AMIPANEMA

Ata da reunião de 30 de março de 2010

Local: Colégio Notre Dame – 19:30h

Pauta:

1. apresentação do trabalho da Associação de Agricultores Biológicos(abio)
2. Polícia Civil: apresentação do programa DEDIC
3. IBGE: informações sobre o Censo 2010
4. estação do metrô N.S. da Paz

Iniciada a reunião a Sra. Cristina de Brito Ribeiro, coordenadora executiva da Associação de Agricultores Biológicos (ABIO) acompanhada do Sr Augusto Real, agricultor, deu-nos uma amostra do que é a feira orgânica. Só existe uma no Rio de Janeiro: na Glória. Disse, ainda, que é bom que disseminemos a feira, até por questões ambientais. Para ser um produtor orgânico, tem que ser credenciado. Durante a permanência da feira, o local é sempre preservado e higiênico. O número de barracas é em torno de vinte. No máximo, quarenta. Há, também, a vantagem de não ser uma feira barulhenta, sem gritos de feirantes como nas feiras livres. Não há camelôs circulando entre barracas, resposta dada à pergunta de uma moradora.

Foi perguntado como acontece a fiscalização no entorno da feira orgânica, em termos de camelôs; como agirá a Prefeitura. A Sra. Rosemary Gomes, Coordenadora da Economia Solidária e Comércio Justo da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário (SEDES), que também faz parte do Movimento de Cultura Familiar, disse que está sendo elaborado um Decreto na Prefeitura para se organizar esse projeto e deixá-lo completamente desvinculado das feiras livres. É pré requisito da Prefeitura ouvir as Associações de Moradores para avalizar o projeto. O regime interno será rigoroso em matéria de padronização e credenciamento. Em quinze anos de feira na Glória, nunca houve invasão de camelôs e outros desvios que existem nas feiras livres
.
Segundo Maria Amélia, a AMIPANEMA tem que amadurecer a ideia da feira orgânica e ver o local a ser instalada. É uma feira só de bairro e pequena. Os próprios produtores é que venderão nas barracas. Haverá nova reunião para se discutir melhor a questão da feira orgânica e qual o local mais apropriado.

Contatos:
ABIO 2625-6379 / 2225-7426
SECRETARIA (SEDES) 2588-9155/56
Sra. Rosemary Gomes – Coordenadora de Economia Solidária e Comércio Justo:
rosemary.gomes@sedes.rio.rj.gov.br


A seguir, Maria Amélia passou ao assunto em pauta da Polícia Civil. O Inspetor Fabio Figueiredo começou apresentando um filme institucional por conta do Projeto DEDIC, visando esclarecer a função da Polícia Civil. É uma polícia repressiva e judiciária. É bom que a sociedade civil organizada se junte à polícia também organizada.

DEDIC: Delegacia de Dedicação Integral ao Cidadão. O DEDIC estará diretamente ligado aos cidadãos. E há uma diferença de escalonamento de pessoas na delegacia. Só poucos estarão no atendimento e o resto, agindo em função da resolução dos casos pendentes. Com uma simples mudança, estão sendo resolvidos problemas de falta de pessoal. O DEDIC, com os meios que dispõe, deve atender melhor as ocorrências, mesmo com toda a defasagem existente. Até a problemática de mudança de delegado nas delegacias o Projeto irá assumir. Até então traziam outros funcionários e as investigações eram interrompidas; algumas vezes, sem serem solucionadas. Houve também um aumento de aparelhos tipo laptop, computadores, etc. para mais agilidade dos processos.

A DEDIC irá para as ruas sem estar caracterizada e, por isso, não será percebida pelos meliantes. Isso facilitará a apreensão dos meliantes que estão em ação.
Com a DEDIC há o poder de escolha na comunicação do delito: na residência ou na delegacia. Quando eles forem à sua residência, estarão devidamente identificados. Isso tudo através de e-mail e, pois, na delegacia será feita a comunicação à sua residência de quem irá lhe atender, quantas pessoas, etc. Os policiais só irão à residência do denunciante caso o fato tenha ocorrido na mesma área de cobertura da delegacia.

Ampliando a capacidade de investigação há as redes de relacionamento com página no Orkut, Twitter, e-mail, telefone, etc.. tudo à disposição dos cidadãos.
Todo cidadão pode fazer denúncia em qualquer delegacia. Com isso, todos ganham: policiais e cidadãos. E o disque denúncia continua sendo útil e é um parceiro do DEDIC que não é um patrulhamento ostensivo mas, sim, repressivo.

As viaturas da Polícia Civil são cinza ou prata, modelo Sandero.

Delegado Fernando Veloso - titular da 14ªDP: fveloso@pcivil.rj.gov.br
14ªDP 14dprj@gmail.com
www.policiacivil.rj.gov.br

Foi denunciada a ação de flanelinhas na Teixeira de Melo e na Jangadeiros e a incapacidade da PM e da Prefeitura em resolver a situação. O Sr. Carlos Moraes, representando o Deputado Federal Antônio Carlos Biscaia disse que está em andamento um projeto de lei de autoria do Dr. Biscaia enquadrando os flanelinhas como praticantes de crime de extorsão.
Maria Amélia apresentou o assunto do Metrô, estação na Nossa Senhora da Paz. Mario Carlos, diretor de transportes da AMIPANEMA e funcionário da RioTrilhos disse que não há projeto do Metrô para estação na Nossa Senhora da Paz.

Como não foi possível o comparecimento do funcionário do IBGE, deve-se agendar outra data.
Terminada a pauta, encerrou-se a reunião.
Próxima reunião : última terça-feira de maio -- dia 25

Nenhum comentário:

Postar um comentário