CANTAGALO

Moradores do Cantagalo terão casas regularizadas

Neste sábado (27), 20 famílias receberam a planta da casa. Foram cadastradas 1.485 moradias do morro.

Do G1, no Rio, com informações do RJTV


Os vinte moradores mais antigos do Morro do Cantagalo, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, deram um passo importante neste sábado (27), ao receber a planta da casa, documento que será usado para obter o título de propriedade. O evento foi realizado no Espaço Criança Esperança.

O trabalho de levantamento de terra da região começou em 2008. Até agora foram cadastradas 1.485 residências. O cadastro dos outros moradores será feito no dia 10 de abril, na Associação dos Moradores. Além disso, uma pesquisa registrou todas as informações sobre quem mora na comunidade.

“O Rio de Janeiro deve perceber esse movimento como um movimento que tira as pessoas do informal e passa para o formal”, afirmou o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame. “São 1.485 plantas baixas que estão disponíveis na associação para todos os residentes que são possuidores de imóveis e que, a partir de agora, podem negociar com o estado. Só falta o título de propriedade com o qual vão receber uma matrícula no Registro Geral de Imóveis”, disse o presidente do Instituto Atlântico, Paulo Rabello.

Na comunidade há 45 anos, seu Ivan foi um dos moradores que receberam a planta da casa. Aos 60 anos, casado, pai de cinco filhos e avô de 15 netos - todos criados no Cantagalo - o aposentado acordou, neste sábado, com a certeza de realizar um velho sonho. “Sempre sonhamos em possuir uma residência. Esse dia chegou”, disse ele.

Moradores satisfeitos

O funcionário público Edibal Neves, de 69 anos, também revelou o apoio ao projeto: “Me sinto emocionado. Esse dia é muito bom para mim e para a comunidade”, disse ele, que nasceu no Cantagalo. Localizado entre os bairros de Copacabana e Ipanema, o Cantagalo tem atualmente cerca de 10 mil moradores. Em novembro de 2009, o local começou a ser pacificado. Houve confrontos, mas no dia 23 de dezembro foi instalada a quinta Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio.

Elevador panorâmico

Além de casas regularizadas, moradores terão elevadores panorâmicos. As obras para a construção de quatro desses elevadores no Cantagalo estão em ritmo acelerado e devem ser concluídas até o final do mês de junho.Cerca de cem pessoas poderão ser transportadas ao mesmo tempo pelos elevadores, que vão ligar o Morro do Cantagalo à estação do metrô da Praça General Osório, também em Ipanema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário