CARTA AO GOVERNADOR

A Sua Excelência o Senhor Sérgio Cabral Governador do Estado do Rio de Janeiro

Palácio Guanabara - Rua Pinheiro Machado, S/N – Laranjeiras

22238-900 Rio de Janeiro - RJ

Assunto: Estação de metrô na Praça Nossa Senhora da Paz



Excelentíssimo Senhor Governador,

O Projeto de Segurança de Ipanema (PSI), movimento voluntário e apartidário da sociedade, e o Quadrilátero do Charme de Ipanema, associação com mais de setenta comerciantes do bairro afiliados, vêm neste momento fazer-lhe as seguintes considerações sobre uma possível estação de metrô prevista para a Praça Nossa Senhora da Paz:

1. O bairro de Ipanema recebe com muito entusiasmo a vinda do metrô.

2. Sabemos que a construção dos túneis que atravessarão Ipanema vai virar nossa vida de pernas pro ar, mas traçado de metrô é avaliação técnica e isso cabe aos especialistas. De modo que não somos contra a passagem do metrô pelo bairro.

3. Acreditamos, porém, que uma estação na Praça Nossa Senhora da Paz seja absolutamente desnecessária e, também, que será prejudicial ao bairro. Baseamos nossa avaliação na intimidade que temos com o cotidiano do bairro.

a) Ipanema é um bairro pequeno e que vai ter duas estações: a já construída na Praça General Osório e a prevista para o Jardim de Alah.

b) Com estações nas “pontas” do bairro, o mais longe que se estará de uma estação do metrô em Ipanema será a distância de três quadras e meia.

c) É interesse do bairro que se estimule as pessoas a andar a pé, incentivando o excelente comércio e serviços existentes.

d) A Praça Nossa Senhora da Paz é tombada.

e) A praça é um oásis com suas árvores frondosas que dão generosa sombra e oferecem à população um local de calma onde as crianças brincam em segurança e os adultos podem desfrutar de momentos agradáveis de descontração.

f) Ter mais uma estação de metrô no bairro traria fatalmente um adensamento contrário ao desejo dos moradores. Queremos que nosso bairro preserve as suas características familiares e ao mesmo tempo de bairro de vanguarda e sofisticado.

Pedimos, Senhor Governador, que seja reconsiderada a intenção de construir uma estação de metrô na Praça Nossa Senhora da Paz, por todo o exposto, que traduz a vontade da população de Ipanema.

Agradecemos vossa atenção e nos colocamos à sua inteira disposição para qualquer apoio que se faça necessário.

Respeitosamente,




Bruno Pereira
Quadrilátero do Charme de Ipanema



Ignez Barretto Rogério Esteves
Projeto de Segurança de Ipanema Projeto de Segurança de Ipanema

Nenhum comentário:

Postar um comentário