CANTAGALO


Revitalização

Elevador do Cantagalo fica pronto em junho

Marqueiro



RIO - Sobe: o aspecto da esquina da Rua Barão da Torre com Teixeira de Melo, em Ipanema, região degradada que está sendo revitalizada com a construção do elevador panorâmico ligando a estação General Osório do metrô ao Morro do Cantagalo. Desce: a escadaria que ainda hoje precisa ser vencida pelos moradores para chegar ao topo da favela.

Em visita ao elevador na tarde desta quinta-feira, o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, disse que a obra, cuja conclusão havia sido anunciada para este mês, só deverá estar pronta em junho. Orçado em R$ 48 milhões, o conjunto compreende duas torres, uma de 64 metros - o que corresponde a um prédio de 21 andares - e outra de 28 metros (semelhante a um edifício de nove pavimentos). Elas serão ligadas por uma passarela de 48 metros.
De acordo Lopes, o elevador deverá ser batizado de Rubem Braga, em homenagem ao cronista que morou num edifício vizinho à comunidade onde vivem cerca de 28 mil moradores. O secretário disse que o elevador será entregue junto com o acesso Teixeira de Melo da estação Ipanema, que já está praticamente pronto. A galeria, de 230 metros - a mais longa de todo o metrô - ligará a plataforma à base do elevador. Como já acontece nos acessos General Osório, Jangadeiros e Sá Ferreira, as paredes serão decoradas com painéis de arte.
- Uma da coisas mais importantes desse projeto é a requalificação daquele lugar - afirma Lopes. - Antes, havia ali um depósito de lixo, uma boca de fumo e uma central de distribuição de cadeiras de praia. O que está acontecendo é uma regularização urbana poderosa. Não é à toa que os imóveis da região já valorizaram 40%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário