CHOQUE DE ORDEM

Escadas improvisadas com sacos de areia nas praias incomodam carioca

Prática prejudica o visual das praias e são risco para a natureza.Segundo prefeitura, parte dos sacos já foi retirada.

Do RJTV


As escadas improvisadas, feitas de sacos de areia, registradas pela reportagem do RJTV na Praia do Arpoador, na Zona Sul do Rio, na última semana, estão cada vez mais incorporadas à orla carioca.
No Posto 10 da Praia de Ipanema, também na Zona Sul, os sacos estão por quase toda extensão. Além de prejudicar o visual digno de cartão postal da orla carioca, são também um risco para natureza.
“É lamentável. Se existe esta necessidade, não são os vendedores ou os frequentadores da praia que vão resolver o problema, e sim a prefeitura através de seus mecanismos de fiscalização“, diz a aposentada Diana Stamato.
O acupultor Michel Salomão, que costuma nadar na região, conta que já encontrou com alguns no mar. "Ontem mesmo eu estava nadando e esbarrei em uns plásticos. Isso me incomoda muito", reclamou.
Danos
Quando a areia fica abaixo do nível do calçadão, tem gente que utiliza os sacos para improvisar rampas. Quando a maré enche, os sacos rasgam e acabam indo pra dentro d'água, onde ficam por um bom tempo. Um que seja feito de nylon, por exemplo, vai levar pelo menos 650 anos para se decompor.
De acordo com a prefeitura e a Secretaria municipal de Meio Ambiente, parte dos sacos já foi retirada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário