OS CARAS PINTADAS





volta dos caras pintadas

Estudantes protestam no Rio e em São Paulo contra problemas no Enem 2010

Dandara Tinoco

RIO - Cerca de 50 estudantes protestaram no Rio, na tarde desta segunda-feira, contra problemas no Enem 2010. Aos gritos de "Que palhaçada é essa?" e "O Enem não tem jeito, merecemos respeito", eles caminharam do Posto Oito, em Ipanema, ao Posto Doze, no Leblon, Zona Sul do Rio. A manifestação foi organizada pelo Movimento dos Vestibulandos Ativistas Sem Enem (Mova-se), grupo do Colégio Notre Dame, de Ipanema, formado na semana passada.

- Não defendemos a anulação, mas queremos um Enem de qualidade e sem erros. Não estamos pensando só na gente, mas nos futuros formandos - explicou Thais Guimarães, de 17 anos, uma dos organizadoras.

Os adolescentes usavam roupas pretas e narizes de palhaços. Alguns seguravam cartazes com frases como "Por um Enem de qualidade" e "Estudante não é cobaia". O exame deste ano, realizado na semana passada, apresentou erros no cartão de resposta, que tinha os cabeçalhos trocados. Além disso, parte das provas veio com folhas em branco e questões repetidas. Após o risco de o Enem ser anulado, na sexta-feira, uma liminar que suspendia a prova foi derrubada.

Com o rosto pintado, a estudante Bruna Martins, de 17 anos, também criticou os erros:

- Acho injusto gastarem tanto dinheiro com uma prova com erros. Nos dedicamos durante o ano inteiro e fomos tratados como palhaços, não como estudantes que serão o futuro do país.

Protestos também em São Paulo
Pelo menos 200 estudantes protestam na tarde desta segunda-feira na Avenida Paulista, em São Paulo, por melhorias no ensino público. Segundo a Polícia Militar (PM), eles também levam faixas reclamando das falhas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com a PM, a expectativa é de que até mil pessoas participem do ato, considerado pacífico. Os alunos, que saíram do vão livre do Masp, devem seguir até a Rua da Consolação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário