DOCUMENTÁRIO



A mostra 'Faróis do cinema' começa nesta segunda com obras de documentaristas brasileiros e de cineastas que os influenciaram

Tom Leão

Comentários RIO - De um lado, dez grandes documentaristas brasileiros. Do outro, cineastas que os influenciaram. A soma resulta na mostra "Faróis do Cinema - Documentário brasileiro", que acontece desta segunda-feira a 19 de setembro na Caixa Cultural e no Oi Futuro de Ipanema, com a exibição de 38 filmes e encontros com os diretores. O crítico e pesquisador Carlos Aberto Mattos inspirou-se, para realizar a mostra, na série Faróis, publicada no extinto DocBlog, que ele mesmo criou no site do GLOBO.
- A ideia é reunir filmes dos documentaristas brasileiros com alguns daqueles apontados como fundamentais na formação do olhar de cada um deles. A seleção se baseou nesse diálogo. Por exemplo, mostrar "O país de São Saruê", do Vladimir Carvalho, e "Borinage", do Joris Ivens, que traz algumas sementes do trabalho do Vladimir.
A lista dos dez documentaristas brasileiros inclui, além de Carvalho, Bebeto Abrantes, Eduardo Coutinho, Eryk Rocha, Jorge Bodanzky, Maurice Capovilla, Octavio Bezerra, Sandra Werneck, Silvio Da-Rin e Sylvio Back. Mattos chama a atenção para a diversidade:
A mostra terá pérolas como o documentário "Os homens verdes da noite", do Maurice Capovilla, feito para o "Globo Repórter" em 1977 e não exibido pela emissora. Ou os curtas "Borinage" e "Nova terra", do mestre Joris Ivens, inexistente nas cinematecas daqui e nunca editados em DVD entre nós. E ainda o mítico documentário cubano "Ociel del Toa", de Nicolás Guillén Landrián, e "As quatro estações" e "Nós", do armênio (Artavazd) Pelechian, cultuados por pequenas plateias de conoisseurs, mas nunca exibidos para um público maior.
Na abertura, nesta segunda-feira, às 19h, no Oi Futuro de Ipanema, haverá uma homenagem ao cineasta e fotógrafo Mário Carneiro (falecido em 2007), com a exibição de uma coletânea de seus filmes curtos. A programação completa da mostra está em
www.faroisdocinema.com.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário