VISITA -SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL


" Um grupo do PSI visitou hoje instalações da Secretaria de Assistência Social para amparo a moradores e menores de rua, dando prosseguimento ao projeto de parceria visando às ações em Ipanema. Fomos recebidos pelo Sub Secretário, Dr. Carlos Augusto de Araujo Jorge , que nos acompanhou em toda a visita, juntamente com Luiza Salatino sua Assessora e quem dá o suporte da coordenação da sub secretaria com o PSI .
Podemos entender todo o processo que é feito constantemente pela Secretaria de Assistência social. As operações têm como finalidade acolher os moradores de rua, espalhados pelos bairros do Município do Rio de Janeiro. Tais Moradores são levados para as Centrais de Recepção e lá é feito a triagem de cada um para que os mesmos sejam encaminhados para abrigos da Prefeitura visando atender as necessidades e demandas de cada individuo acolhido pelas equipes operacionais.
Para poder funcionar a Sub Secretaria de Proteção especial conta com equipes de educadores, assistentes sociais e psicólogos.
Inicialmente fomos a um abrigo para menores e adolescentes: o Centro de Acolhimento Ayrton Senna, no bairro de Vila Isabel. O abrigo têm a capacidade para acolher 120 crianças e adolescentes em situação de extrema vulnerabilidade social. Os mesmos são divididos por idade, sexo e perfil. São acompanhados diretamente por educadores sociais, e recebem moradia, alimentação, roupa e remédios. Participam também de atividades comunitárias. Vimos garotas de quinze, 16 anos, com seus filhos, recebendo toda a atenção, carinho e suporte.
Observamos a dedicação das assistentes sociais, funcionários em geral,o que pode ser constatado pelo carinho que os assistidos demonstravam pelas mesmas.
Podemos observar de perto toda infra - estrutura que a Secretaria tem dado aos abrigados. Em todas as unidades constatamos o compromisso dos profissionais e do Secretário para com as pessoas e as instalações. Quartos, alojamentos, encontram- se em bom estado.
Em seguida fomos à Embaixada da Liberdade, Vianinha que iniciou suas atividades no dia 21 de dezembro de 2009.
Hoje funciona todos os dias da semana, no período de 24h.
Trata-se de uma modalidade de Casa de Convivência como previsto pelo Plano Municipal de Enfrentamento ao Uso Abusivo de Crack e de Outras Substâncias Psicoativas por Crianças e Adolescentes na Cidade do Rio de Janeiro, visando a promoção da Reabilitação Psicossocial desses jovens.
Como estratégia para nortear o trabalho, houve a escolha da redução de danos, visto que o reconhecimento desta estratégia é amparado pelo artigo 196 da Constituição Federal Brasileira e defendido como Diretriz da Resolução Nº 3/GSIPR/CH/CONAD, de 27 de Outubro de 2005, que aprova a Política Nacional sobre Drogas, além de ser preconizado pelo Sistema de Garantia de Direitos da Lei Federal Nº 8.069/90 que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, intitulado Estatuto da Criança e do Adolescente. Esta legislação, prevê que às crianças e aos adolescentes, sejam assegurados o direito à saúde e ao acesso às estratégias de redução de danos.
É um serviço aberto e, portanto, uma experiência piloto no município do Rio de Janeiro que intenta constituir-se como laboratório para iniciativas no que tange a abordagem das complexas questões inerentes a drogadicção de sujeitos compreendidos nas faixas etárias da infância e da juventude.
Oferece diariamente atendimento a 25 crianças e adolescentes em situação de rua, usuárias de crack e outras substâncias psicoativas, na faixa etária de até 17 anos e 11 meses. Sua ação é realizada por uma equipe multiprofissional formada por: Assistentes Sociais, Psicólogo, Pedagogo, Terapeuta Ocupacional, Oficineiros, Educadores Sociais e demais profissionais que dão suporte ao funcionamento da casa. Nossa intervenção é cotidianamente pensada para se realizar em parceria com a rede sócio-assistencial articulando ações integradas com outras políticas públicas setoriais, tais como: Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, dentre outras que são determinantes e subsidiárias do processo de reabilitação psicossocial.
Se propõe a ser um local de cuidado, onde torna-se primordial privilegiar: os cuidados com a higiene; o oferecimento de alimentação adequada a fase de desenvolvimento em que seu público se encontra; proteção do frio, da chuva e do calor; e, principalmente, um espaço de construção de relações de vínculo afetivo-profissional que venha a possibilitar uma posterior reflexão a respeito dos direitos das crianças e adolescentes; os riscos da vida na rua e do uso das drogas; e, finalmente, a importância do encaminhamento para abrigamento institucional nas unidades de acolhimento especializados para crianças e adolescentes dependentes de crack e substâncias psicoativas.
A embaixada da liberdade têm como finalidade não só tratar do acolhimento institucional (abrigamento) mas também oferece o tratamento para a dependência química e ainda a construção de outros valores para vida a fim de garantir: a saída das ruas e proteção e amparo com vistas ao início do processo de Reabilitação Psicossocial.
Mais uma vez comprovamos o zêlo e dedicação dos funcionários. Muitos adolescentes dependentes de drogas, estavam no local: alguns dormindo, outros almoçando, alguns em cantos com os olhos perdidos ...
Finalmente nos dirigimos ao Centro de Triagem, onde os necessitados são recebidos, feita a triagem e encaminhados conforme o caso, para abrigos. Muitos preferem ficar por lá mesmo, provavelmente pela identificação com os funcionários e para com o local. No momento em que estivemos no abrigo estava sendo realizada uma festa, com a bateria da Escola de Samba da Ilha do governador e podemos ver de perto a alegria de funcionários e abrigados dançando e se divertindo. Todos participando.
Saímos todos impressionados com este trabalho dignificante feito pela Prefeitura , através a Secretaria de Ação Social, trabalho quase anônimo, não divulgado e que merece TODO O APOIO DA SOCIEDADE, pela transparência, seriedade e dedicação. A começar pelo Secretário de Assistência social, Fernando William, o Sub Secretario de Proteção Especial, Dr. Carlos Augusto de Araujo Jorge psiquiatra, o homem certo no local certo, recebido pelos internos com carinho e sempre com um abraço e conversa para cada um.
O exemplo vem de cima, e assim, todos o seguem.
Mas eles necessitam de ajuda: brinquedos, livros, roupas, sapatos, movéis, etc. Pretendemos também que, para as próximas reuniões do PSI, cada um traga um kg de arroz, ou feijão, ou macarrão, óleo, enfim , alimentos não perecíveis , que serão recolhidos e enviados . Vamos coordenar com o Notre Dame um local onde ficará a doação para a kombi apanhar.
Amigos voluntários do PSI, a parceria começou, mas que ela não fique restrita a telefonar para a Luiza e pedir que a mesma faça o acolhimento de moradores de rua. Vamos ajudar, vamos doar!
Este trabalho da Secretaria de Assistência Social precisa ser conhecido e reconhecido. Se puder dissemine-o, quem tiver contato com a mídia, envie esta notícia.
Para doações, ligar para Luiza Salatino. Tel.: 7713- 8461. Ela mandará uma equipe ao local para buscar.
Quem conhecer empresários marque uma visita , peçam que ajudem."
PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA

Rogerio Esteves
Coordenador
projetodeipanema@terra.com.br
psipanema.blogspot.com LEIAM NOSSO BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário