ÁRVORE DE NATAL





Árvore de Natal da Lagoa será acesa neste sábado

Daniel Brunet e Fernanda Baldioti

RIO - A Lagoa Rodrigo de Freitas já está "vestida" para o Natal. O entorno do cartão postal terá um esquema especial de trânsito, neste sábado, para evitar que a inauguração da 15ª edição da tradicional árvore natalina da Bradesco Seguros prejudique o tráfego de veículos na região. O evento, que começa às 20h, terá este ano shows de Simone, Milton Nascimento, Ivan Lins, do coral da Fundação Bradesco, além da apresentação dos bailarinos e coreógrafos Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo, no Parque do Cantagalo. O mestre de cerimônias da festa de inauguração será o ator Edson Celulari.

O público que for ao evento deve se preparar também para o mau tempo e levar sombrinhas e capas de chuva. Segundo o meteorologista André Madeira, do Climatempo, o sábado amanhece com calor e sol em meio a nuvens. Mas, esse ar quente e úmido favorece a formação de nuvens carregadas. A partir do meio da tarde, aumenta consideravelmente as chances de pancadas de chuva e vento forte. Para o domingo, a previsão se repete. Nos dois dias, a temperatura máxima deve ficar por volta de 35 e 36 graus.

A prefeitura informou que não vai criar zonas especiais de estacionamento para a festa. Uma linha de ônibus, ligando a estação de metrô General Osório, em Ipanema, à Lagoa, foi criada. A operação de trânsito contará com um total de 70 agentes da prefeitura, entre funcionários da Guarda Municipal e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) e o reforço de 20 viaturas e 20 motocicletas. Segundo a prefeitura, 40 apoiadores de tráfego vão trabalhar orientando motoristas e pedestres.

O efetivo será distribuído pela Rua Humaitá, no acesso ao Túnel Rebouças, no Humaitá; Rua Mario Ribeiro, na Lagoa; nos túneis Acústico e Zuzu Angel, na Gávea; e nos arredores da Lagoa Rodrigues de Freitas. Eles trabalharão para manter a fluidez do trânsito, coibir o estacionamento irregular, ordenar o tráfego nos cruzamentos e orientar pedestres. Além disso, seis reboques da CET-Rio vão ser usados para retirar carros ou ônibus que fiquem enguiçados e acabem obstruindo as vias.

A prefeitura acrescentou que utilizará painéis de mensagens variáveis para informar as restrições de estacionamento no entorno da Lagoa, além de usar os painéis fixos da CET-Rio, com informações sobre as condições do tráfego. O Centro de Controle de Operações da companhia vai monitorar a área do evento com 35 câmeras, implantando ajustes na programação dos semáforos para garantir a fluidez do trânsito.

O esquema especial será estendido até o dia 6 de janeiro, quando a árvore de Natal será desmontada. A prefeitura orienta que os motoristas, que não pretendem acompanhar o evento, evitem passar pelo entorno da Lagoa, na noite de sábado. E para quem for até a inauguração, é melhor usar transporte público, bicicleta ou ir a pé.

Quem for de metrô, deve sair nas estações Cantagalo ou General Osório. Apenas neste fim de semana vai funcionar, das 18h às 23h, uma linha de ônibus General Osório - Lagoa, criada pelo metrô, com intervalos de sete a dez minutos. No domingo, será das 18h às 22h. A passagem custa R$ 2,80, incluindo a viagem de metrô. Há mais de 30 linhas que passam pela área do evento, vindo de todas as regiões da cidade.

Outro ponto da Lagoa Rodrigo de Freitas também se "vestiu" para o Natal. Além da tradicional árvore, um presépio encanta quem passa pelo bairro, mas precisamente quem sai do Túnel Rebouças. De autoria do artista Jubileu, a instalação ganhou o nome de Natividade e faz parte do Festival de Presépios, que será inaugurado hoje.

O presépio foi instalado numa área total de 40 metros quadrados e utiliza vergalhões na sua estrutura. Os personagens, que têm tamanho natural, ficam sobre bases de compensado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário