PRAÇA GENERAL OSÓRIO

Prefeitura religa chafariz das Saracuras Ipanema após dois anos

Rio - Um dos mais antigos chafarizes do Rio volta a fazer parte do cenário da cidade. ASecretaria de Conservação e Serviços Públicos religa neste quarta-feira, o Chafariz das Saracuras, na Praça General Osório, em Ipanema, na Zona Sul do Rio.
O monumento estava desativado desde 2008. O trabalho de restauração do monumento incluiu a reposição das duas saracuras, quatro tartarugas e uma cruz na ponta da pirâmide no chafariz de granito, em detalhes ornamentais de bronze, com bicas em forma de pássaro. Além disso, foram construídos cem100 metros de rede de esgotamento de água e dos os comandos e bombas que fazem o chafariz funcionar.
Esta é uma obra que foi encomendada ao Mestre Valentim para abastecer de água encanada o Convento da Ajuda, onde hoje se situa a Cinelândia. Concluido em 1795, no pátio interno do convento, se manteve lá até 1911, quando o convento foi demolido.
O Chafariz das Saracuras foi doado a Municipalidade pelo Cardeal Arcebispo D. Joaquim Arcoverde e instalado na Praça General Osório em 1917.
É um bem tombado pelo Institutodo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1938.

Nenhum comentário:

Postar um comentário