VARIEDADES





Bruschetteria, temakeria e kebaberia tomam lugar dos 'pé-sujos' da Zona Sul

Cardápio de um prato só vence duelo contra cerveja preta com ovo frito.Quem quiser, pode também pedir comida tailandesa pelo telefone.

Patrícia Kappen Do G1, no Rio

As bruschettas do Prima têm várias opções de coberturas. (Foto: Divulgação/Divulgação)
A refeição rápida e barata parece ser a receita dos restaurantes com "cardápio de um prato só" que cairam no gosto do carioca. Surgem casas especializadas que só vendem os temakis japoneses, os kebabs gregos ou, estrelando como a novidade do verão, as bruschettas italianas. Os botecos "pé-sujos" estão sendo empurrados para o subúrbio.

Para quem não sabe, bruschetta é um pão italiano grelhado, que vem acompanhado de variados ingredientes por cima, de acordo com a escolha do freguês. Na Prima Bruschetteria, o bar recém-inaugurado no Leblon, na Zona Sul do Rio, o “pãozinho” tem várias opções de coberturas, entre elas o tomate italiano com manjericão; alcachofra e grana padano; salmão defumado e sour cream; linguiça artesanal, cebolas refogadas e azeitonas pretas.
Um dos chefs do bar italiano, Cristiano Lanna, conta que a ideia surgiu durante uma viagem do sócio dele, Erick Nako, à Itália: “Fazemos o mais tradicional possível. A gente usa um pão italiano rústico, torra numa grelha, põe azeite, esfrega um dente de alho e põe os recheios. A gente quer, dentro da tradição, criar, mas não quer perder essa coisa do italiano de ser simples e ser bom.”

Especialização em uma opção
Para Cristiano, a especialização em um tipo de comida só tem a contribuir para a qualidade da comida. “Uma das vantagens de nos especializarmos em um prato só é que você consegue fazê-lo bem feito. A gente otimiza custos e consegue se dedicar somente à bruschetta.”

Foto: Patrícia Kappen/G1
A carne do kebab fica em um espeto vertical, temperada com cebolas (Foto: Patrícia Kappen/G1)
O empresário Jorge Renato Thomaz ousou inovar e abriu em Ipanema a primeira loja especializada em Kebab, um churrasquinho grego, há sete meses.”Estamos começando a entrar no gosto do povo daqui. No Rio de Janeiro, antigamente existia umas carrocinhas de churrasco grego e as pessoas achavam pouco higiênico. Mas na Europa, em Nova York, isso é muito comum, e em Israel, na França também”, explicou. Jorge explica que kebab é um sanduíche leve, feito com carne assada em um espeto vertical, servida no pão árabe.

Aproveitando a moda, o restaurante Go Wok inaugura a primeiro loja, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. A especialidade: comida tailandesa para viagem, delivery.Um dos pioneiros da chamada street food -- comida de rua -- foi a temakeria, especializada em temakis, os "konis" japoneses. Em poucos meses, os temakis se espalharam pela cidade, e ganharam novos fãs pelo Rio. Depois dos konis, vieram os yogurtes, cujas lojas não param de surgir em qualquer esquina da cidade e, aproveitando a onda de calor, fazem do ponto um point da estação.

“A temakeria virou o ponto de encontro. Você encontra seus amigos, come alguma coisa e deopis vai para o boteco beber cerveja”, contou a estudante Mariana Karrer.“Espero que essa seja essa a tendência mesmo. Se ninguém tivesse usado a primeira camisa pólo, ela não seria usada atualmente”, brinca Jorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário