METRÔ IPANEMA



Aqui, não

Moradores de Ipanema não querem três estações do metrô

Publicada em 23/03/2010 às 23h27m

Ediane Merola

RIO - Moradores e comerciantes de Ipanema estão mobilizados contra a instalação da estação Nossa Senhora da Paz do Metrô que, até 2016, deverá chegar à charmosa praça do bairro. Eles temem pela saturação e pela descaracterização da região, que já tem uma estação na Praça General Osório e, pelos planos do governo do estado, ganhará uma terceira no Jardim de Alah. Para a comunidade, dois pontos de parada, nas extremidades de Ipanema, são suficientes e ainda podem estimular a circulação a pé no bairro.
Viagem entre as estações levaria cerca de um minuto

A estação General Osório, inaugurada em dezembro do ano passado, faz parte da Linha 1 do Metrô, que deverá chegar até a Gávea, onde encontraria a Linha 4, que seria construída apenas no trecho Barra-Gávea. Este trajeto teria ao todo sete estações, entre elas a Nossa Senhora da Paz e a Jardim de Alah. Diretor do Quadrilátero do Charme de Ipanema, entidade que reúne cerca de 70 associados, Bruno Pereira ressalta que o tempo de viagem entre cada uma das três estações do bairro teria, em média, pouco mais de um minuto
:
- A viagem entre as estações General Osório e Nossa Senhora da Paz vai durar um minuto e 20 segundos, por exemplo. O usuário gasta mais tempo percorrendo a estação do que circulando na rua - ponderou Bruno Pereira, acrescentando que bairros maiores, como Tijuca e Copacabana, têm três estações. - Ipanema tem muitos eventos, a praia e as lojas. Quanto mais estações, maior o adensamento no bairro. Além disso, construir uma estação a menos pode significar redução de tempo e de gasto com a obra.

Preocupado com o futuro de Ipanema, o empresário solicitou uma reunião com o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes. O encontro, que estava marcado para o dia 29, também teria, segundo Pereira, a presença de Ignez Barretto, coordenadora do Projeto de Segurança do bairro, e Maria Amélia Fernandes Loureiro, presidente da Associação de Moradores de Ipanema, além de empresários, como Antônio Bernardo, Lauro Wolner e Marcos José Magalhães Pinto. A reunião, porém, foi desmarcada.

" Não somos contra o Metrô, muito menos contra o crescimento da cidade. Mas Ipanema é um bairro pequeno, onde as pessoas fazem tudo a pé "

- Não somos contra o Metrô, muito menos contra o crescimento da cidade. Mas Ipanema é um bairro pequeno, onde as pessoas fazem tudo a pé - disse Pereira.

Em relação à construção da estação Nossa Senhora da Paz, a Secretaria estadual de Transportes informou, em nota, acreditar que "a sociedade carioca se manifestará positivamente, todavia, abrirá espaço para os moradores no bairro apresentarem seus questionamentos". Para Ignez Barreto, construir uma estação na Nossa Senhora da Paz vai descaracterizar a praça:

- Tem que instalar dois respiradores para a estação, elevador. E aquela proteção em forma de concha que botaram na General Osório? Já imaginou aquilo aqui na praça?

Além de afetar a estética do lugar, Maria Amélia teme que a realização de obras da Nossa Senhora da Paz prejudique o comércio na região:

- A obra atrapalharia os comerciantes. E, se houver apenas as estações General Osório e Jardim de Alah, isso poderá aumentar a circulação de pessoas pelas ruas.

7 comentários:

  1. Muito triste ver como um movimento que tinha tudo para dar certo está manipulando a opinião do bairro e de seus moradores. Espero que o Governo do Estado faça uma pesquisa de opinião justa e democrática (e não um mero abaixo-assinado tendêncioso) e aí sim teremos o resultado da opinião dos verdadeiros moradores que amam esse bairo e que não pensam somente no próprio umbigo.
    Triste também conferir que, a sempre atuante Sra. Ignez Barreto, que me parecia demonstrar um grande e louvável espírito cívico esteja sofrendo de bipolaridade. Nas reuniões não se posiciona contrária e depois vai fazer reuniões de protesto com os responsáveis de lojas como H. Stern, Natan, Amsterdam Sauer, Cartier... vocês devem frequentar muito mesmo para quere manter o padrão "do charme" de transportes não é? Ou seja, chegar de BMW com motorista ficar fila dupla e atravancar uma faixa inteira da Visconde, certo?
    Lamentável.
    Eu, como ipanemense, que viví momentos sérios da nossa história política e tive o prazer de assistir como a comunidade de Ipanema sempre foi protagonista na luta por democracia e igualdade, assisto agora a um posicionamento esquizofrênico e vendido.
    Srs. sugiro que façam como eu, tenham orgulho e defendam o lugar onde moram, mas dêem uma olhada em volta, conheçam o Rio e o Brasil. Saiam da ilha da fantasia que é o nosso maravilhoso bairro.
    Perguntem aos funcionários das próprias joalherias que hoje chacoalham por horas em ônibus até suas residências, perguntem à suas funcionárias domésticas.
    O metrô é TAMBÉM para nós do bairro. Mas sobretudo é para quem está lutando e trabalhando duro, e que ainda não têm seu carro importando para estacionar irregularmente. Pensem no turismo! Tenho certeza de que boa parte aqui deve ter viajado para o exterior, Europa e EUA, em qualque bairro, pobre, classe média, classe alta existe metrô! Os bairros nobres são os mais favoráveis ao transporte metropolitano justamente porque esvazia as ruas de carros e ônibus!


    Tentei ser cordial como o primeiro email e o que recebi foi uma matéria de jornal.

    Aprendam a ter coragem e se posicionar. Ainda tenho esperança que o nosso PSI ainda tome um rumo adequado ao país, ao bairro em que vivemos.

    Na esperança que, em uma próxima reunião com o Sr. Júlio Lopes as Sr.as e Sr.s relatem o posicionamento favorável de boa parte do bairro.


    Atenciosamente e no aguardo
    de uma verdadeira resposta.

    João Reis Pinheiro
    joãoreispinheiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. ENTREM NO SITE DA MATÉRIA,
    LEIAM OS COMENTÁRIOS E VEJAM
    O OUTRO LADO DA MOEDA.
    O LADO DA MAIORIA.
    ABRAÇOS.
    LUIZ FELIPE


    http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/03/23/moradores-de-ipanema-nao-querem-tres-estacoes-do-metro-916156313.asp

    ResponderExcluir
  3. Eu também, como morador de Ipanema, não estou me vendo representado por nossas associações. Sou a favor do metrô na praça, sim; nosso comércio só tende a ganhar com isso, como ocorre em Copacabana e na Tijuca, e também a valorização dos imóveis da Visconde de Pirajá, que devido ao barulho do trânsito intenso na rua de ônibus e carros vêm se desvalorizando. Além disso, o metrô, diferentemente do estacionamento, não irá descaracterizar a praça, pois o traçado da linha é por baixo da Visconde de Pirajá, não por baixo da praça em si. É o mesmo caso da Gen. Osório, apenas um acesso na calçada da praça, junto à Visconde.

    Isso me parece mais uma tentativa de impedir que venham "invadir a nossa praia", esquecendo que muita gente vem trabalhar em Ipanema e merece um modo mais digno de chegar ao seu destino.

    Ah, e lembremos também que nosso calor de 40 graus não combina com caminhadas do Jd. de Alah até a N. Sra. da Paz, né???!!!

    ResponderExcluir
  4. Pq Copacabana,que é um bairro por onde circulam 2.000.000 de pessoas/dia, só tem 3 estações????

    A rua Constante Ramos ao menos, merecia uma.
    Eu ja penso que o metro(linha 1) deveria ir direto depois da General Osório, até a praça Antero de Quental(com uma saída proximo a Carlos Goes). De la, entraria pela Bartolomeu Mitre, até o jokei(estação Jokei), depois seguiria (por pelo maciço da tijuca) até a rua Uruguai esquina com Conde de Bomfim(estação uruguai) na Tijuca .
    Teriamos assim um metro circular !

    MARCIO
    mmxrio@terra.com.br

    ResponderExcluir
  5. Cordelia Fourneau de Mello Mourão6 de mai. de 2011, 18:24:00

    Construir uma estação de metro na NS da Paz iria estragar o suntuoso jardim e a harmonia desta praça que deveria ser tombada; quem tem alguma duvida deveria vir na feira da sexta-feira là, é um encanto bucolico, não tem lugar para o metro ! SOMOS TODOS A FAVOR DO METRO, mas é para fazer BEM FEITO, com respeito à cidade. Não precisa estragar a Praça Nossa Senhora da Paz com uma estação de metro : a estação General Osorio não é muito distante do Jardim de Allah onde querem colocar outra estação; para quem fica no meio é somente 5mn de passeada, o que é excelente para a saude, até porque os cariocas estão ficando obesos e precisam andar mais.
    Em termos ecologicos, o gasto total é maior ao fazer a malha densa demais.
    Fala uma parisiense !

    ResponderExcluir
  6. Triste é ler comentários de pessoas que não gostam do bairro em que mora fazendo tudo para estragar Ipanema, mais do que os políticos fazem.
    A praça N.Sra. da Paz, deve, SIM, ser tombada e não ter Metro em seu entorno. É saudável uma caminhada até o final de Ipanema para usar o Metro e que não é longe. As distâncias entre as estações de Copacabana e Botafogo, assim como as outras, são grandes e ninguém reclama...
    Vamos aproveitar o colocar abaixo aquela FEIÚRA que é a estação da General Osório, assim como foi feito com aquela passarela HORRÍVEL no Bar Vinte, invenção dos malucos Cesar Maia e Casé.

    ResponderExcluir
  7. Devemos cobrar da prefeitura uma limpesa constante das ruas de Ipanema. A Rua Farme de Amoedo deveria mudar de nome.... Rua da Sujeira, pois do início ao fim é lixo em grande quantidade.Na esquina com a praia tem um imóvel que já foi muita coisa (pizzaria, loja de roupas)e agora está abandonado e virou depósito de cadeiras de praia com uma sujeira ao redor que é assustadora.Nosso IPTU é muito caro para vivermos nesta imundície.Vamos trabalhar para que esta situação mude!!

    ResponderExcluir