"PROMESSA"

Agora que o Carnaval acabou e Ipanema virou um mar de urina e mau cheiro é que vêm com promessas que jamais serão cumpridas.
Promessa

Carnaval de 2011 terá mais banheiros químicos

Ludmilla de Lima e Ediane Merola

RIO - O secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, anunciou nesta quarta-feira que no carnaval de 2011 a cidade terá um maior número de banheiros. Este ano foram quatro mil instalados pela patrocinadora oficial do carnaval e 400 pela prefeitura - além de 30 módulos com quatro mictórios cada um, batizados popularmente como "fraldões", que estão em teste para ficar na cidade mesmo depois do carnaval. O total é mais de quatro vezes o do ano passado. De acordo com estimativas feitas pela Guarda Municipal, cerca de três milhões de pessoas participaram do carnaval de rua até agora - acima dos 2,5 milhões previstos.
(Leia mais: Homens são detidos no Carmelitas por urinar no carro da Operação Choque de Ordem)
Antonio Pedro admitiu o que os foliões na rua já tinham constatado: a manutenção dos banheiros químicos foi falha. Nos dias de folia, a sujeira dos equipamentos e o mal cheiro foram alvo de reclamações de quem acompanhou os blocos do Rio. O secretário diz que, já no sábado, a Riotur percebeu problemas na limpeza dos banheiros e solicitou à empresa Dream Factory para reforçar a operação. Ele afirma que a manutenção também foi prejudicada porque caminhões que transportavam o esgoto retirado dos banheiros encontraram anteontem a Estação de Tratamento de Alegria, da Cedae, fechada.
- Os caminhões ficaram parados. E se os dejetos não são retirados, fica um cheiro horroroso - explicou. Cedae alega falta de planejamento de empresa
Segundo a diretora de planejamento da Dream Factory, Luzia Canepa, o problema com os caminhões ocorreu nas noites de segunda e terça-feira de carnaval. O despejo do material recolhido dos banheiros só foi concluído nas manhãs seguintes. Sobre o pedido da Riotur, ela disse que ainda no sábado mais uma empresa foi contratada para melhorar a limpeza dos banheiros:
- Para o ano que vem, queremos pedir à Cedae para descarregar depois das 18h.
O presidente da Cedae, Wagner Victer, garante que a estação no Caju funcionou todos os dias de carnaval, justamente para atender à demanda dos banheiros químicos:
- Na segunda operamos até 21h e, na terça, até 18h. E não cobramos nada da prefeitura. O problema é deles, de planejamento.
Se o problema foi de planejamento ou não, sobrou para quem brincava o carnaval de rua suportar o mal cheiro e a sujeira dos banheiros. Terça-feira, no desfile da Banda de Ipanema, muita gente se queixou do estado dos equipamentos.
- Está fedendo muito, está muito sujo. Não tem como usar - disse o vigilante Isaías dos Santos, que desistiu de usar os banheiros da Praça Nossa Senhora da Paz.
Em situação pior ficou a multidão que acompanhava a Orquestra Voadora no Aterro do Flamengo.
- Que bom que tem muitas árvores aqui - ironizou a jornalista Vanessa Cristani, que recebeu de um policial orientação para procurar um banheiro na Cinelândia, a cerca de um quilômetro do bloco.
Os 302 foliões detidos ao urinar na rua durante a folia vão passar mais quatro carnavais apertados, sob a mira da lei. Apesar de todos terem assinado um termo na delegacia, comprometendo-se a comparecer ao Juizado Especial, especialistas lembram que a anotação criminal permanece por cinco anos na ficha de quem foi flagrado se aliviando em público. Além disso, quem cometer outro crime neste período, mesmo um delito de menor potencial ofensivo, perderá benefícios concedidos ao réu primário.
Entre os detidos durante o carnaval, havia 13 mulheres e nove estrangeiros de sete nacionalidades (incluindo uma mulher mexicana). Todos os gringos (um peruano, um israelense, dois franceses, um italiano, dois dinamarqueses e um inglês) assinaram termo de compromisso e, caso não estejam mais no Rio no dia de comparecer ao juizado, se voltarem ao país serão encaminhados à Polícia Federal.
O ato de urinar na rua pode ser enquadrado como ato obsceno ou como importunação ao pudor público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário