PRAIA DE IPANEMA

Crianças dão cara nova à orla de Ipanema com plantio de mata nativa

Maria Luisa de Melo, Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - A orla de Ipanema está de cara nova. Nesta quinta-feira, cerca de 30 alunos da rede municipal de ensino do Rio plantaram 2.800 mudas de Ipomoea – vegetação de restinga das dunas daquela região – no trecho entre as ruas Farme de Amoedo e Vinícius de Moraes.
O replantio foi possível graças a uma parceria do Instituto E com a empresa Grendene, criadora das Sandálias Ipanema.
Apesar da realização e manutenção do projeto serem da iniciativa privada, o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, acompanhou e aprovou a medida.
– A vegetação ajuda a diminuir a temperatura da praia. No verão, vai atrair mais pessoas para a orla.
A amenização de temperatura em tempos de sol forte não é o único benefício proporcionado pelo plantio. A vegetação também vai auxiliar na fixação da areia e, em momentos de ressaca, vai combater a erosão provocada pela ação forte das ondas e até do vento.
A ideia é recuperar a vegetação original das dunas, que foi bastante degradada nas últimas décadas e cobrir, inclusive, as estruturas de concreto que fazem parte do emissário submarino, tornando o visual da orla mais bonito.
O projeto inclui 18 dunas de Ipanema, que somam uma área de 7.025 m² e vai do Arpoador até um trecho na altura da Rua Maria Quitéria. A conclusão do projeto é prevista para o fim do próximo ano.
Educação Ambiental
Além de ajudarem no replantio, alguns estudantes da rede municipal vão receber lições de meio ambiente por voluntários do Instituto E, como aulas de coleta de lixo e cuidados gerais com o meio ambiente. A iniciativa faz parte de um projeto do Instituto e de recuperação da costa brasileira que abrange 10 grandes praias do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário