MAURO VENTURA

Enviado por Mauro Ventura
-
Pancadão

"Vai começar a putaria! Vou te comer inteira! Que pererecão!" O berro funk, com todo seu refinamento linguístico, fazia tremer Ipanema por volta de meia-noite de ontem. O som instalado na praia espalhava o batidão pelas redondezas, atingindo os ouvidos de crianças, idosos e adultos.

Foi o coroamento de um dia que começou de manhã, na ida para o trabalho. Como o GLOBO fica ao lado do Sambódromo, você podem imaginar o tormento que é chegar ao jornal. Todo ano é assim, mas este carnaval prometia não ser igual aos que passaram. Segundo a CET-Rio, bastava mostrar o crachá para ultrapassar os bloqueios de trânsito montados no entorno da Passarela do Samba.

Faltou avisar qual bloqueio. Tentei Túnel Rebouças, mas não foi possível. Arrisquei Presidente Vargas e não deu certo. Mais de uma hora depois, consegui falar ao telefone com o diretor de fiscalização que explicou: a única forma de chegar era pela Lapa.

A saída do jornal não foi melhor. Após inúmeras voltas e vários pedidos de informação, consegui chegar ao Rebouças. Mas, como todos sabem, Ipanema no carnaval não é um bairro, é um imenso bloco, permanentemente em atividade. Ruas são fechadas a bel prazer, foliões caminham pelo meio do asfalto, carros ignoram pedestres, pedestres ignoram carros. E assim, mais de doze horas depois de sair de casa para trabalhar, cheguei enfim à garagem - apenas para ouvir o pancadão servir de trilha sonora do que deveria ser uma noite de descanso.

Um comentário:

  1. Não é possível que não haja uma solução para o problema dos blocos em Ipanema. A cada ano, apesar das promessas, a coisa piora. A chegada do Metrô só serviu para acrescentar ao bairro milhares de pessoas que saem de suas casas para perturbar a paz dos que aqui moram.
    Não basta termos que aturar a baderna generalizada durante os "quatro dias de folia", a confusão se antecipa e se prorroga, deixando os moradores reféns por 3 semanas!
    A cidade inteira se livra do carnaval na quarta-feira de cinzas e nós ainda teremos que aguentar mais blocos, bebedeiras, gritarias, palavrões, cheiro de urina, brigas, vandalismo, ruas fechadas e tudo o mais durante o próximo final de semana.
    Será que não conseguiríamos, junto às associações de bairro, começar um trabalho de pesquisa com os moradores e mostrar às "autoridades competentes" que nós não estamos aguentando mais esta situação caótica?
    Quem sabe nos contemplam com uma "Bolsa Carnaval" que permitiria aos contribuintes do IPTU mais caro da cidade passar 20 dias num lugar onde pudéssemos exercer o direito constitucional de ir e vir?

    ResponderExcluir