ÁGUAS DE MARÇO


Águas de março

Os dois principais canais da Zona Sul estavam com problemas quando temporal atingiu o Rio

Publicada em 09/03/2010 às
Carla Rocha

RIO - Por trás dos grandes alagamentos registrados na Zona Sul durante o forte temporal de sábado à noite - no dia seguinte às chuvas ainda havia bolsões de água no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas-, podem estar falhas graves na operação das comportas que controlam o fluxo de água nos dois canais da região, o da Avenida Visconde de Albuquerque e o do Jardim de Alah. Técnicos da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que passaram pelo local naquele dia, constataram que o canal do Jardim de Alah, entre Ipanema e Leblon, estava assoreado, com uma camada de pelo menos 1,20 metro de areia interrompendo o fluxo da água para o mar, e que o canal da Visconde de Albuquerque, no Leblon, tinha os dois sistemas usados para a abertura da comporta (o automático e o elétrico) com defeito.
A denúncia - com fotografias feitas no dia da enchente, mostrando as comportas fechadas - será encaminhada ao Ministério Público estadual. O deputado André Lazaroni (PMDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente, disse que a enchente foi atípica na Zona Sul, mesmo em áreas normalmente críticas.
"
- Em frente à Hípica, um carro ficou coberto de água até o teto. É uma vergonha - diz Lazaroni.
A equipe da comissão chegou a ligar para o Corpo de Bombeiros e para a Cedae para avisar que o nível da água nos dois canais estava muito alto, mas os dois órgãos informaram que não poderiam agir. Segundo os técnicos, não havia funcionários para executar o serviço, de forma manual, no local. Lagoa está sendo mantida mais cheia

O problema teria sido agravado ainda pela estratégia que vem sendo adotada pela Rio Águas para a Lagoa. O nível da água tem sido mantido cerca de 30 centímetros acima do padrão normal - o que é feito a partir do controle das comportas do Jardim de Alah e da Avenida Visconde de Albuquerque. O objetivo é manter a temperatura da água mais fria e impedir que ventos revolvam o lodo do fundo da Lagoa, comprometendo o sistema de oxigenação, o que aumentaria os riscos de mortandade de peixes. Porém, a mesma estratégia pode ter sido responsável pela grande quantidade de peixes mortos, que foram retirados há quase duas semanas do local. A água da Lagoa estaria muito dessanilizada.

Nesta terça-feira, por meio de sua assessoria de imprensa, a Rio Águas, que é subordinada à Secretaria municipal de Obras, informou que as comportas dos canais do Jardim de Alah e da Avenida Visconde de Albuquerque foram abertas de forma semi-automática durante as chuvas, o que continua a acontecer. Uma licitação, no valor de R$ 226.058,49, está sendo realizada para contratar uma empresa que vai fazer a reforma de equipamentos eletromecânicos, como bombas, quadros de comandos, cabos, eixos e roldanas, entre outros. O órgão, em nota oficial, afirma que "a abertura da comporta está sendo feita de de maneira semiautomática (quando um técnico aciona o equipamento numa central de comando) por ter sofrido ação de vandalismo". A Rio Águas garantiu, no entanto, que permanece monitorando a comporta e que o canal do Jardim de Alah não está assoreado.

Um comentário:

  1. Se a Rio Águas vai realmente manter este nível na Lagoa, é necessário desligar algumas entradas na galeria de cintura.

    A que se situa em frente à rua Professor Abelardo Lobo, por exemplo, fica inundada pela Lagoa. Para evitar que a água da Lagoa flua para a galeria de cintura, puseram uma comporta no local. Só que esta comporta, que funciona apenas com a gravidade não abre quando chove, por causa do alto nível de água da Lagoa.

    Então a água da drenagem nesta região, flui para a galeria de cintura, e não para a Lagoa.

    Isto dificulta a drenagem local, e infui nas inundações na Rua Professor Abelardo Lobo.

    Ou seja, manter assim o nível da Lagoa afetará a galeria de cintura, pois mantido este o nível padrão e a galeria, as inundaões no local continuarão. Para evitar isso, precisam desobstruir a rede, e tirar a comporta e, para evitar a drenagem da água da Lagoa, devem retirar a galeria de cintura desta parte.

    ResponderExcluir