FIM DE SEMANA



Sob temperatura de verão, cariocas lotam praias

Falta de chuvas deu ao mar tom caribenho

POR DENIS KUCK

Rio - Céu azul, forte calor e um mar de águas calmas e transparentes levaram os cariocas à praia e ao calçadão da orla. A máxima ontem foi de 32 graus no Campo dos Afonsos, onde a umidade relativa do ar chegou a 38%. Nas praias, a temperatura ficou mais amena e o clima, menos seco. No início da tarde, termômetros na Avenida Vieira Souto, Ipanema, marcavam 26 graus. Banhistas que esperaram ansiosos pelo fim de semana não tinham do que reclamar.
No Arpoador, águas que normalmente têm tom azulado cintilavam verdes Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
“A praia está maravilhosa. No sábado, o tempo ficou um pouco nublado, mas hoje está ótimo”, comentou a dentista Renata Rozenbaun, 36 anos. A amiga e fisioterapeuta Viviane Nakamura, 36, reforçou: “O mar está lindo. Ótimo para um mergulho”. O longo período sem chuvas faz com que o mar fique claro, lembrando as águas do Caribe. Felicidade de mergulhadores, vistos da Pedra do Arpoador ao Pontão do Leblon. “Sou mergulhador desde os 12 anos. O mar está muito transparente, não é comum. Isso facilita nosso trabalho. Consegui pegar três tainhas e quatro sargos”, contou o taxista Lincoln Lima, 41. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o fenômeno é comum nesta época do ano, porque as correntes marinhas estão mais limpas.Elogio nordestinoTuristas também estavam encantados com a generosidade de São Pedro: “Saímos de Salvador, onde, por incrível que pareça, estava friozinho e chovendo, e chegamos ao Rio nesta semana”, disse a secretária Kátia Figueiredo, 42, na cidade com duas amigas.

Vendedores se animam com praias cheias em pleno inverno

Vendedores tiveram uma semana de inverno com faturamento de verão. “Tivemos aumento nas vendas de cerca de 20%”, contabilizou Aleido dos Santos, barraqueiro há 17 anos em Ipanema. A operação Choque de Ordem nas Praias, da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), rebocou 25 veículos e multou 88, no fim de semana. Sol e calor vão ficar até o fim da semana As variações de temperatura durante o fim de semana confundiram muitos cariocas, que foram obrigados a mudar a escolha das roupas em menos de 24 horas. No sábado, houve quem se queixasse de frio e calor ao mesmo tempo. No domingo, o tempo esquentou de fato e harmonizou o visual nas ruas. A previsão é que o tempo continue ensolarado e seco durante toda a semana. A causa é uma intensa massa de ar quente que está parada em boa parte do Brasil, principalmente Sudeste e Centro-Oeste, fenômeno chamado de veranico. Na terça, o dia amanhacerá com névoa, devido à passagem de frente fria pelo oceano. Só deve chover na semana que vem, provavelmente no feriado da Independência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário