LAGOA RODRIGO DE FREITAS





Exposição conta a história da Lagoa Rodrigo de Freitas

Ronaldo Braga

RIO - O carioca já tem como conhecer a história de um dos seus mais importantes cartões postais. Foi inaugurada na terça-feira, no Espaço Encontro das Águas, do Instituto Estadual do Ambiente, na Lagoa Rodrigo de Freitas, uma exposição interativa que conta a história do local e do projeto de recuperação ambiental Lagoa Limpa. O projeto é uma parceira entre estado, prefeitura e o Grupo EBX, que também investiu R$ 400 mil na exposição.

No Encontro das Águas, o visitante encontra uma linha do tempo, destacando os fatos mais importantes que aconteceram na Lagoa entre 1900 e 2010. Um triedro (painel com 54 faces), que pode ser manuseado pelos visitantes, mostra curiosidades como a de que a superfície da Lagoa apresenta, hoje, 2,2 quilômetros quadrados, área equivalente a quase metade da que tinha em 1880.

O presidente do Grupo EBX, Eike Batista; a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos; o vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz; e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins Pereira, cortaram a faixa de inauguração, selando o resultado desta parceria público-privada.

- É uma felicidade inaugurar este espaço hoje. Andando pela exposição, podemos observar quantas histórias existem na Lagoa. Vamos continuar os nossos esforços, provocando outros empresários a participarem de iniciativas assim. A Lagoa é de todos nós - disse Eike Batista.

O visitante também pode acompanhar o andamento das ações que fazem parte do Projeto Lagoa Limpa. O painel de entrada será atualizado mensalmente com o status do projeto, que teve início em setembro de 2008. Uma maquete interativa traz a localização das áreas que são foco do Lagoa Limpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário