ELEVADOR



Novo cenário

Passarela do elevador no Morro do Cantagalo é instalada e muda a paisagem de Ipanema


O Globo


RIO - Foi instalado neste sábado o trecho final da passarela entre as duas torres do elevador que liga a Estação General Osório do metrô ao Morro do Cantagalo, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. Moradores do entorno acordaram cedo para acompanhar a operação da janela ou nos arredores da obra.

A estrutura tem 18 toneladas, 24 metros de comprimento e 3,50 metros de altura e largura. Ela foi instalada a uma altura de 54 metros e mudou a paisagem da Zona Sul do Rio. Um guindaste especial, capaz de sustentar até 220 toneladas, foi usado na operação que envolveu mais de 30 homens e durou cerca de uma hora.
Segundo Juliano Penteado, gerente de produção da obra, essa foi a etapa mais complexa da obra e o elevador está praticamente pronto. "Fica faltando apenas os acabamentos e a limpeza final das torres e a urbanização do entorno da obra", disse ele, em nota divulgada à imprensa.
Em nota, o diretor de Engenharia da Secretaria estadual de Transportes, Bento Lima, comemorou: "Se tivéssemos vento acima de 4 metros por segundo não poderíamos erguer a passarela e teríamos que atrasar a obra. Mas deu tudo certo e agora sim podemos dizer que unimos o morro e o asfalto em Ipanema".
A primeira parte da passarela não foi suspensa, pois os técnicos optaram por construí-la em cima, sobre andaimes na encosta da comunidade, já que a altura era menor. As duas torres, de 64 metros e 31 metros, podem transportar até 100 pessoas ao mesmo tempo e são revestidas por lâminas metálicas coloridas. A mais alta conta com elevador panorâmico e um mirante, de onde será possível avistar as praias de Ipanema e Leblon, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Corcovado.
A inauguração da obra está prevista para o final de junho.

Um comentário:

  1. Unir o morro e o asfalto com essa obra política? Fisicamente sempre havia conexão e o elevador não ajudará na aproximação social, os preconceitos persistirão. Mas talvez alguém ganhe votos do asfalto porque as pessoas acham que os governantes ajudam os moradores da comunidade, mas na verdade eles precisam de outras coisas: educação, oportunidades de trabalho e melhor atendimento na área de saúde...

    ResponderExcluir