FEIRA HIPPIE


Foi racional a posição dos moradores contrários a retirada, não assinatura no Abaixo-Assiados proposto pelo PSI. A retirada incondicional da histórica Feira Hippie de Ipanema da Praça General Osório de fato é uma proposta extremada. É verdade que temos inumeros problemas em nosso meio, mas também é verdade que a Comissão eleita em 2009, da qual participei ativamente fez es ainda está fazendo o possível e o impossível para resolve-los junto aos órgão competentes, incluzive em encontros com integrantes do Próprio PSI no passado.
O tempo mostrou que existem vários interêsses envolvidos e a Feira Hippie está se tornando uma espécie de sub emrego para alguns, uma vêz que funciona num logradouro público aos domingos.
Juizes assinam Liminares a torto e a direito, precisam ter maiores critérios. Não levam em conta que a Feira Hippie se caracteriza pela oferta de artes e artesanato produzidos pelos próprios expositores. Muitos que ali estão , por força destas Liminares não obedecem as regras da Feira Hippie de Ipanema.
A luta contra a descaracterização começou em nossa gestão em Janeiro de 2009. Fomos os primeiros à denunciar a invasão de camelôs que não tinham respeito nem pela cabine policial situada na esquina da Rua Visconde de Pirajá.
Alí, encostados na cabine vendiam abertamente seus bonés, camiseta da Seleção Brasileira numa concorrencia desleal com os nossos colegas expositores.
O Poder Público foi inumeras vezes alertado e nada fazia. As irregularidades continuavam. Como um cancer penetrou no âmago da Feira Hippie descaracterizando-a.
Chegou ao ponto de elementos estranhos ao nosso meio, verdadeiros empresários do asfalto, em acordo com expositores inescrupulosos ,venderem produtos contrabandeados até da China ou vindo da Rua da Alfandega.
Tudo isso foi e está sendo devidamente encaminhado à Secretaria de Fazenda e a Escola de Artes Caloutre Gulbenkian. Se está existindo descaso, isso precisa ser cobrado aos dois órgãos públicos responsáveis pela adinistração de fato das Feiras de Artes no Rio de Janeiro.As irregularidades dentro da Feira Hippie de Ipanema não justifica o abaixo assinado, apenas alimenta o fogo dos que querem nos ver pelas costas.
Cheguei a pensar que o Poder Público, em aliança com outro setores de Ipanema, querem a descaracterização da Feira Hippie, justamente para justificar, o que agora está ocorrendo; o famigerado abaixo-assinado para nos retirar da Praça Gal. Osório.
A Feira Hippie de Ipanema surgiu em 1968 no movimento contra cultura iniciados em França. Fomos contra a guerra do Vietnan e toda forma de preconceitos e discriminação.Com Paz e Amor sim mas não somos um bando de alienados.
A Feira Hippie não está doente. Ipanema sim sofre outras doenças: do préconceito, discriminação e soberba. O seu metro quadrada mais caro do Brasil está sendo desvalorizado, não por causa dos artesãos e artístas plásticos dignos que alí trabalham a quarenta e poucos anos e sim pela decadência de uma sociedade ultrapassada.
Ipanema de hoje não representa Jobim à altura.
Fred Araujo é Promotor Cultural e de Comunicação - Criador de Ipanema Total e do Site www.feirahippieipanema.net.

:

Um comentário:

  1. Caros amigos, como artezão e expositor da Feira Hippie, venho imformar que os camelos ao lado da cabine da PM continuam atuando aos domingos exatamente do mesmo modo que antes e certamente com a conivencia REMUNERADA dos poliais de serviço...Vendem as famigeradas camisa da seleção Brasileira PIRATEADAS. Essa situação vergonhosa deveria ser exposta diretamente ao comandante do batalhão e cobrada a pronta solução do problema.

    ResponderExcluir