FRADINHOS

Ricardo Linhares: Fradinhos da orla

Retirar fradinhos será liberar as calçadas para a invasão dos carros

Autor de novela

Rio - Durante o verão, a orla da Zona Sul do Rio de Janeiro sempre vive uma temporada de caos. Um dos principais problemas é o estacionamento irregular de veículos. Os carrosparam em fila dupla, bloqueiam garagens e, principalmente, estacionam em cima das calçadas, atrapalhando a livre circulação de pedestres
.Para coibir o estacionamento nas calçadas, há barreiras físicas, os frades-de-pedra, conhecidos como fradinhos. São marcos de granito que ficam junto ao meio-fio e à entrada das garagens impedindo o avanço dos automóveis.
A Prefeitura do Rio, talvez na falta de algo mais importante para cuidar, enviou circular aos condomínios da Avenida Vieira Souto, em Ipanema, mandando que destruam os fradinhos e retirem das calçadas vasos de plantas, cilindros de metal e outros obstáculos que vedam a passagem dos veículos por elas.
O município é incapaz de fazer a manutenção adequada da orla, com calçadas esburacadas, postes enferrujados, lâmpadas apagadas e mobiliário urbano degradado. Por que, então, retirar os fradinhos, que cumpriam bem a sua função?
Eles causam certa poluição visual, mas são um mal necessário para combater a falta de civilidade de motoristas e flanelinhas.
De acordo com a Secretaria municipal de Transportes, o estacionamento em local proibido é a terceira infração mais praticada na cidade.
É impossível reprimi-lo com fiscalização da Guarda Municipal. Tem que haver impedimento físico.
Obviamente, a medida da prefeitura pretende estimular a desordem urbana. Foi bem-sucedida. O verão nem chegou, e os carros já voltaram a estacionar sobre as calçadas da Vieira Souto. Quando a alta temporada chegar, a situação será incontrolável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário