TERRAS DE NINGUÉM

Areias são terra de ninguém antes de os fiscais chegarem

Caio de Menezes, Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - Enquanto as equipes da operação Choque de Ordem nas praias e da Guarda Municipal não chegam, as areias de Ipanema, Leblon e Copacabana não têm dono e algumas irregularidades proliferam. Na manhã desta sexta-feira, apenas na Praia do Diabo, pelo menos dez cachorros tomavam conta do local, correndo, pulando e nadando com seus donos.
O intensivista pediatra Mário Eduardo Viana, de 49 anos, refrescava-se com o labrador de seu filho, depois de caminhar e correr desde a Lagoa, onde mora. Além de garantir que seu cão toma vermífugo, o médico disse que adota outras medidas para não afetar a praia. Segundo ele, a fiscalização costuma aparecer por volta de 8h.
– Quando os caras chegam e pedem, saio numa boa, nem reclamo. Mas sempre trago o cachorro, não vejo problemas. A água salgada é excelente bactericida, acaba com carrapatos, desidatrando-os – ressaltou.
Mergulhando na Praia do Diabo com seu buldogue, Rocky Balboa, Jaynne Rushston, de 44 anos, aproveitava o amanhecer. Segundo ela, o hábito é importante “até na formação do caráter do cão”.
– Essa vinda à praia é fundamental e não afeta ninguém. É o momento em que o cão encontra seus companheiros e se socializa. É uma questão de saber dosar, quando começa a chegar gente vou embora, mas, mesmo assim algumas pessoas não entendem, não sabem equilibrar – disse ela, que afirmou “amar de paixão” seu totó. – Os banhistas, que frequentam as praias rotineiramente, às vezes, se comportam pior, largando sujeira na areia.
Nas areias de Copacabana e Leblon, mendigos aproveitam para dormir até a chegada dos fiscais. Nas imediações do Posto 2, por volta das 7h30 desta sexta-feira, nove pessoas ainda dormiam.
– Embaixo de lojas sempre somos expulsos. Aqui somos retirados de vez em quando, mas nunca com violência – disse um dos sem-teto.
Para o comerciário Josué Leal, de 66 anos, a presença constante de pessoas dormindo nos arredores do Posto 2, atrapalha a utilização de aparelhos de ginástica.
– De tanta gente, algumas vezes sequer consigo subir na barra de flexões. Sem falar que fica uma nojeira danada, até coco já fazerem por aqui – lamentou.
O frescobol também é jogado antes da chegada dos fiscais, que acontece por volta das 8h.
Seop estuda ampliar tempo e área de atuação
A Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) informou, através de sua assessoria, que as operações na orla de Ipanema, Leblon e Copacabana devem começar às 7h e terminar às 20h. No entanto, a reportagem constatou nos últimos dias que o trabalho chega a começar por volta de 8h30. Segundo a Seop, é considerada a possibilidade de expandir o horário de ação e a área de atuação do choque de ordem. No entanto, não há prazo previsto para as mudanças.
A Seop informou também que durante os horários em que não atua a operação choque de ordem, as irregularidades só são coibidas mediante denúncias. As reclamações são recebidas pelo Disque Ordem (153), que é gratuito e funciona 24 horas por dia.
Já a Guarda Municipal, também através de sua assessoria, afirmou que atua com 22 homens na Praia de Copacabana, 20 nas praias de Ipanema, Arpoador e Diabo e seis na Praia do Leblon. A esse contingente fixo, juntam-se seis guardas municipais que percorrem as cinco praias de carro, 12 agentes que o fazem utilizando segways. Todavia seu horário de atuação é restrito entre 8h e 19h. Fora desse período, a GM só atende a denúncias feitas ao 153.
Acolhimento
Operações Choque de Ordem realizadas na quinta-feira e ontem, acolheram 46 moradores de rua, sendo 17 menores de idade, em parte da orla da Zona Sul. Os maiores foram levados para o abrigo municipal da Ilha do Governador e os menores para o centro de Triagem do Largo da Carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário