INFRAÇÕES





Infrações em queda

Mesmo sem fradinhos, cai número de multas por estacionamento irregular em calçadas de Ipanema e do Leblon, na Zona Sul do Rio

Ediane Merola


RIO - As calçadas das avenidas Vieira Souto, em Ipanema, e Delfim Moreira, no Leblon, começaram a ficar livres dos fradinhos em julho e, apesar de algumas pessoas insistirem em estacionar irregularmente na Zona Sul, houve redução no número de infrações nestas áreas: em agosto, 177 motoristas foram punidos na Delfim Moreira e, em setembro, 48 (queda de 72,8%). Na Vieira Souto, o número caiu de 234 para 142 (39,3%). Os dados, divulgados segunda-feira pela Secretaria municipal de Conservação e Serviços Públicos, faz parte de um levantamento do primeiro trimestre do programa "Orla sem Fradinhos", aplicado do Flamengo ao Recreio dos Bandeirantes.

Desde julho, 1.428 fradinhos já foram retirados (699 na Barra da Tijuca, 501 em Ipanema e no Leblon, 198 na Enseada de Botafogo e 30 no Recreio) e, segundo o secretário de Conservação, Carlos Roberto Osório, faltam 220. Segundo ele, 90% dos balizadores eram irregulares. Mesmo quem tinha autorização da prefeitura teve que acatar a ordem.

- Apenas um edifício, na Vieira Souto, se recusou a cumprir a decisão. Nós retiramos os fradinhos e agora está sendo calculada a multa que será aplicada - disse Osório.

No domingo, a equipe do GLOBO flagrou carros estacionados na calçada da Rua Lineu de Paula Machado, esquina com General Garzon, na Lagoa . Até o mês passado havia fradinhos no local, mas os moradores optaram por retirá-los. No domingo à noite, após a reportagem, agentes estiveram no local e multaram três carros sobre a calçada. Segundo a Seop, nesta terça-feira haverá nova operação na área.

Segundo Osório, fica pronto este mês o estudo que as secretarias de Conservação, Urbanismo e Meio Ambiente estão preparando para criar o Plano de Ambiência Urbana do Rio. O Centro Histórico será a primeira região a ganhar regras para a utilização, por exemplo, de papeleiras, canteiros, placas e, claro, fradinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário