FISCALIZAÇÃO

Fiscalização

Visitas a cozinhas revelam sabores e sujeira

O Globo


RIO - A maioria dos consumidores não tem a curiosidade de conhecer a cozinha dos restaurantes, apesar de ser um direito previsto em lei desde 1999. Deveriam. Por trás do cardápio atraente, surpresas nada agradáveis podem aguardar aqueles que confiam na aparência do salão, conforme mostra reportagem de Taís Mendes, publicada na edição deste domingo do GLOBO. Um breve teste feito por repórteres do GLOBO em quatro restaurantes mostrou que as cozinhas estão de portas abertas, mas nem sempre um simples olhar revela detalhes que podem fazer a diferença. Escolhidos aleatoriamente, os restaurantes permitiram o acesso à cozinha, mas a visita não mostrou, por exemplo, as baratas que, na quinta-feira, fizeram ser interditada a tradicional Pizzaria Guanabara, no Leblon.

Fiscalização é usada como desculpa

Nos quatro restaurantes - La Mole, na Tijuca; Gula Gula, em Ipanema; Belmonte e Pizzaria Guanabara, no Leblon - os repórteres apresentaram-se como clientes e, antes de escolher o prato, pediram para conhecer a cozinha. Apenas um, o Gula Gula, permitiu fotografias, após saber que se tratava de uma reportagem. Somente na Guanabara houve tentativa de negar a visita, apesar da lei.

- A Vigilância Sanitária não permite visitas na cozinha. Mas, vamos lá. A senhora pode ver por fora - sugeriu a gerente da Pizzaria Guanabara, Zilda Castro.

Já na cozinha, a repórter identificou-se, esclareceu que se tratava de um teste para a reportagem e pediu para fotografar, o que foi negado. Dois funcionários recolhiam lixo do chão, sem luvas, no meio da cozinha. A gerente tentou justificar:

- Está na hora da limpeza.

Eram cerca de 15h de quarta-feira da semana passada e nas mesas da varanda, além dos repórteres, outros clientes faziam refeições. No dia seguinte, O GLOBO acompanhou a fiscalização da Vigilância Sanitária, que vistoriou três restaurantes no Leblon e interditou a Pizzaria Guanabara. Os vizinhos Jobi e Diagonal foram multados.

- No Jobi e no Diagonal, os problemas são pontuais e de fácil resolução. Não tem nem comparação com a Pizzaria Guanabara, onde, além de alimentos guardados irregularmente, encontramos baratas e muita sujeira. Foi a pior cozinha que fiscalizamos - comentou o fiscal Antônio Marinho.

Dos restaurantes testados, o Gula Gula de Ipanema, há quatro anos no local, é o que tem a cozinha mais limpa e organizada, num contraste com a tradição de 46 anos da Guanabara.

- Adoramos mostrar a nossa cozinha, mas é raro as pessoas pedirem para conhecer. Muitas vezes, quem pede é do ramo ou pretende abrir um restaurante - comentou o diretor da casa de Ipanema, Bertrand Letouze, dizendo que alguns querem mesmo é conhecer os segredos das receitas.

No La Mole da Tijuca, segundo o gerente Augusto Avila, cerca de quatro clientes pedem para conhecer a cozinha a cada mês:

- Temos um cliente antigo que já faz o pedido direto na cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário