PRAIA DE IPANEMA

publicado em 02/02/2010 às 15h59: atualizado em: 02/02/2010 às 17h50

Areia de Ipanema tem qualidade pior que praia de Ramos

Análise encontrou mais bactérias nas praias mais badaladas que a do subúrbio

Do R7, no Rio


Foto por Wilton Junior/AE


Areia da praia de Ramos, na zona norte do Rio, tem menos coliformes fecais que de Ipanema, na zona sulQuem frequenta a praia de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro, na baía de Guanabara, tem sob os pés areia mais limpa e livre de bactérias do que quem procura as praias mais badaladas da capital carioca como Ipanema, na zona sul, e Barra da Tijuca, na região oeste. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente prepara semanalmente um boletim da qualidade das areias das praias, classificando como ótima, boa, regular e não recomendada. O último boletim elaborado no período entre 9 e 23 de janeiro detectou que a areia do Piscinão é considerada boa. Já a praia de Ipanema, em toda sua extensão, é apontada como não recomendada
.
Turistas aproveitam calor à noite na praiaO boletim é feito com base na contagem de coliformes fecais e escherichia coli -bactéria encontrada nos intestinos de animais- a cada cem gramas de areia. Em Ramos, a quantidade encontrada foi entre dez e 20 mil coliformes -bactéria presente nas fezes humanas. Já em Ipanema e na praia da Barra (no Pepê e em frente à avenida Ayrton Senna), a contagem de coliformes passa de 30 mil a cada cem gramas de areia.

A presença dessas bactérias na areia, com na água em outros casos, é indicativo de que pode haver outras bactérias causadoras de problemas à saúde.
As praias do Flamengo e de Botafogo, dentro da baía de Guanabara, assim como Ramos, também apresentam qualidade de areia boa. As únicas praias com areias classificadas como ótimas são a da Reserva, no Recreio dos Bandeirantes, e a Prainha, ambas na zona oeste da cidade.
A secretaria aponta como principal causa da presença das bactérias na areia os cães levados pelos banhistas, que são proibidos pela legislação do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário