V E R G O N H A ! ! ! ! ! ! ! !





Peças de chafariz tombado pelo Iphan são furtadas no Rio

12 de novembro de 2010 • 14h19 •

atualizado às 14h48

0Notícia
O chafariz das Saracuras é uma obra que foi encomendada ao Mestre Valentim para abastecer com água encanada o Convento da Ajuda, onde hoje se situa a Cinelândia

Foto: Prefeitura do Rio/Divulgação

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos do Rio de Janeiro registrou queixa na 13ª delegacia de Polícia, em Copacabana, pelo furto de duas peças que integram o conjunto do chafariz das Saracuras, localizado em Ipanema, na zona sul da cidade.

Além do registro na delegacia, o secretário municipal, Carlos Roberto Osório, também informou o caso à Secretaria Especial de Ordem Pública, à Guarda Municipal, e à Secretaria Estadual de Segurança e pediu prioridade nas investigações. "O Rio de Janeiro não pode mais tolerar esse tipo de agressão ao patrimônio da cidade. Pedimos aos cariocas que permaneçam vigilantes e denunciem esses atos de vandalismo".

O chafariz das Saracuras é uma obra que foi encomendada ao Mestre Valentim para abastecer com água encanada o Convento da Ajuda, onde hoje se situa a Cinelândia. Concluído em 1795, no pátio interno do convento, se manteve lá até 1911, quando o convento foi demolido. É um bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1938.

Nenhum comentário:

Postar um comentário