RECUPERAÇÃO DO ASFALTO

Recuperação do asfalto chega primeiro à orla do Leblon

Prefeitura dá prioridade à Avenida Delfim Moreira. Orla de Ipanema também está entre as 79 que serão recapeadas

Rio - Com um dos metros quadrados mais valorizados do Rio, a Avenida Delfim Moreira, no Leblon, na Zona Sul, está entre as primeiras das 79 vias cujo piso será recuperado na Operação ‘Asfalto Liso’. O prefeito Eduardo Paes anunciou ontem que as obras começam em 15 dias. Ele também divulgou levantamento dos Zeladores do Rio apontando calçadas danificadas, problemas na sinalização de trânsito e lâmpadas apagadas como as três maiores reclamações do carioca na área de conservação.

As outras vias que serão as primeiras recapeadas são as avenidas Avenida Vieira, em Ipanema; Cesário de Melo, em Campo Grande; Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, e ruas ao longo da linha férrea, entre Bonsucesso e Penha. Ao todo, a prefeitura espera recuperar 700 km de asfalto, ao custo de R$ 131,5 milhões.

O objetivo é atender 187 endereços nos próximos três anos, o equivalente a 17,5% da área pavimentada da cidade. A meta da prefeitura é que o novo pavimento só precise ser refeito em 10 anos, reduzindo as operações tapa-buraco.

308 PROBLEMAS POR DIA
Entre as ruas beneficiadas pelo ‘Asfalto Liso’ estão Rua Teodoro da Silva (Vila Isabel), Conde de Bomfim (Tijuca), Presidente Vargas e Francisco Bicalho (Centro), Barata Ribeiro (Copacabana), estradas dos Bandeirantes e do Pau Ferro (Jacarepaguá). Há previsão de reforma em pistas também na Leopoldina, São Cristóvão e Recreio.
Nos primeiros 15 dias de atuação dos zeladores, foram constatadas 4.624 irregularidades na Tijuca, Maracanã, Copacabana, Leblon, Irajá, Vista Alegre e Vila da Penha. Somente na Tijuca e em Irajá, foram 597. Em duas semanas, 65% foram resolvidos. Cinquenta e quatro outras ocorrências estão com a solução em andamento e outras 260 pendentes. Balanço de outros bairros sairá nos próximos dias.

Apesar do ‘Choque de Conservação’ anunciado para o asfalto, o Diário Oficial do Município trouxe ontem um aviso de remanejamento de verbas antes destinadas a melhorias urbanas. Paes tirou R$ 50 milhões do orçamento do setor para a construção e acabamento da Cidade da Música
.
O dinheiro pagaria o Programa Bairro Maravilha na Cidade de Deus, intervenções em parte das zonas Norte e Oeste e na recuperação estrutural da malha viária do Centro. As obras da Cidade da Música foram retomadas em novembro.

Calçadas esburacadas lideram lista

Os problemas encontrados pelos Zeladores do Rio foram direcionados pelo secretário de Conservação, Carlos Roberto Osório, aos órgãos responsáveis. Até o fim da semana, eles voltarão aos primeiros locais percorridos para conferir o atendimento às demandas.“Se o problema persistir, o zelador vai fazer a anotação e vamos cobrar. Caso não seja resolvido no prazo, os responsáveis poderão pagar multas”, avisou o secretário.Em primeiro lugar no ranking de não-conformidade estão calçadas danificadas (1.078 casos). Em segundo, problemas na sinalização de trânsito (714), seguido por lâmpadas apagadas (509), pichações (365) e danos na estrutura de praças (178). “É importante lembrar que parte das ações não são responsabilidade da prefeitura, como calçada de condomínios. Mas vamos encaminhar carta aos responsáveis pedindo para aderir ao programa”, alertou Osório.

Um comentário:

  1. Em referência à notícia sobre Zeladores do Rio, quero avisar que moradores de Ipanema fizeram levantamento completo dos buracos de todas as calçadas do bairro,e também foram anotadas todas as lampadas queimadas. Tudo documentado com fotos em 6 DVDs que foram devidamente entregues a Bernardo Carvalho então Administrador da VI Ra.

    ResponderExcluir