FEIRA DE ORGÂNICOS

Circuito ampliado

Leblon e Jardim Botânico ganham feira de orgânicos

Ruben Berta


RIO - O Circuito Carioca de Feiras Orgânicas incluirá a partir de quinta-feira mais um bairro da Zona Sul: o Leblon. O local escolhido é a Praça Antero de Quental, e a feira passará a acontecer todas as quintas-feiras, das 8h às 14h. Outro bairro que também terá o comércio de alimentos sem agrotóxicos ainda esta semana é o Jardim Botânico. A feira acontecerá na Praça da Igreja São José da Lagoa, todos os sábados, das 8h às 14h. A iniciativa já vem sendo realizada com sucesso em Ipanema e no Bairro Peixoto.

O circuito é uma parceria entre a prefeitura e a Associação de Agricultores Biológicos do Rio de Janeiro (Abio), que reúne 41 produtores do estado para levar alimentos orgânicos diretamente aos consumidores. São oferecidas 75 opções de frutas e hortaliças, além de café, ovos, queijos, pães, bolos, geleias e mel, tudo produzido sem a utilização de agrotóxicos.

O modelo começou a ser implementado em maio deste ano, com feiras de até 35 barracas. Todas elas têm feirantes uniformizados. Não há venda de peixes ou outros tipos de carne. São instalados banheiros químicos e, segundo os organizadores, os preços dos produtos são, em média, 35% mais baixos do que os dos vendidos em supermercados.

No primeiro trimestre de funcionamento, as feiras realizadas no Bairro Peixoto (aos sábados, na Praça Edmundo Bittencourt) e em Ipanema (às terças-feiras, na Praça Nossa Senhora da Paz) movimentaram cerca de R$ 70 mil por mês, segundo dados da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário, órgão da prefeitura. A estimativa é que cada produtor tenha conseguido uma renda mensal bruta de R$ 1,5 mil com o início do circuito.

A Abio estabeleceu uma tabela de preços mínimos e máximos para 12 itens que estão sendo vendidos nas feiras. Uma facilidade que começa a ser oferecida aos frequentadores é a opção de compras com cartões de crédito ou débito. A associação tem feito parcerias com escolas dos bairros onde as feiras são realizadas, para que crianças e adolescentes possam saber mais sobre os produtos orgânicos.
As visitas podem ser agendadas através do e-mail abio@abio.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário