FLANELINHAS



Prefeitura lista pelo menos 20 pontos críticos de atuação de flanelinhas na cidade

Giselle Andrade, Ludmilla de Lima e Renata Leite


RIO - Eles estão por toda parte. Difícil ir a um restaurante no Baixo Gávea e escapar da abordagem intimidadora de diversos flanelinhas. Ou assistir a um jogo no Maracanã sem antes pagar quantias que chegam a R$ 15 para estacionar o carro no entorno do estádio. Esse era o valor cobrado no último domingo, quando a região foi alvo da Operação Choque de Ordem da Secretaria de Ordem Pública (Seop). Por fim, dez flanelinhas foram detidos e levados para a delegacia. Outros cinco foram presos em todo fim de semana nas proximidades da estação do Corcovado, no Cosme Velho. De acordo com a Seop, o Rio apresenta pelo menos 20 pontos críticos de atuação de guardadores ilegais.
O mapa da irregularidade inclui as ruas em volta do Clube Monte Líbano, na Lagoa, do Teatro Municipal, no Centro, em dias de concerto; e do Estádio do Maracanã, em dias de jogo; o entorno da Feira dos Nordestinos, em São Cristóvão; a área entre a Praça Paris, na Glória, e a Lapa;e toda a orla de Leblon, Ipanema e Copacabana. Aparecem ainda na lista as ruas Dias Ferreira, no Leblon; Farme de Amoedo, Barão da Torre, Alberto de Campos, Joana Angélica e Henrique Dumont, em Ipanema, além de vias do Centro como a Rua do Passeio e as avenidas Chile, Rio Branco, Presidente Vargas e Almirante Barroso. A Avenida Almirante Silvio de Noronha, próximo à cabeceira da pista do Aeroporto Santos Dumont, também foi citada. Em regiões turísticas, a "tarifa" cobrada pelos flanelinhas pode chegar a R$ 40.
Infográfico mostra o mapa da extorsão
O secretário de Ordem Pública, Alex Costa, afirma que a Zona Sul é uma das regiões mais críticas da cidade por concentrar bares, restaurantes e lojas.
- Existe a questão da oportunidade, como a grande circulação de carros em certas regiões, mas não é só isso. Há locais que não contam com a delimitação de vagas regulares e onde os flanelinhas expulsam os guardadores regulares por intimidação, como costuma acontecer no Centro. Existem também falhas do Sindicato dos Guardadores e da empresa que deveria prestar o serviço na área azul da Zona Sul da cidade - reconhece Costa.
A diretoria do Sindicato dos Guardadores do Rio não foi encontrada para comentar o assunto.
Vote: O que pode ser feito para coibir a ação dos flanelinhas?
Embrapark põe a culpa na chuva
Os problemas frequentes no serviço da Embrapark levaram o prefeito Eduardo Paes a ameaçar, em maio, romper o contrato com a empresa, que opera as vagas em ruas de sete bairros da Zona Sul. A prefeitura informou que está estudando o melhor modelo para a administração das vagas de estacionamentos em toda cidade.
O gerente geral da Embrapark, Márcio Vieira, argumenta que os flanelinhas costumam tomar as ruas nos horários em que a empresa não opera. Nos sábados, os guardadores autorizados trabalham em vias internas da Zona Sul até as 13h, sendo que aos domingos eles têm permissão para atuar apenas na orla.


Nenhum comentário:

Postar um comentário