INCENTIVO





Ciclistas e prefeitura fazem campanha pelo uso da bicicleta no Rio
Um dos objetivos da ação é reduzir a emissão de gases poluentes.Ciclistas receberam dicas para ter uma vida mais saudável.
Tássia Thum Do G1, no Rio



O ciclista Cristiano e um amigo apoiam o uso da bicicleta como um meio de transporte alternativo (Foto: Tássia Thum/G1)
Agentes da Prefeitura do Rio e ciclistas se reuniram neste domingo (31) na Praia de Ipanema, na Zona Sul, para divulgar a campanha “Rio capital da bicicleta”. O programa tem como objetivo conscientizar a população a usar mais a bicicleta como um meio de transporte alternativo e diminuir as emissões de gases poluentes. Com a campanha, a Prefeitura pretende reduzir em 8% as emissões dos gases do efeito estufa até o final de 2012. O Rio é o estado que tem a maior rede ciclovias do país. De acordo com o Secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, são 150 Km de ciclovias na cidade. “Temos a maior malha cicloviária do país, 150 Km, e pretendemos duplicá-la. Trata-se de veículo mão poluente e pedalar é um ótimo exercício para qualquer pessoa”, disse o secretário.

Empresas com banheiros e chuveiros


A engenheira de segurança do trabalho, Cynthia Mossé, costuma pedalar até 30 quilômetros nos finais de semana, mas confessa que não usa a bicicleta para trabalhar. Ela alega que a falta de locais para estacionar a bicicleta com segurança no Centro do Rio e o fato de poucas empresas terem banheiro com chuveiro, complicam o uso do veículo como um meio de transporte alternativo.

“Infelizmente é complicado usar a bicicleta para trabalhar, ainda mais no Centro do Rio. Acho que o município deveria fazer uma lei que obrigasse as empresas a construir banheiros com chuveiros, estacionamentos para bicicletas e academias, para contribuir para o bem estar dos funcionários”, enfatizou Cynthia.


Dicas para ciclistas


O ciclista Cristiano e um amigo estrangeiro aproveitaram a campanha para receber dicas de alimentação saudável e orientações para a prática do esporte. “Aproveitamos esse encontro aqui na praia para orientar os ciclistas a ter uma boa relação com os pedestres, conscientizar para o uso das ciclovias, para evitar atropelamentos”, sintetizou Danielle Simas, diretora de educação ambiental da prefeitura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário