concentração: 12 hs

VERDE AMARELO E DJ BRASIL
Local: Avenida Delfim Moreira, no Jardim de Alah – Leblon
Concentração: 16 hs

BATUCADA TUNTZ TUN
Local: Avenida Delfim Moreira, Posto 12 – Leblon
Concentração: 13 hs

Dia 12 de Fevereiro de 2010 (Sexta)

ROLA PREGUIÇOSA
Local: Rua Maria Quitéria com a Av. Epitácio Pessoa- Ipanema
Concentração: 19 hs

VEM NI MIM QUE SOU FACINHA
Local: Praça General Osório, ao lado da Rua Prudente de Morais – Ipanema
Concentração: 17 hs

AQUECIMENTO GLOBAL
Local: Parque dos Patins – Lagoa
Concentração: 18 hs

AZEITONA SEM CAROÇO
Local: Rua Dias Ferreira, próximo a Rua General Venancio Flores – Leblon
Concentração: 16 hs

SAPUCAPETO
Local: Rua Dias Ferreira, entre a Prof. Azevedo e a Ataulfo de Paiva – Leblon
Concentração: 16 hs

Dia 13 de Fevereiro de 2010 (Sábado de Carnaval)

AQUECIMENTO GLOBAL
Local: Calçadão do Arpoador, em frente ao Colégio São Paulo – Arpoador
Concentração: 15hs

INTERFERÊNCIA SISTEMA DE SOM
Local: Parque Garota de Ipanema – Arpoador
Concentração: 15hs

BANDA DE IPANEMA
Local: Rua Gomes Carneiro – Ipanema
Concentração: 16 hs

EMPURRA QUE PEGA
Local: Av. Delfim Moreira, do posto 12 ao 11
Concentração: 14 hs

INIMIGOS DO IMPÉRIO
Local: Rua Dias Ferreira, próximo a General Venâncio Flores
Concentração: 14 hs

Dia 14 de Fevereiro de 2010 (Domingo de Carnaval)
SIMPATIA É QUASE AMOR Local: Praça General Osório – Ipanema Concentração: 16 hs

QUE MERDA É ESSA?
Local: Bar Paz e Amor – Rua Garcia D’Ávila, esquina com Rua Nascimento Silva, Ipanema
Concentração: 15 hs

AFROREGGAE
Local: Avenida Vieira Souto, Posto 8 – Ipanema
Concentração: 15 hs

BLOCO DA CONGA
Local: Avenida Vieira Souto, Posto 8 – Ipanema
Concentração: 16 hs

DO YOU LIKE BRAZILIAN MUSIC?
Local: Avenida Vieira Souto, Posto 9 – Ipanema
Concentração: 15 hs

ACADÊMICOS DO VIDIGAL
Local: Avenida Delfim Moreira, Posto 12 – Leblon
Concentração: 14 hs
AREIA DO LEBLON
Local: Rua Dias Ferreira, próximo a Jerônimo Monteiro – Leblon
Concentração: 14 hs

BLOQUINHO
Local: Rua Dias Ferreira, próximo a Bartolomeu Mitre – Leblon
Concentração: 14 hs

Dia15 de Fevereiro de 2010 (Segunda de Carnaval)

BLOCO VIRTUAL
Local: Posto 9 – calçadão da praia entre as ruas Joana Angélica e Vinicius
de Moraes, Ipanema
Concentração: 17 hs

PICADA DE PRIMEIRA
Local: Praça do Arpoador – Arpoador
Concentração: 15 hs

BANDA DE IPANEMA – BAILE INFANTIL
Local: Praça Genral Osório – Ipanema
Concentração: 15 hs

PEGA! REX!
Local: Rua Vinicius de Mores – Ipanema
Concentração: 15 hs

BONDE DO CORNO
Local: Rua Dias Ferreira, próximo a General Vencio Flores – Leblon
Concentração: 14 hs

CORRE ATRÁS
Local: Rua Dias Ferreira, próximo a General Vencio Flores – Leblon
Concentração: 10 hs

SOBRINHOS DO TIO BIO
Local: Rua Rainha Guilhermina – Leblon
Concentração: 11 hs


Dia 16 de Fevereiro de 2010 (Terça de Carnaval)

RIO MARACATU
Local: Arpoador – Ipanema
Concentração: 15 hs

INTERFERÊNCIA SISTEMA DE SOM
Local: Parque Garota de Ipanema – Arpoador
Concentração: 15 hs

BANDA DE IPANEMA
Local: Rua Gomes Carneiro – Ipanema
Concentração: 16 hs

DO YOU LIKE BRAZILIAN MUSIC?
Local: Posto 9 – Ipanema
Concentração: 15 hs

OS MARIOCAS
Local: Avenida Vieira Souto, em frente ao Colégio São Paulo – Ipanema
Concentração: 16 hs

ACADÊMICOS DO VIDIGAL
Local: Av. Delfim Moreira, Posto 12 – Leblon
Concentração: 14 hs

BLOQUINHO
Local: Rua Dias Ferreira, próximo a Bartolomeu Mitre – Leblon
Concentração: 14 hs

EMPURRA QUE PEGA
Local: Av. Delfim Moreira, do posto 12 ao 11
Concentração: 14 hs

Dia 20 de Fevereiro de 2010 (Sábado das Campeãs)

BAFAFÁ
Local: Posto 9 – Ipanema
Concentração: 15 hs

MULHERES DE CHICO
Local: Praça Antero de Quental – Leblon
Concentração: 15 hs

Dia 21 de Fevereiro de 2010 (Domingo)

AFROREGGAE
Local: Avenida Vieira Souto, Posto 8 – Ipanema
Concentração: 15 hs

BATUQUE DIGITAL
Local: Avenida Vieira Souto, Posto 9 – Ipanema
Concentração: 15 hs

CONJUNTO HABITACIONAL BARANGAL
Local: Avenida Vieira Souto, próximo a Joana Angélica – Ipanema
Concentração: 10 hs

GALINHA DO MEIO DIA
Local: Avenida Delfim Moreirra – Leblon
Concentração: 15 hs

CHOQUE DE ORDEM

Choque de Ordem acolhe 11 pessoas de ruas de Ipanema e Leblon

Rio - A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) realizou uma operação Choque de Ordem para coibir população de rua nesta quarta-feira. Uma equipe Bacana passou pelos bairros de Ipanema e Leblon (entre Visconde de Pirajá, Ataulfo de Paiva e Humberto de Campos, em Ipanema, e Borges de Medeiros, no Leblon) e acolheu 11 pessoas, destes, um era menor.
Na Borges de Medeiros, através de denúncias de assaltos realizados por falsos ambulantes em semáforos situados próximo ao Clube de Regatas Flamengo, a mesma equipe de fiscais Bacana apreendeu 1.100 sacos de amendoim vendidos irregularmente. O dono da mercadoria foi sarqueado e liberado.

PRAÇA NOSSA SENHORA DA PAZ

O novo ano chegou e o impasse continua.

A população de Ipanema tem uma maioria esmagadora de pessoas contrárias à garagem subterrânea, que a Prefeitura deseja permitir que se construa na Praça Nossa Senhora da Paz.
Enquanto isso, pessoas ligadas à Prefeitura e até próximas do Prefeito e de Secretários afirmam que o projeto não é tão ruim quanto parece e que benefícios seriam trazidos para a área com a garagem.
Além disso, afirmam que o impacto seria mínimo.Contudo, até agora, nenhum órgão ligado à Prefeitura exibiu o tal projeto que não agride o meio ambiente e não deixa os moradores de Ipanema sem a Praça por quase dois anos.
Também não foi vista a lista concreta de benefícios que a garagem traria para Ipanema. E os laudos provando que o impacto seria mínimo no ambiente, no trânsito, no barulho e na ordem urbana?
Ninguém sabe, ninguém viu.
Enfim, toda a oposição à garagem é baseada em fatos, ao passo que a defesa dela pela Prefeitura não traz dado concreto ou laudo técnico algum, apenas promessas que, pelo passado, sabemos a probabilidade de cumprimento.
Mesmo com esse cenário, a Prefeitura não se esforça para nos mostrar um documento ou planta que comprove o que ela diz.
Queremos ver, mas eles não surgem.
Por que será?
Postado por Movimento Preserve Ipanema

CHOQUE DE ORDEM

Choque de Ordem repreende comércio ilegal em Ipanema, na Zona Sul

Redação SRZD

Fiscais da Operação Choque de Ordem apreenderam, nesta segunda-feira, mercadorias vendidas ilegalmente por camelôs, na Avenida Visconde de Pirajá, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. Os seis vendedores fugiram com a aproximação dos agentes.De acordo a Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop), dentre os produtos irregularmente comercializados, foram contabilizados 94 copos, 80 DVDs, 63 chapéus, 60 relógios, 40 guarda-chuvas, seis cadernos e uma camisa de futebol.A promessa do coordenador das equipes Bacana, Marcelo Maywald, é intensificar os trabalhos.- Estamos intensificando estas operações para liberar a calçada ao pedestre nos principais corredores da Zona Sul. Os ambulantes irregulares atrapalham o direito de ir e vir daqueles que precisam da calçada para se locomover - explicou Maywald.

VARIEDADES




Vestibular
.Vestibulandos conseguem aproveitar o verão estudando na praia ou na beira da piscina

Lauro Neto

RIO - Se tem vestibulando que sofre porque dificilmente poderá pegar uma cor no verão, há aqueles que unem o útil ao agradável. Maria Eduarda Vianna, por exemplo, está tentando uma vaga para Direito e costuma estudar na piscina da cobertura onde mora, no Jardim Botânico,
- No verão só dá para estudar com ar-condicionado ou pegando sol. Geralmente, estudo na piscina matérias que posso ler, como geografia, história e literatura, que são minhas específicas e preferidas - diz a aluna do Colégio Santo Inácio.
Na beira da piscina, ela passa cerca de duas horas por dia. Com a pele e os olhos claros, óculos escuros, chapéu e protetor solar fazem parte do seu kit básico.
Para quem estuda na praia, como Marcelo Neves e Daniela Reis, as precauções também devem levar em consideração o mar como elemento-surpresa.
- Já tomei susto quando a maré sobe e a água vem. Você não sabe se pega a mochila, o tênis, a apostila... - diverte-se Marcelo.
Candidato a uma vaga em Direito, o estudante do Notre Dame, em Ipanema, costumava emendar a aula com a praia. Ele diz que na areia tem mais concentração:
- Vestibulando tem a fama de ficar branco e feio, mas eu consigo pegar uma corzinha. Coloco o iPod, fico focado nas apostilas e tenho mais tempo para ler. É claro que, entre um capítulo e outro, sempre rola um mergulho.
" Entre um capítulo e outro, sempre rola um mergulho (Marcelo Neves) "
Daniela adota estratégia parecida, mas prefere o Leblon a Ipanema. Lá, consegue o sossego para se empenhar na disputa por uma vaga em Engenharia:
- É mais perto da minha casa e menos tumultuado. Acabo trazendo para a praia as matérias não específicas, que são mais fáceis de ler. Fazer exercício de exatas na areia não tem como.
Diretor do departamento de oftalmologia do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Miguel Padilha lembra que os melhores horários para exposição ao sol são antes das 9h e depois das 16h. O médico diz que não há problemas em estudar na praia ou piscina, desde que os olhos estejam protegidos:
- Não basta usar quaisquer óculos. É preciso ter selo de proteção e filtro contra raios ultravioleta. Os de camelô podem causar danos à retina. Chapéus e ombrelones protegem, mas devem ser de tecidos que não reflitam a luz.

PRAIA DE IPANEMA



Internautas mostram sujeira, irregularidades e salvamentos nas praias do Rio e de Niterói
O Globo, com texto, fotos e vídeo de leitores

Sergio Giudicelli:
"No início da tarde do último domingo, por volta das 15h, uma mancha marrom foi avistada na Praia de Ipanema. Muitos achavam que era óleo deixado por alguns navios. Havia muitos pedaços de madeira, um tronco de árvore e algumas partes de troncos de bananeiras. A parte mais afetada estava entre a Garcia D'ávila e a Vinícius de Morais
" (Veja a foto no fim da matéria)." Andre Melo:



FIM DE SEMANA DE SOL !



Fim de semana

Em praia lotada de turistas, areias em ordem

Ronaldo Braga

RIO - O primeiro fim de semana de 2010 teve praias superlotadas, com muitos turistas brasileiros e estrangeiros. Os problemas que os cariocas costumam enfrentar na orla da Zona Sul ficaram restritos às ruas próximas às praias e ao calçadão. Nas areias, nada de frescobol, altinhos (jogo de bola) ou cães passeando. Já no asfalto, guardas municipais, policiais militares e fiscais da Secretaria Especial da ordem Pública (Seop) tiveram bastante trabalho para manter a ordem.

Uma operação Choque de Ordem apreendeu neste domingo dois caminhões - um com cerca de dois mil cocos, no Arpoador, e outro de gelo, na altura do Hotel Copacabana Palace. Os veículos descarregavam as mercadorias fora do horário permitido.

- Se a praia continuasse assim, teríamos um verão realmente muito bom. Não teve jogo de bola, frescobol nem ambulantes vendendo de tudo - disse César Silva, dono do quiosque Niterói, localizado em frente à Rua Farme de Amoedo, em Ipanema.

Estacionamento irregular: 107 veículos rebocados

" As pessoas estão mais conscientes. A população, tanto o carioca como os visitantes, correspondeu bem "
Só no trecho da orla entre o Arpoador e o Leblon, os fiscais da Seop apreenderam 148 guarda-sóis, 20 cadeiras de praia, oito galões de mate, 13 bolsas, 700 cocos e até uma machadinha, expostos no calçadão, além de quatro piscinas infantis que estavam sendo alugadas. Durante a operação, 107 veículos foram rebocados e 250 multas por estacionamento irregular, aplicadas.
Para o secretário da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, o fim de semana foi um grande teste para os futuros dias de sol na cidade.

- As pessoas estão mais conscientes. A população, tanto o carioca como os visitantes, correspondeu bem. O funcionamento da orla foi muito bom. Lógico que podem aparecer problemas aqui e ali, mas estamos acertando aos poucos - disse ele, que também elogiou a postura dos barraqueiros. - Eles têm que entender que trabalham num ponto nobre do turismo. Agora eles possuem alvará da prefeitura. O espaço é deles e tem que ser bem cuidado.

No dia 1º, um choque de ordem evitou que cerca de 300 visitantes ocupassem, com barracas de camping, a faixa de areia da Praia de Copacabana. Os turistas faziam parte de um grupo que veio de ônibus de cidades do interior de Minas Gerais e, após a comemoração da virada do ano, pretendiam acampar na praia.

" Tornar a praia mais organizada e limpa não significa acabar com a irreverência ou a espontaneidade do carioca "

- O choque de ordem é uma ação em favor do Rio. Tornar a praia mais organizada e limpa não significa acabar com a irreverência ou a espontaneidade do carioca - afirma Bethlem.
A ação na Prefeitura nas praias teve início em 8 de dezembro, com área piloto de atuação determinada entre o Arpoador e o Leblon. São mobilizados 143 homens da Guarda Municipal e do controle urbano da prefeitura diariamente, das 6h às 20h, especificamente para a operação nas areias.

O modelo de fiscalização a ser realizado no plano piloto será levado para outras áreas de forma gradual e progressiva, até abranger toda a orla, do Flamengo à Macumba.

Além das praias, a operação Choque de Ordem, realizada pela Equipe Bacana da Seop recolheu 123 moradores de rua das ruas da Zona Sul, neste fim de semana. Oitenta e oito adultos foram conduzidos para o abrigo da prefeitura na Praça da Bandeira. Trinta e cinco menores foram levados para o abrigo do Largo da Carioca, no Centro.

Moradores de rua agridem fiscais e são presos

Durante a fiscalização na manhã deste domingo, um homem e uma mulher, ambos moradores de rua que também atuavam como flanelinhas na Praça Antero de Quental, no Leblon, foram presos por desacato, desobediência e agressão a agentes da Seop. Eles foram levados para a 14ª DP (Leblon) por policiais do 23º BPM (Leblon) e também responderão por lesão corporal leve.
- Além do acolhimento das pessoas, estamos intensificando as ações no sentido de dificultar a permanência delas nas ruas. Retiramos caixotes, papelões e demais materiais usados pelos acolhidos - disse Marcelo Maywald, coordenador da operação.

Este ano a taxa média de ocupação na rede hoteleira da cidade, entre 31 dezembro e 3 de janeiro, foi de 95% - acima dos 94,2% registrados no réveillon passado, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do estado(ABIH-RJ). A expectativa da entidade era que o Rio recebesse 621 mil visitantes para celebrar a chegada de 2010, o que representa nove mil a mais em relação ao réveillon passado.

CHOQUE DE ORDEM

Choque de Ordem retira 123 moradores de rua na Zona Sul

O Globo

RIO - Uma operação Choque de Ordem realizada, neste fim de semana, pela prefeitura retirou 123 moradores de rua das principais vias da Zona Sul. Oitenta e oito adultos foram conduzidos para o abrigo da prefeitura na Praça da Bandeira. Já 35 menores foram levados para o abrigo do Largo da Carioca, no Centro. Durante a fiscalização da manhã deste domingo, um homem e uma mulher que atuavam como flanelinhas na Praça Antero de Quental, no Leblon, foram presos por desacato, desobediência e agressão contra agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop). Os dois, que são moradores de rua, foram encaminhados para a 14ª DP (Leblon) por policiais militares do 23º BPM (Leblon). Eles também responderão por lesão corporal leve.

- Além do acolhimento das pessoas, estamos intensificando as ações no sentido de dificultar a permanência delas nas ruas. Retiramos caixotes, papelões e demais materiais usados pelos acolhidos - confirmou Marcelo Maywald, coordenador da operação.

As regiões que foram alvo do choque de ordem foram: Parque do Flamengo, Praia de Botafogo, Avenida Atlântica, Avenida Nossa Senhora de Copacabana, Avenida Princesa Isabel (Copacabana), Avenida Ataulfo de Paiva (Leblon), Avenida Visconde de Pirajá (Ipanema).

Caminhão apreendido no Arpoador

Uma operação de choque de ordem nas praias apreendeu, na manhã deste domingo, um caminhão com dois mil cocos que descarregava fora do horário legal permitido no Arpoador, na Zona Sul.