DESEMPENHO

Enviado por Letícia Vieira -

Vitória da educação

Nas escolas em áreas com UPPs, adolescentes têm baixo desempenho

A pacificação não teve o mesmo feito esperado para o aprendizado dos alunos do 6 ao 9 anos. O Ciep Presidente João Goulart, no Cantagalo, em Ipanema, teve uma queda drástica na nota do Ideb em 2009, nos últimos anos do ensino fundamental. No ano passado, a escola obteve média 1,8, contra 3,7 em 2007. Foi o pior resultado entre as Escolas do Amanhã.
A diretora Monica Zucarino afirma que o Ciep desenvolve projetos de preparação profissional, mas que muitas vezes têm pouca adesão dos adolescentes. Segundo ela, é necessária uma mudança de pensamento dos alunos:
— Quando o jovem perceber que pode sair e chegar tranquilamente da comunidade, vai começar a mudar a perspectiva de futuro. Na Escola Municipal Pedro Aleixo, na Cidade de Deus, as salas de aula começaram a ficar mais cheias apenas um ano após a implementação da UPP. O desinteresse dos alunos pela educação foi refletido nos números: a escola não avançou na avaliação do MEC, passou de 2,7 — em 2007 — para 2,8 — em 2009.
— Ano passado, tínhamos 700 alunos matriculados e 250 frequentando.
Hoje, temos 900 matriculados e o mesmo número frequentando. Oferecemos atividades, e eles passaram a ficar o tempo todo na escola — afirmou o diretor José Edmilson da Silva. O aluno do 9 ano Samuel Tenório, de 18 anos, já faz planos mais ousados:
— Não quero só mudar de escola, quero fazer um curso técnico em eletrotécnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário