METRÔ



por Marcelo Dias -

Nos trilhos
Estação de metrô da Barra é para 2012, mas trens só circulam em 2015


O governador Sérgio Cabral lançou hoje a pedra fundamental para construção da estação do metrô na Barra da Tijuca, na Avenida Armando Lombardi. A previsão é que a nova parada seja inaugurada a partir de 2012. Mas o trem só deve começar a circular no fim de 2015. A obra ligará o bairro à Zona Sul e faz parte da ampliação da Linha 1. Orçada em R$ 4 bilhões, a ligação será construída pelo governo e pelos consórcios Rio Barra e Metrô Rio, operador da Linha 1.
A escavação $novo trecho será dividida em duas partes: Barra-Gávea e Ipanema-Gávea, simultaneamente, com os dois túneis se encontrando no fim. Segundo Cabral, as próximas estações (Praça Antero de Quental, no Leblon, e Jardim Oceânico, a da Barra) ficariam prontas em 2012. O novo trecho deve atender a 240 mil passageiros por dia. — Este é um presente sonhado há mais de 30 anos para esta região, que ainda não recebeu investimento de infraestrutura em transportes. Começamos a sondagem do terreno e, em três meses, iniciaremos a escavação.
Queremos inaugurar estações já $partir de 2012. Até a Copa de 2014, 75% das obras (do trecho) já estarão prontas — prometeu o governador. —
O túnel Barra-Gávea deve ficar pronto em três anos e meio. Mas o metrô só vai operar quando toda a ligação da Barra para Ipanema estiver concluída, o que deve ocorrer no fim de 2015 ou início de 2016. Não há lógica em fazer o cara pegar o metrô aqui e descer na Gávea para prosseguir de ônibus. Desse jeito, é melhor ir de carro — revela uma fonte próxima ao governo.

Supervisão espanhola
Segundo o secretário de Transportes, Julio Lopes, a $terá a supervisão do Consórcio de Madri, que gerencia a rede de transporte metropolitana da capital espanhola: — Temos um convênio com o Banco Interamericano e o Consórcio de Madri para termos os maiores especialistas do mundo nesta obra. Já temos R$ 100 milhões em caixa e mais R$ 300 milhões reservados. Morador da Barra, o prefeito Eduardo Paes, que cedeu um terreno da Comlurb para o canteiro de obras, resumiu o sentimento da população: — Quando eu era subprefeito aqui, há 17 anos, já se falava no metrô e eu achava que ia sair nunca!

Um comentário:

  1. PROPOSTA DA LINHA GALEÃO /SANTOS DUMONT


    PQ NÃO, UM RAMAL GALEÃO/ ESTAÇÃO DEL CASTILHO (MENOS DE 1KM}.
    OU UM RAMAL RODOVIARIA/ CENTRAL (800 METROS)

    EU JA ATÉ PROPORIA UMA LIGAÇÃO GALEÃO , CIDADE UNIVERCITARIA(ILHA DO FUNDÃO) , EST. RODOVIÁRIA, E CENTRAL, TUDO POR CIMA (METRO AÉREO, TIPO A LINHA 2)

    TERRENOS DISPONÍVEIS ALI(NO GALEÃO E ILHA DO FUNDÃO), E GALPÕES VAZIOS (ATRAZ DA RODOVIÁRIA), É O QUE NÃO FALTAM, PRA ABRIGAR AS 3 NOVAS ESTAÇÕES

    FUTURAMENTE O METRO SEGURIA SUBTERRANEO, A PARTIR DA ESTAÇÃO CENTRAL , POR DEBAIXO DO CAMPO DE SANTANA , O ANTIGO PROJETO DA LINHA 2 ,ATÉ A PRAÇA DA CRUZ VERMELHA,(ESTAÇÃO), DEPOIS ESTAÇÃO CARIOCA , E ESTAÇÃO FINAL NO AEROPORTO SANTOS DUMONT

    TERIAMOS ASSIM , 2 AEROPORTOS , TRENS , BARCAS, ESTAÇÃO RODOVIÁRIA, TERMINAL DA CODERTE, E CIDADE UNIVERSITÁRIA INTERLIGADAS POR UM EXCELENTE MEIO DE TRANSPORTE DE MASSA





    MARCIO
    mmxrio@terra.com.br

    ResponderExcluir