METRÔ



Longa espera

Expansão do metrô para a Barra começa neste sábado

Paulo Marqueiro

RIO - Onze anos e quatro meses depois de o estado licitar a expansão do metrô para a Barra, o governador Sérgio Cabral dará início, neste sábado, às obras que prometem levar até o bairro os trens que hoje têm como última parada a Praça General Osório, em Ipanema. O canteiro de obras está sendo instalado num terreno que fica entre a Lagoa da Tijuca e a Avenida Armando Lombardi, sob cujo canteiro central será construída a estação, no trecho entre o Barra Point e o prédio da Unimed. Anteriormente, cogitava-se fazê-la no terreno do motel Maxim.
A obra ficará a cargo do consórcio Rio Barra, que venceu o leilão realizado em 24 de novembro de 1998. Embora não haja ainda previsão de quando o trabalho será concluído, o estado garante que tudo estará pronto para as Olimpíadas de 2016. Canteiro de obras ficará em terreno da Comlurb
O canteiro de obras funcionará num terreno da Comlurb, ao lado do Barra Point. A cessão da área, usada pela companhia de limpeza para retirar o lixo das ilhas da Lagoa da Tijuca, está sendo negociada entre a prefeitura e o estado. Futuramente, ali será construído o centro de manutenção do metrô, que terá cerca de 25 mil metros quadrados. Para isso, segundo o estado, será necessária a desapropriação de alguns imóveis que ficam às margens da Armando Lombardi, no trecho entre o Barra Point e a Ponte Nova.
Para levar o metrô à Barra, o estado construirá o trecho da Linha 4 entre o Jardim Oceânico e a Gávea, onde os trilhos encontrarão a Linha 1, que será prolongada a partir da Praça General Osório. O trajeto Barra-Zona Sul terá paradas em São Conrado (próximo à Favela da Rocinha), Gávea, Leblon e Ipanema, mas a localização das estações está ainda em estudos.
Como compensação pelo fato de os túneis cortarem as montanhas do Parque Nacional da Tijuca, o metrô fará um muro de contenção nas imediações do Gávea Golf Club, de modo a impedir a expansão de favelas em direção à floresta.
De acordo com a Secretaria de Transportes, as obras serão iniciadas com recursos de R$ 100 milhões do estado. Num primeiro momento, serão realizadas sondagens do solo (o estado já tem licença para 168 sondagens ao longo do trajeto). Ainda segundo a secretaria, as escavações só devem ser iniciadas em junho, pelo lado da Barra. De início, elas não teriam impacto no trânsito, já que seriam feitas na rocha. Leia mais:

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