TAPA BURACOS



Zona Sul já tem ‘asfalto liso’

Ruas a serem recapeadas não têm buracos. Número de vias beneficiadas na Z. Norte é metade

POR CHRISTINA NASCIMENTO

Rio - O programa da prefeitura que promete fazer a recuperação asfáltica de 79 ruas e avenidas do Rio não deverá trazer muita diferença para a Zona Sul. Isso porque a maioria das 25 vias escolhidas na região para receber obras de recapeamento e tapa-buracos está em boas condições.
Vieira Souto tem só ondulações na pista usada por ônibus e caminhão Foto: Felipe O´Neill / Agência O Dia
É o caso, por exemplo, das avenidas Vieira Souto, em Ipanema, e Delfim Moreira, no Leblon. As vias que compõem a orla da praia foram percorridas, ontem, pela reportagem de O DIA. Nos dois locais, que têm aproximadamente 3,3 quilômetros, não havia nenhum buraco, apenas desníveis nas faixas utilizadas por ônibus.O mesmo teste foi feito nas ruas Humaitá e Catete e nas avenidas Visconde de Pirajá, Ipanema, e Rui Barbosa, Flamengo. Todas estão entre as prioridades da prefeitura. Em nenhuma das vias foram encontrados buracos, mas somente ondulações no asfalto. Resultado idêntico ao obtido no percurso feito nas praias de Botafogo e Flamengo para verificar a necessidade emergencial de recapeamento.Batizado de Asfalto Liso, o projeto foi anunciado na semana passada e lista, na primeira etapa, 13 ruas e avenidas na Zona Norte. O número, praticamente metade das intervenções que ocorrerão na Zona Sul, virou alvo de reclamações de moradores.
“Temos sérios problemas aqui nas ruas da Penha. Não consigo entender por que, com tantos buracos espalhados pelo bairro, não estamos nesta lista”, reclamou o comerciante José Pedro Antunes, 52 anos.
O estudante Leonardo Teixeira, 23 anos, citou um buraco que está há 42 dias na Rua Alves de Azevedo, em Maria da Graça. “A Cedae diz que é da prefeitura, e a prefeitura diz que é da Cedae. Resultado: ninguém faz nada”. No Centro, serão sete ruas recuperadas e, na Zona Oeste, 35 vias.

R$ 131 MILHÕES EM OBRAS A Secretaria Municipal de Obras argumentou que as vias listadas são arteriais (principais) e não houve privilégio a nenhuma região da cidade. Nos próximos três anos, a expectativa é atender 187 endereços, o equivalente a 17,5% da área pavimentada da capital. A meta da prefeitura é que o pavimento desses locais só precise ser refeito em 10 anos. O Asfalto Liso terá gastos de R$ 131,5 milhões. As obras vão começar na primeira quinzena de abril. O orçamento para atender as outras regiões da cidade ainda está sendo analisado. A previsão é que a licitação para os serviços nas áreas da Zona Norte e Zona Oeste seja finalizada em até 20 dias.

Um comentário:

  1. QUADRILÁTERO DO LUXO.

    UM ENORME ESGOTO ARREBENTADO (ESGOTO MESMO, COM DIREITO A MAL CHEIRO, E AGUA ESCURA) JORRA NUM ENORME LAGO, FORMADO NA CALÇADA DA RUA VISCONDE DE PIRAJÁ EM FRENTE AO NUMERO 423 ..
    A POUCOS METROS DALI (ALI MESMO NO QUADRILÁTERO DE LUXO, CHARME , GRIFES, JOALHERIAS ETC...), EM FRENTE AO NÚMERO 455 , OS MENDIGOS SOB O COMANDO DO CHEFE DELES RODRIGO, REMONTARAM SEU ACAMPAMENTO. PERMANENTE (BASE)
    ESSA NOITE , 29/30 DE MARÇO, FOI UM VERDADEIRO ALBERGUE DEBAIXO DA MARQUIZE DO UNIBANCO, NA QUADRA ENTRE A MARIA QUITÉRIA E A GARCIA D´ÀVILA.

    MARCIO
    mmxrio@terra.com.br

    ResponderExcluir