PRAIA LIMPA !





Enviado por Bruna Talarico -

Praia linda, praia limpa


Começou esta semana um projeto que promete retomar o dourado da orla da Zona Sul. Ações de educação ambiental direcionadas a banhistas e barraqueiros foram somadas ao recolhimento de lixo reciclável deixado nas areias, em iniciativa organizada sem a ajuda do poder público.

O “Praia linda, praia limpa” é resultado de parceria entre o Projeto de Segurança de Ipanema com a ONG Eccovida, ligada ao meio ambiente; a Brasilpet, empresa de reciclagem de PET; e a Nova Orla, cooperativa de barraqueiros. Entre as ações previstas, estão promoção de palestras de educação ambiental; distribuição de sacos plásticos com capacidade para cem litros para barraqueiros; recolhimento do lixo visível em ações diárias, com exceção do coco; e ainda direcionamento de parte da verba oriunda da reciclagem para os próprios barraqueiros.

— Fizemos recentemente um levantamento dos problemas do bairro e uma das grandes preocupações era com a quantidade do lixo nas areias. O Choque de Ordem ordena a ocupação na praia, mas a limpeza fica mal resolvida — explica Ignez Barretto, coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema.

Segundo ela, cerca de 500 pessoas participam ativamente das discussões sobre o problema do lixo. Para reforçar a mentalidade consciente, triciclos com mensagens pelo meio ambiente percorrerão a orla de Ipanema nos fins de semana, e com uma grande mobilização organizada na última terça-feira, feriado de Dia da Criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário