SERÁ?????

Blocos terão cinco mil banheiros em 2011, diz Riotur

Secretaria vai oferecer mais 400 banheiros para foliões.Número de turistas aumentou em relação a 2009
.
Do G1, no Rio

Para tentar superar um dos maiores problemas registrados no carnaval de rua do Rio em 2010, a Riotur prometeu, nesta segunda-feira (22), que para 2011 está prevista a instalação de 600 banheiros químicos a mais durante os dias de blocos. Mais de 300 pessoas foram presas por estarem fazendo xixi na rua, durante a passagem de blocos.
Em 2010, foram instalados 4,4 mil banheiros químicos, mais 30 unidades de um modelo holandês com quatro cabines cada, apelidado de fraldão. Com isso, o número de banheiros em 2011 chegará a 5 mil.

No dia 17, a Secretaria municipal de Turismo admitiu que a manutenção dos banheiros químicos deixou a desejar no carnaval e prometeu mudanças no ano que vem.
A Riotur afirmou que pretende investir ainda mais no carnaval no próximo ano. Uma outra medida a ser tomada é a diminuição do número de blocos em Ipanema, Gávea, Leblon e Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, e em Santa Teresa, no Centro.

Além de aumentar o número de banheiros, que é uma meta para 2011, não vamos autorizar novos blocos nos bairros de Ipanema, Leblon, Gávea, Laranjeiras e Santa Teresa, devido à sobrecarga. Em alguns casos, os blocos que já existem serão remanejados para outros lugares. A Rua Dias Ferreira, no Leblon, por exemplo, não tem estrutura para abrigar desfile de blocos. Fica desorganizado. Nenhum bloco vai deixar de existir, só não cadastraremos novos blocos nesses pontos”, afirmou o secretário de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello.
Números recordes
Os números registrados no carnaval ficaram acima do que era esperado pela Secretaria de Turismo. A cidade recebeu cerca de 800 mil turistas, mais do que o número inicial de 730 mil. Já a rede hoteleira registrou ocupação de 94%, 10% a mais que 2009. Os blocos de rua reuniram cerca de 3,5 milhões de foliões, um milhão a mais que o previsto.

Banheiros químicos abertos na Zona Sul do Rio chamaram a atenção dos foliões. (Foto: Mylène Neno/G1)
Segundo a Riotur, os turistas aprovaram os desfiles da Marquês de Sapucaí e confirmaram que o espetáculo superou toda e qualquer expectativa. De acordo com pesquisa realizada pela faculdade ESPM do Rio, a pedido da Riotur, 93% dos estrangeiros e 98% dos turistas brasileiros informaram que pretendem retornar à cidade neste mesmo período. Para comprovar o sucesso da festa, 96% dos brasileiros e 98% dos estrangeiros disseram que recomendariam a cidade a um amigo. No total, a equipe entrevistou 1254 pessoas – 1049 no Sambódromo e 205 no Terreirão do Samba – entre os dias 13,14 e 15 de fevereiro.

Diminui número de ocorrências policiais
Além do aumento no número de banheiros, em relação a 2009, o contingente de agentes de trânsito e guardas municipais foi superior ao do ano anterior.
O secretário de Turismo destacou que a conscientização da população foi um dos pontos mais positivos deste carnaval.
“A consciência foi o grande diferencial do carnaval deste ano. A rua, o patrimônio em geral é do cidadão, ele tem que cuidar disso e evitar urinar nas ruas. Foi o primeiro carnaval estruturado e foi muito satisfatório, tendo em vista o aumento considerável no número de turistas e foliões nas ruas”.
A segurança também foi reforçada. De acordo com a Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (DEAT), houve queda de 26% no registro de roubos e furtos contra turistas, em relação ao mesmo período de 2009. Foram registrados, entre às 18h do dia 12 e às 08h de quinta-feira, dia 17 de fevereiro, 84 casos de roubos e furtos.
Antonio Pedro ainda ressaltou que não é de intenção da Riotur criar circuitos ou mudar o estilo dos blocos. Todas as mudanças serão feitas no intuito de tornar a festa ainda melhor e mais agradável para foliões e moradores, segundo ele. Segundo o secretário, os blocos terão até o dia 1º de setembro de 2010 para efetuar o credenciamento junto à Riotur.
A Riotur também pretende aumentar ainda mais a visibilidade do Rio no exterior, com a utilização do site Rio Guia Oficial, fazendo um trabalho de promoção da cidade junto à mídia internacional. Só neste carnaval 65 órgãos de imprensa internacional participaram da cobertura dos desfiles no sambódromo. Em 2009 foram 38.

Nenhum comentário:

Postar um comentário